Como trabalhar singular e plural 2 ano?

Perguntado por: Manuel Cunha de Amaral  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (45 avaliações)

Os nomes podem estar no singular ou no plural. O nome em singular indica um só elemento. O nome plural indica mais de um elemento. Cachorro.
...
Singular e plural
  1. Nos nomes terminados em r, s, z, acrescenta-se es. ...
  2. Nos nomes terminados em ão trocam o ão por ões, ãos ou ães.

Como trabalhar singular e plural?

Antes de iniciar a sequência sobre o singular e o plural, retome com os alunos o conceito de substantivo: palavras que nomeiam seres, lugares, objetos e sentimentos, entre outros. Depois, pergunte se eles já ouviram falar em singular e plural e peça que contem o que sabem a respeito do tema.

Como explicar plural e singular?

Singular é quando a palavra escrita se refere a um só elemento. Plural é quando a palavra se refere a mais de um elemento.

Como ensinar plural e singular para crianças?

Usamos o singular quando queremos falar de uma única coisa ou pessoa: bola, cachorro, flor, carro. Agora, se temos várias pessoas ou coisas, devemos usar o plural: bolas, cachorros, carros, flores. Quando temos uma vogal no final da palavra (a, e, i, o, u), basta acrescentar um s e o plural está feito. Simples, não?

O que significa EF02LP01?

(EF02LP01) Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.

SINGULAR E PLURAL - 2º Ano Ensino Fundamental - CAROL WALLAUER [Quarentena]

32 questões relacionadas encontradas

Qual é a habilidade EF04LP07?

Habilidade: EF04LP07 - Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre artigo, substantivo e adjetivo (concordância no grupo nominal).

Como trabalhar o plural?

Palavras terminadas em ão que no plural podem passar para ões, ãos ou ães. Exemplos: limão/limões, balão/balões, mão/mãos, irmão/irmãos, pão/pães, capitão/capitães.

Como aprender o plural?

O singular e o plural indicam a flexão em número das palavras. O singular indica apenas um ser. O plural indica dois ou mais seres.
...
Exceção à regra: Quando os substantivos terminados em -s são paroxítonos, a formação do plural fica invariável:
  1. lápis - lápis;
  2. atlas - atlas;
  3. pires - pires;
  4. ônibus - ônibus;
  5. vírus - vírus.

O que é singular e o que é plural?

Enquanto o singular indica um ser (peixe) ou um conjunto (cardume), o plural indica mais do que um ser (peixes). A flexão da maioria das palavras para o plural ocorre por meio do acréscimo da letra (s). Exemplos: bala, balas.

O que é 1 2 e 3 pessoa do singular?

1ª pessoa: eu (singular), nós (plural); 2ª pessoa: tu (singular), vós (plural); 3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural). A 3ª pessoa também engloba tudo o que não é um ser vivo.

O que é singular e exemplos?

Do ponto de vista semântico, na gramática da língua portuguesa o singular é uma flexão verbal para se referir a um só sujeito ou coisa. Exemplo: “Ele tem um carro” ou “Comi uma torta”.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Como colocar uma frase no plural?

Ele tem um chapéu que parece um pires. – Eles têm dois chapéus que parecem dois pires. Por que, quando é ele, o “tem” não tem chapéu e, quando são eles, o “tem” tem chapéu? E ela me dizia que o chapéu (acento circunflexo) que o verbo usava era para mostrar que ele estava no plural.

Quais são os plural?

Palavras terminadas em “s” formam plural de dois modos: monossilábicos ou oxítonos (em “es) e paroxítonos ou proparoxítonos (são invariáveis). Palavras terminadas em “ão” formam plural de três modos: “ões”, “ães” e “ãos”. Palavras terminadas em “x” ficam invariáveis no plural.

Como se faz um plano de aula?

Plano de aula (como fazer, modelo e exemplos)
  1. Reflita sobre o público-alvo. ...
  2. Escolha o tema da aula. ...
  3. Defina o objetivo a ser alcançado. ...
  4. Defina o conteúdo a ser abordado. ...
  5. Decida a duração da aula. ...
  6. Selecione os recursos didáticos. ...
  7. Defina a metodologia a ser utilizada. ...
  8. Escolha como avaliar o aprendizado dos alunos.

Qual é o plural de sol?

Plural: sóis ou soles. Plural: sóis ou soles.

Qual é o plural de arroz?

Pasquale tira a dúvida de um ouvinte sobre o plural da palavra 'arroz'. O professor explica que o correto é 'arrozes', uma vez que, no caso das palavras terminadas em 'z', o plural é formado com o acréscimo da terminação 'es'.

O que é passe para o plural?

Normalmente, o plural é formado acrescentando-se “s” ao singular. Nessa regra se incluem os substantivos terminados em vogal nasal, mudando-se o “m” pelo “n”. Os terminados em “s”, se oxítonos, fazem o plural acrescentando-se “es”; se forem paroxítonos, são invariáveis.

Quando se deve usar o plural?

Plural: Quando o substantivo representa mais de um ser, objeto ou grupo de seres e objetos, dizemos que ele é plural.
  1. Vejamos a flexão de singular para o plural de algumas frases:
  2. Vejamos como ocorrem as diferentes flexões dos substantivos para o plural:
  3. herói – heróis.
  4. irmão – irmãos.
  5. plâncton – plânctons.

Como usar o plural em inglês?

Assim como acontece na língua portuguesa, a formação do plural da maioria dos substantivos em inglês é feita acrescentando-se o s ao final da palavra.

Está no plural?

A forma correta de escrita da palavra é estão. A palavra estam está errada.

Qual é a habilidade EF04LP02?

(EF04LP02) Ler e escrever, corretamente, palavras com sílabas VV e CVV em casos nos quais a combinação VV (ditongo) é reduzida na língua oral (ai, ei, ou) (EF04LP02RS-1) Ler e escrever, corretamente, palavras com sílabas VV e CVV em casos nos quais a combinação VV (ditongo) é reduzida na língua oral (ai, ei, ou), ...

Qual é a habilidade EF04MA03?

A habilidade EF04MA03 consiste em: Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado.

Qual é a habilidade EF35LP14?

A habilidade EF35LP14 consiste em: Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico.

Artigo anterior
Quanto tempo demora para compensação GPS?
Artigo seguinte
O que são as competências individuais?