Qual foi a peste do Egito?

Perguntado por: Xavier Marcos Ferreira Brito Amorim  |  Última atualização: 11. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (20 avaliações)

A Peste de Atenas, a Praga de Atenas ou a Peste do Egito foi uma epidemia que ocorreu pela primeira vez em 430 a.C. em Atenas, Grécia, durante o segundo ano da Guerra do Peloponeso. O primeiro registro encontrado na modernidade foi de Tucídides no seu "livro" História da Guerra do Peloponeso.

Qual foi a peste de Atenas?

A peste de Atenas é como ficou conhecida a epidemia que atingiu a cidade de Atenas entre 430 a.C. e 427 a.C., causando grande mortalidade entre a população local. Os relatos contam os sintomas e a agonia dos que adoeciam e falam do desespero da população perante o caos que se instalou.

Quantas pessoas a peste de Atenas matou?

A peste de Atenas durou três anos e deixou um grande estrago na cidade grega. Especula-se que, pelo menos, 1/3 da população ateniense tenha morrido, algo em torno de 70 mil pessoas. Entre os mortos estava Péricles, um dos governantes atenienses mais conhecidos da história.

Quando foi a peste negra Quantos morreram?

A peste negra foi uma pandemia que se estendeu de 1347 a 1353 e causou a morte de 50 milhões de pessoas na Europa.

Qual foi o ano que surgiu a primeira pandemia?

Gripe Russa

Já em 1580, existem relatos da primeira pandemia de gripe, que se espalhou por Ásia, Europa, África e América. Séculos depois, em 1889, a Gripe Russa foi a primeira a ser documentada com detalhes, com proliferação inicial de duas semanas sobre o Império Russo e chegando até o Rio de Janeiro.

AS 10 PRAGAS DO EGITO - A VERDADE QUE POUCOS CONHECEM

15 questões relacionadas encontradas

Qual foi a primeira pandemia do Brasil?

A primeira epidemia que atingiu o Brasil foi a de febre amarela, com um grande surto no Rio de Janeiro em 1850. Em 1889, grande parte da zona cafeicultora paulista também foi afetada pela doença, que, além da febre e da pele amarela, causa calafrios, dores musculares e pode levar à morte.

Quando surgiu o coronavírus pela primeira vez?

Já o novo coronavírus foi inicialmente observado em dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, China. Os doentes tinham em comum o contato prévio com o mercado de Wuhan, conhecido por vender alimentos da cultura local, como animais considerados exóticos para ocidentais.

Qual a pior pandemia mundial?

Gripe Espanhola (1918-1920) - A "gripe espanhola" foi uma pandemia do vírus influenza (H1N1) que, entre janeiro de 1918 e dezembro de 1920, infectou 500 milhões de pessoas, cerca de um quarto da população mundial na época.

Qual foi a cura para a peste negra?

Qual era a cura da peste negra? Para curar da peste negra, não havia muito que fazer, a não ser isolar o doente. Mesmo assim, o contágio atingiu e matou os habitantes de aldeias inteiras, esvaziou mosteiros e assustou populações.

Qual foi a doença que mais matou pessoas no mundo?

O ebola é uma doença com grande taxa de letalidade: 90% das pessoas que contraem o vírus morrem. Além do alto número de mortes, o vírus deixa sequelas como problemas de saúde mental, oftalmológicos, neurológicos e nas juntas.

Quantas pessoas a varíola matou?

Dentre elas, a varíola era uma das mais letais, pois não tinha tratamento. Ela chegou a matar cerca de 300 milhões de pessoas somente no século 20.

Quantas pessoas a gripe espanhola matou no mundo?

Estima-se que o número de mortos esteja entre 17 milhões e 50 milhões, e possivelmente até 100 milhões, tornando-a uma das epidemias mais mortais da história da humanidade. A gripe espanhola foi a primeira de duas pandemias causadas pelo influenzavirus H1N1, sendo a segunda ocorrida em 2009.

Qual é o motivo da peste na iliada?

A peste era um castigo de Apolo, pois Criseida, filha de um sacerdote desse deus, fora tomada como cativa de guerra por Agamêmnon, comandante dos gregos, que a mantinha nessa condição e se recursava a devolvê-la mesmo depois de o pai dela, Crises, oferecer-lhe esplêndidos presentes como resgate.

O que é Typhus?

Tifo é um grupo de doenças infetocontagiosas que inclui o tifo epidémico, tifo scrub e tifo murino. Os sintomas mais comuns são febre, dores de cabeça e exantema. Geralmente os sintomas têm início uma a duas semanas após a infeção.

Como era a peste negra?

A peste era chamada de negra porque ela causava manchas negras na pele das pessoas, fruto das infecções provocadas pelo bacilo. Essa peste também ficou conhecida como bubônica por provocar bubões ou bubos, isto é, inchaços infecciosos no sistema linfático, sobretudo nas regiões das axilas, virilha e pescoço.

Quem descobriu a cura da peste negra?

A partir de 1895 até 1897, Yersin aprofundou seus estudos sobre a peste bubónica. Em 1895 regressou ao Instituto Pasteur em Paris e com Émile Roux, Albert Calmette e Armand Borrel, preparou o primeiro soro anti-peste.

Quando teve a peste negra no Brasil?

No dia 18 de outubro de 1899, foram registrados oficialmente os primeiros casos de peste bubônica no Brasil em Santos (SP).

Qual foi a última cidade onde a peste negra chegou?

A última grande epidemia da Europa Ocidental ocorreu em 1720 em Marselha.

Qual é a doença que não tem cura?

A seguir você pode conferir uma lista com cinco patologias sinistras que, apesar dos esforços de milhares de cientistas, continuam sem tratamento após o contágio:
  1. 1 – Creutzfeldt-Jakob. ...
  2. 2 – Lúpus eritematoso. ...
  3. 3 – Raiva. ...
  4. 4 – Ebola. ...
  5. 5 – Poliomielite. ...
  6. 6 doenças horríveis transmitidas por água e alimentos.

Porque o coronavírus é mutante?

A variante, batizada de linhagem B. 1.1.7, carrega 17 mutações em diferentes pontos do código genético do vírus, alguns relacionados à velocidade de transmissão da Covid-19.

Quanto tempo demora pra acabar uma pandemia?

Ainda não é possível prever quando a pandemia do novo coronavírus irá acabar. Embora já existam vacinas, não se sabe quanto tempo dura a imunidade que elas oferecem e até mesmo se as novas variantes do vírus serão resistentes aos imunizantes já desenvolvidos.

Qual a origem desse novo coronavírus?

Atualizado em 07/06/2021: Pesquisadores chineses identificaram que o novo vírus é originário de morcegos, assim como a maioria dos outros coronavírus. Sabe-se atualmente que houve o fenômeno de “transbordamento zoonótico”, quando um coronavírus que acomete animais sofre mutação e passa a infectar humanos.

Artigo anterior
O que problemas na ATM pode causar?
Artigo seguinte
O que tira a azia?