Como se referir a autoridade militar?

Perguntado por: Raquel Melissa Cruz Alves  |  Última atualização: 22. Juni 2025
Pontuação: 4.5/5 (71 avaliações)

Ex: "Senhor general, o comandante do Exército chegará às dez horas". Nas relações correntes de serviço, admite-se tratar os oficiais-generais de "senhor".

Como se referir a uma autoridade?

Excelentíssimo Senhor Fulano de Tal Ministro...

Como se dirigir a um oficial militar?

Art 8º Para falar a um superior, o militar emprega sempre o tratamento “Senhor” ou “Senhora”. § 1º Para falar, formalmente, a um oficial-general, o tratamento é “Vossa Excelência”, “Senhor Almirante”, “Senhor General” ou “Senhor Brigadeiro”, conforme o caso.

Como deve se referir a um policial militar?

Como devo me dirigir a um Policial Militar? Com relação ao uso do pronome de tratamento “Vossa Excelência”, segundo o Manual da Presidência da República, deverá ser usado para oficiais generais. O comandante geral da polícia militar é coronel, ou seja, não é oficial general, sendo utilizado “Vossa Senhoria” mesmo.

Qual pronome de tratamento para policial militar?

no corpo de uma comunicação oficial, usa-se “Vossa Excelência” para se referir ao Oficial-General das Forças Armadas e também aos demais postos militares. a concordância entre os pronomes de tratamento e os pronomes possessivos é feita em segunda pessoa.

Direito Penal Militar - Crimes Contra a Autoridade ou Disciplina - Parte 01

22 questões relacionadas encontradas

Como se referir a comandante da PM?

Senhora Comandante ou Senhor Comandante, Senhora Secretária ou Senhor Secretário, 2.

Como se dirigir a uma autoridade policial?

ILUSTRÍSSIMO SENHOR DELEGADO DE POLÍCIA (DISTRITO, BAIRRO, CIDADE e ESTADO)

Como saudar um policial?

237 o almejado direito ao tratamento protocolar comum ao das demais carreiras jurídicas, isto é, "Vossa Excelência, Excelentíssimo Senhor", e suas variações, que ao longo dos anos, seja por falta de cortesia ou mesmo por preconceito ou discriminação, não era usado em correspondências oficiais dirigidas aos nossos pares ...

É lei chamar o policial de senhor?

Não há obrigação legal para tal tratamento, mas a educação, o respeito e o bom senso gritam aos meus ouvidos que essa é a melhor conduta a ser adotada pelo abordado.

Como se dirigir a um sargento?

sargento-ajudante = Sarg. -aj. te,Sarg. -ajte.

Como é chamado um militar?

Soldado – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Como chamar coronel?

2) É importante saber alguns cargos e respectivos pronomes de tratamento: arcebispo (Vossa Excelência); bispo (Vossa Excelência); cardeal (Vossa Eminência); comandante geral da Polícia Militar (Vossa Excelência); cônsul (Vossa Senhoria); coronel (Vossa Senhoria); deputado (Vossa Excelência); desembargador (Vossa ...

Quando se usa Excelentíssimo Senhor?

O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo, por exemplo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República. É usado o pronome Vossa Magnificência para as comunicações endereçadas a reitores de universidade. O vocativo é Magnífico Reitor.

É obrigatório chamar juiz de excelência?

É obrigatório chamar um juiz de Vossa Excelência? Não.

Quando usar meritíssimo?

É um adjetivo que significa "de grande mérito" e, se for usado, deve estar acompanhando de um substantivo: "meritíssimo juiz". A publicação lembra que não há qualquer problema com o uso da expressão "senhor juiz". A não obrigatoriedade de uso de pronomes também vale para agentes da administração pública federal.

Para que é usado Vossa Excelência?

Vossa Excelência: é usado para altas autoridades, como presidente, vice-presidente, ministros, senadores, deputados, prefeitos, juízes, promotores e delegados (quanto aos vereadores, geralmente se refere a eles como Vossa Senhoria).

Quem o policial não pode abordar?

Ou seja, a polícia não pode justificar uma abordagem de maneira genérica ou motivá-la com base na raça, sexo, orientação sexual, cor da pele ou aparência física de uma pessoa.

É crime falar que é policial sem ser?

O artigo 307 define como crime o ato de atribuir-se ou a terceiro falsa identidade para obter vantagem ou causar dano a alguém, e prevê pena de detenção de 3 meses a um ano e multa.

Sou obrigado a responder abordagem policial?

O primeiro e mais fundamental direito que você tem quando abordado pela polícia é o direito ao silêncio. Isso não significa que você pode ignorar completamente os policiais, mas significa que você não precisa responder a perguntas que possam incriminá-lo.

Como saudar um militar?

Recomenda-se dizer "bom dia, senhor" ou algo do gênero ao se saudar um superior. Preste a continência e, a seguir, cumprimente o soldado mantendo-a em forma. Caso deseje informar o oficial de algo, identifique-se e afirme a sua intenção. Por exemplo: "Senhor, soldado Souza se apresentando".

Qual é o juramento de um policial?

“Alistando-me soldado na Polícia Militar do Estado, prometo regular minha conduta pelos preceitos da moral, respeitar os meus superiores hierárquicos, tratar com afeto os meus companheiros de armas e com bondade aos que venham a ser meus subordinados; cumprir rigorosamente as ordens das autoridades competentes e ...

Qual a diferença entre Excelentíssimo ou ilustríssimo?

2) Ora, os pronomes de tratamento são maneiras formais e cerimoniosas para tratar pessoas. Exs.: a) "Excelentíssimo Juiz: a testemunha não praticou o ato de que é acusada"; b) "Ilustríssimo Senhor Supervisor desse Órgão Ambiental: requeiro a possibilidade de intervir no procedimento administrativo".

Quem é a autoridade policial?

Conceito de autoridade policial no direito administrativo

policial' serve para designar os agentes públicos, encarregados do policiamento, seja preventivo, seja repressivo.

Qual a maior autoridade policial?

Como titular da pasta, o secretário da Segurança Pública é a mais alta autoridade policial na escala hierárquica, estando subordinados a ele as polícias Civil, Militar e Técnico-Científica.

Quem pode ser chamado de Vossa Excelência?

ª):utilizado para as autoridades em geral em tratamentos cerimoniosos. Vossa Excelência (V. Ex. ª):destinado às altas autoridades do Estado (Judiciário, Legislativo e Executivo) e alguns militares (oficiais generais, por exemplo).

Artigo anterior
O que aconteceu com a sociedade com a Revolução Industrial?
Artigo seguinte
Quais são os riscos da empresa associados às decisões financeiras?