Quando não usar o pronome se?

Perguntado por: Manuel Fonseca  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (55 avaliações)

Segundo o padrão de nossa língua escrita, nunca se inicia frase com os pronomes pessoais: me, te, se, lhe(s), o(s), a(s), nos e vos. A frase deve ser começada pelo verbo, com o pronome em ênclise (depois do verbo):

Quando se usa o pronome se?

O pronome se será reflexivo, quando o sujeito praticar a ação sobre si mesmo; será reflexivo recíproco, quando um elemento praticar a ação sobre outro, e o outro praticar a ação sobre o "um". Geralmente o pronome se complementa verbo transitivo direto; raramente, verbo transitivo indireto.

Quando não usar a partícula se?

Apresenta-se na formação da voz passiva sintética, com verbos transitivos diretos ou transitivos diretos e indiretos; com verbos transitivos indiretos, intransitivos ou de ligação, não há possibilidade de caracterizar a partícula apassivadora.

Quando o se não é pronome?

Também chamado de Índice de indeterminação do sujeito, é utilizado em frases cujo sujeito é indeterminado, e por muitos gramáticos não é considerado um pronome. Exemplos: Precisa-se de vendedor. Vive-se um dia de cada vez.

O que puxa o pronome se?

A partícula “que”, como já se disse, é um fator de atração do pronome átono. Há, entretanto, uma situação em que prevalece a ênclise (pronome depois do verbo) mesmo na presença do “que”. É o caso das interrogações com verbo no infinitivo impessoal (não flexionado). Assim: “Que dizer-lhe depois de tudo aquilo?”.

Uso do “se”. Professor Noslen explica!

22 questões relacionadas encontradas

Quando usar Refere-se ou se refere?

Na frase: “Ele relata que a palavra coração, em sua poesia, também se refere à sua namorada“, o correto é “se refere” ou “refere-se”? Próclise é a colocação dos pronomes oblíquos átonos me, te, se, o, a, os, as, lhe, lhes, nos, vos antes do verbo. Ênclise é a colocação deles depois do verbo.

Qual palavra usar no lugar de Refere-se?

1 relaciona-se, concerne, toca, respeita, é, interessa, importa, pertence, ocupa-se, afeta, tange, estende-se, compete, entende.

Qual palavra substitui refere?

1 menciona, diz, declara, alega, expõe, cita, alude. Relata: 2 relata, conta, narra, descreve, explana, especifica, historia.

Quando atrai o pronome se?

1) Quando o verbo estiver precedido de palavras que atraem o pronome para antes do verbo. São elas: a) Palavras de sentido negativo: não, nunca, ninguém, jamais, etc. Ex.: Não se esqueça de mim.

O que puxa o se para antes do verbo?

Os pronomes são os átonos me, te, se, o, a, os, as, lhe, lhes, nos, vos. Eles sempre estão vinculados a um verbo e, de acordo com a posição, recebem a seguinte classificação: Próclise (antes do verbo): A pessoa não se feriu.

Que se torna ou que Torna-se?

Torna-se é a forma do verbo tornar conjugado na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo com conjugação pronominal. Ela torna-se uma fera quando o vê. Entender o que ele quer torna-se cada vez mais difícil.

Como se classifica o verbo se?

Os verbos são classificados em: regulares, irregulares, defectivos, abundantes e anômalos. - Regulares: são aqueles em que o radical permanece o mesmo em toda conjugação.

Quando o se é conjunção?

– Se será conjunção condicional quando iniciar uma oração subordinada adverbial condicional, em que se expressa uma hipótese ou condição necessária para que se realize ou não a ação principal. Eis exemplos de conjunções e locuções conjuntivas condicionais: se, caso, desde que, etc.

Quando é palavra atrativa?

PALAVRAS ATRATIVAS

Palavras existem que, dentro da frase, têm poder de atração sobre os pronomes pessoais oblíquos átonos (o, a, os, as; me, te, se, nos, vos; lhe, lhes). É o que se chama de caso de próclise. A seguir, vamos expor as principais palavras atrativas de nossa língua.

Quando ocorre a próclise?

A ênclise pode ser considerada a colocação básica do pronome, pois obedece à sequência verbo-complemento. Assim, o pronome surge depois do verbo. Emprega-se geralmente: a) Nos períodos iniciados por verbos (desde que não estejam no tempo futuro), pois, na língua culta, não se abre frase com pronome oblíquo.

Quando ocorre a mesóclise?

A mesóclise deve ser usada em duas situações: Orações em que o verbo esteja no futuro do presente. Exemplo: Ouvir-te-ei sempre que quiseres. Orações em que o verbo esteja no futuro do pretérito.

O que é a palavra refere?

1. Narrar, contar. 2. Imputar; fazer derivar de, atribuir.

O que que se refere?

Expressão que estabelece relação com algo que já foi dito e que será explicado com maiores detalhes, assim como "ao que se refere", "no que diz respeito".

Que se refere a algo?

Referente a indica algo que se refere a ou que diz respeito a algo ou alguém, sendo sinônimo de relativo a e respeitante.

Qual a conjugação de ser?

Apresenta diversos radicais distintos: eu era, eu fui, eu serei. Possui conjugações iguais ao verbo ir no pretérito perfeito do indicativo (eu fui), no pretérito mais-que-perfeito do indicativo (eu fora), no pretérito imperfeito do subjuntivo (se eu fosse) e no futuro do subjuntivo (quando eu for).

Como identificar o tipo de verbo?

Os verbos flexionam-se em número, pessoa, modo, tempo, aspecto e voz.
...
Flexão em modo:
  1. Indicativo (indica realidade);
  2. Subjuntivo (indica possibilidade);
  3. Imperativo (indica ordem);
  4. Formas nominais (infinitivo, particípio e gerúndio).

Como identificar o verbo?

O verbo é a palavra que indica ação, movimento, estado ou fenômeno meteorológico. Pode sofrer variações de acordo com suas flexões. O verbo possui as flexões de: modo (indicativo, subjuntivo e imperativo), tempo (presente, pretérito e futuro), número e pessoa (singular e plural) e voz (ativa, passiva e reflexiva).

Quando é um advérbio?

O advérbio quando pode ocorrer com valor circunstancial expressando uma circunstância de tempo, indicando «em que ocasião» (ex.: «Ele decidiu levá-la a passear, mas não disse quando»). Pode ainda ocorrer em frases interrogativas directas ou indirectas (ex.: «Quando é que chegas?»).

Que é qual quando usar?

Determinante interrogativo – usado sempre antes de um nome, podendo referir-se a coisas ou a pessoas: Ex.: «Que peixe compraste no mercado?» «Que médico operou o teu pai?» Qual – interrogativo O interrogativo qual tem um valor selectivo, ou seja, quando se pretende seleccionar, escolher uma entidade de entre várias.

Artigo anterior
Como enviar SMS Claro?
Artigo seguinte
Quanto de dinheiro pode trazer para o Brasil?