Como tem sentido de?

Perguntado por: Mara Leticia Araújo Melo Tavares  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (44 avaliações)

Indica comparação; tal qual: ele as ajuda como um religioso. Indica adição: no Brasil como no exterior. Etimologia (origem da palavra como). A palavra como deriva do latim "qumodo", quo modo, com sentido de que modo.

Qual o sentido da conjunção como?

2. Conjunções Causais. Introduzem orações subordinadas que dão ideia de causa: que, porque, como, pois, visto que, já que, uma vez que.

Como com sentido de causa?

1º Se a oração subordinada for introduzida pela conjunção “como”, ou seja, se ela aparecer antes da principal, como nos exemplos I e III, haverá duas possibilidades: ou estabelecerá ideia de causa ou de conformidade (acordo). Então, é preciso analisar o efeito de sentido, ou seja, a ideia estabelecida naquele contexto.

Como no sentido de exemplo?

Exemplo: Como você cresceu! Exemplo: Como filho de Deus, eu tenho o dever de amá-lo. Quando está introduzindo uma explicação ou exemplificação e tem o sentido de: a saber, assim como, isto é. Exemplo: Algumas pessoas tem dons muito especiais, como o médico, a enfermeira, o bombeiro, etc.

Como expressa ideia de?

h) Comparativas: introduzem uma oração que expressa ideia de comparação com referência à oração principal. São elas: como, assim como, tal como, como se, (tão)... como, tanto como, tanto quanto, do que, quanto, tal, qual, tal qual, que nem, que (combinado com menos ou mais), etc.

"Minha Vida Tem Sentido" Pe. Zezinho

31 questões relacionadas encontradas

Para que tem ideia de?

h) Finais (ideia de finalidade): a fim de que, para que, que, porque. i) Proporcionais (ideia de proporção): à proporção que, ao passo que, à medida que, quanto mais, quanto menos. j) Temporais (ideia de tempo): antes que, quando, desde que, logo que, assim que, enquanto, depois que.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Como no sentido de exemplo sinônimo?

10 sinônimos de tendo como exemplo para 1 sentido da expressão tendo como exemplo: Indica um exemplo de uma afirmação anterior: 1 por exemplo, como, tal como, a título de exemplo, citando caso análogo, citando caso parecido, exempli gratia, verbi gratia, exemplificando, exemplificativamente.

Como por exemplo é certo?

Por exemplo: É a forma correta. Exemplo: O Natal, por exemplo, é um dos melhores feriados do ano. Como por exemplo: É redundante, pois a palavra "como" já dá a intenção de exemplo.

Como por exemplo onde colocar vírgula?

Quanto à sequência «como por exemplo» não há um critério rígido: 4) «Tenho vários passatempos(,) como por exemplo fazer paciências e ver televisão.» 5) «Tenho vários passatempos(,) como, por exemplo, fazer paciências e ver televisão.» Nas frases 4 e 5, a vírgula que precede como não é obrigatória.

Como conjunção de causa?

Conjunções Causais

São aquelas que indicam uma oração subordinada que denota causa: Porque, pois, porquanto, como (no sentido de porque), pois que, por isso que, á que, uma vez que, visto que, visto como, que. Exemplos: A casa incendiou porque esqueceram o gás ligado.

Como ou como que?

Recomenda-se «como que escrito». Usa-se «como se» seguido de oração com o verbo no conjuntivo («como se estivesse escrito»). Depois de «como que», ocorre uma oração com o verbo no modo indicativo ou um predicativo do sujeito realizado por um adjetivo ou uma expressão nominal: 1.

O que pode substituir Como?

1 de que modo, de que maneira, de que forma, de que jeito. Exemplo: Como você quer que a limpeza seja feita? Na indicação de modo: 2 da maneira que, do modo que, do jeito que, da forma que.

Qual é a classe gramatical da palavra como?

Preposição. As preposições têm como função estabelecer relações de sentido entre os termos de uma oração. São exemplos dessa classe gramatical: “a”, “após”, “como”, “acima de” e inúmeras outras.

Que como conjunção subordinativa?

Como o nome já sugere, são as conjunções subordinativas que expressam a ideia de tempo: quando, depois que, desde que, logo que, assim que, sempre que, antes/depois que, até que, cada vez que, todas as vezes que, etc.

Como exemplo ou a exemplo?

A expressão está correta e vem registada como subentrada de exemplo no Dicionário Houaiss: «a exemplo de: conforme o exemplo dado por». Também o dicionário da Academia das Ciências de Lisboa regista «a exemplo de» como locução prepositiva e com o significado de «imitando, tomando como modelo, seguindo os passos de».

Como por exemplo sinônimo?

1 a título de exemplo, tendo como exemplo, como, tal como, exemplificando, exemplificativamente, citando caso análogo, citando caso parecido, exempli gratia, verbi gratia.

Como colocar um exemplo no texto?

Muito utilizados na redação para dar credibilidade aos seus argumentos, os exemplos podem ser inseridos em seu texto através de conectivos que apresentam essa ideia, como:
  1. exemplificando;
  2. por exemplo;
  3. isto é;
  4. tal como;
  5. em outras palavras.

O que é sinônimo de exemplos?

Enquanto sinônimos são palavras com o mesmo sentido (ou pelo menos muito parecidos), um antônimo é uma palavra que tem o sentido contrário de uma palavra. Por exemplo: bonito e feio, perto e longe, permitido e proibido, velho e novo, fiel e infiel, paciente e impaciente, etc.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Qual é a diferença de porque é por quê?

No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.

Como usar o de modo que?

«De modo que» é uma locução que significa «de forma que», «de sorte que», «de maneira que»; «assim», «pois», «nessa conformidade». Exemplos: (1) «Ele falou em voz alta, de modo que fosse ouvido por todos.» (2) «O Francisco não veio, de modo que tive de pôr pernas a caminho para resolver a situação.»

Em que pronome relativo?

O pronome relativo que é o de mais largo emprego, chamado de relativo universal, pode ser empregado com referência a pessoas ou coisas, no singular ou no plural. Não conheço o rapaz que saiu. Gostei muito do vestido que comprei. Eis os ingredientes de que necessitamos.

Quando dá ideia de tempo?

Dá ideia de tempo e período dos verbos a que se referem. São palavras como “ontem”, “hoje”, “amanhã”, “antes”, “depois”, “cedo”, “tarde”, “sempre”, “nunca”, entre outras. Eu te encontro amanhã. Nunca vi esse filme.

Artigo anterior
O que é Direito democrático?
Artigo seguinte
O que é um reply no Twitter?