O que é exoneração de pensão alimentícia?
Perguntado por: Gustavo Jaime Maia de Esteves | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.4/5 (33 avaliações)
Entende-se por ação de exoneração de pensão alimentícia a medida processual que visa liberar o ônus do alimentante de prestar alimentos. Ela tem o fim exclusivo de cessar o pagamento dos alimentos devidos por lei.
Como funciona a exoneração de pensão alimentícia?
É necessário ingressar com um processo chamado "Exoneração de Alimentos". Ele será utilizado para que demonstre ao judiciário que o alimentante não mais precisa pagar pensão e que o alimentado possui condições de seguir sua vida normalmente, trabalhando e consequentemente, arcando com seus custos.
Quando posso pedir a exoneração da pensão alimentícia?
O Superior Tribunal de Justiça já decidiu que quando o menor completa 18 anos, a obrigação de pagar pensão não acaba de forma automática. O pai/mãe deve ingressar necessariamente com uma ação de exoneração de pensão alimentícia, para que o juiz decida se é ou não o caso dessa exoneração.
Qual é o valor da causa da ação de exoneração de alimentos?
Ora, o valor da causa da ação de exoneração de alimentos corresponde a soma de 12 (doze) prestações mensais que se pretende exonerar, conforme entendimento jurisprudencial abaixo transcrito: "AGRAVO DE INSTRUMENTO.
Qual o valor da causa na ação de revisão de alimentos?
Qual o valor da causa na ação de alimentos? O valor da causa será o valor do proveito econômico multiplicado por 12 (valor anual). Assim, desconta-se o valor pretendido do valor da pensão já paga para calcular o valor da causa e multiplica-se o valor restante por 12.
Como conseguir a "exoneração" da pensão alimentícia?
Qual é o valor da causa?
O valor da causa é o potencial benefício econômico que poderá ser percebido pelas partes que demandam a prestação jurisdicional. É um requisito da petição inicial e tem parâmetros legais que devem ser seguidos para orientar todos os atores jurídicos.
Quanto tempo leva para ser exonerado?
Conforme previsto na LC 263/80, o servidor público pede a exoneração, deverá aguardar, em serviço, pelo prazo de 15 dias para que a tenha efetivamente concedida. Mas este prazo pode ser dispensado se não houver prejuízo ao serviço público. Diferentemente ocorre com a exoneração de cargo em comissão.
Quais os documentos necessários para exoneração de pensão alimentícia?
- Certidão de nascimento dos filhos ou casamento atualizada (90 dias de emissão)
- Documento que comprove a modificação da situação financeira das partes.
- Endereço completo da pessoa que recebe os alimentos.
- Sentença que determinou os alimentos.
- Relação de 3 testemunhas.
- Endereço da parte contrária.
Em quais casos não é possível a exoneração de alimentos do filho maior?
É de direito o percebimento de alimentos por filhos maiores de seus genitores, não podendo a exoneração ocorrer automaticamente quando o filho completa 18 anos dependendo de decisão judicial sendo garantido o direito do filho de se manifestar sobre a possibilidade de prover ou não o próprio sustento.
O que diz a Súmula 358 do STJ?
Sobre esse tema, a Súmula 358 do STJ dispõe que “o cancelamento de pensão alimentícia de filho que atingiu a maioridade está sujeito à decisão judicial, mediante contraditório, ainda que nos próprios autos”.
Quando o filho perde o direito à pensão alimentícia?
Após a maioridade, há o dever de prestar assistência. Regina Beatriz indica que a jurisprudência consolidada define que a obrigação de pagamento da pensão se encerra quando o filho tem condições de auto-sustento; com o término da faculdade; quando o filho completa 24 anos; ou ao se casar – o que ocorrer primeiro.
Como tirar pensão de filho maior de idade?
- Certidão de nascimento que prove a condição da criança como filho;
- Comprovante de residência;
- CPF e RG de quem esteja solicitando o benefício;
- Demonstrativo de rendimentos do responsável pelo pagamento.
Quais são os documentos?
- Certidão de nascimento. ...
- RG (Registro Geral) ...
- CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) ...
- Título de eleitor. ...
- CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ...
- Carteira de trabalho (CTPS) ...
- Certificado de serviço militar (CAM)
Qual o valor da pensão alimentícia para 1 filho 2021?
Normalmente, quando o pai trabalha de carteira assinada, é definido um percentual de 30% do salário líquido, ou, no pior dos casos, quando o pai está desempregado, a maioria dos juízes define pelo menos em meio salário-mínimo, que dá, em 2021, o valor de R$ 550,00, caso a pensão seja apenas para um filho.
O que é preciso para colocar o pai na justiça?
- Comprovante de residência do(a) requerente;
- Certidão de casamento ou nascimento do(a) requerente;
- CPF e RG do(a) requerente;
- Registro de nascimento do(s) filho(s) (apenas com o nome da mãe);
- Nome, endereço, profissão, estado civil CPF e RG do investigado;
Quem pode ser exonerado?
Os casos mais conhecidos são relacionados à corrupção ativa, corrupção passiva e, ainda, à corrupção ativa em conjunto à passiva. Veja aqui mais detalhes. Com essas práticas, o funcionário também será demitido da administração pública.
Como ser exonerada?
- quando não há interesse da Administração em manter aquele servidor;
- por falta de limite orçamentário;
- quando após o estágio probatório o servidor não é considerado habilitado para a função; e.
- quando o servidor empossado em cargo público não entra em exercício no prazo estabelecido.
Quem é exonerado pode voltar ao cargo?
A reintegração ao cargo público é o retorno do servidor estável, demitido ilegalmente. Ou seja, você pode voltar às funções que exercia. Nesse caso, o ato que causou a sua demissão deve ser invalidado por sentença judicial ou decisão administrativa.
Como fazer o cálculo do valor da causa?
Não havendo impugnação, presume-se aceito o valor atribuído à causa na petição inicial. O valor da causa, então, nada mais é do que a soma das parcelas vencidas e vincendas (CPC, art. 260), quando estas últimas existirem.
O que é o valor da causa no processo?
Em suma, podemos “definir” então o valor da causa como o provável proveito financeiro/econômico decorrente daquela demanda jurídica, servindo como referencial também para determinar competência, cálculo das custas judiciais e honorários advocatícios.
Como se atribui o valor da causa?
A regra para atribuição do valor da causa encontra-se no artigo 259 do CPC. Na ação de cobrança de dívida, a soma do principal, da pena e dos juros vencidos até a propositura da ação será o valor da causa. Já quando há cumulação de pedidos, a quantia correspondente à soma dos valores de todos eles.
Quais os documentos pessoais mais importantes?
...
- Certidão de nascimento. ...
- RG. ...
- CPF. ...
- Título de eleitor. ...
- Carteira de trabalho. ...
- Certidão de casamento. ...
- CNH.
Quais são os tipos de documentos oficiais?
Os tipos de documentos oficiais são: Apostila, Ata, Atestado, Carta, Certidão, Circular, Contrato, Convênio, Decisão, Declaração, Despacho, Determinação de Serviço, Edital, E-mail, Fax, Guia de Encaminhamento de Correspondência Postal, Guia de Remessa de documentos ou Processos, Informação.
Quais documentos pessoais?
- Cópia da carteira de identidade.
- Cópia da certidão de nascimento ou da certidão de casamento. ...
- Cópia do CPF.
- Cópia do título de eleitor.
- Comprovante de votação da última eleição.
- Cópia do PIS/Pasep.
- Cópia da carteira de identidade do cônjuge ou companheiro(a), se houver.
Como parar de pagar pensão depois dos 18?
Desse modo, o progenitor que deseja cessar com o pagamento dessa obrigação deverá ingressar no Judiciário com um processo de Exoneração de Alimentos. Nessa ocasião, deverá ser demonstrada a desnecessidade de continuidade da pensão, por conta da capacidade do filho em arcar com seus próprios custos.
O que é posicionamento do paciente?
Qual valor do BPC em 2021?