Como se faz o gás cloro?

Perguntado por: Rui Fábio de Abreu  |  Última atualização: 24. Mai 2025
Pontuação: 4.3/5 (32 avaliações)

O gás cloro não é encontrado na natureza, mas sim produzido industrialmente. "Ele é sintetizado via eletrólise do cloreto de sódio. Ou seja, uma corrente elétrica passa por uma solução com alta concentração de sal e um dos resultados é o gás cloro", explica o professor de química do Curso Anglo, Rodrigo Machado.

Como é feito o gás cloro?

Processo de Fabricação: Planta de Cubatão

O cloro é produzido pela passagem de corrente elétrica através de uma solução de salmoura tratada (sal comum dissolvido em água). Este processo é chamado de eletrólise. Os outros produtos gerados são a soda cáustica (hidróxido de sódio ou NaOH) e o hidrogênio (H2).

O que o gás cloro pode causar?

Efeitos adversos à saúde humana

A breve inalação do cloro pode causar lesões brônquicas, a permanência prolongada em áreas contaminadas ocasionar edema pulmonar agudo, o qual fatalmente sucederá a morte. OLHOS: O cloro em contato com os olhos pode causar graves irritações e queimaduras.

Como se obtém o cloro?

Cerca de 95% do cloro obtido é produzido pelo processo cloro-álcali. Esse processo consiste na eletrólise aquosa do NaCl, cloreto de sódio. Outro produto importante desse processo é o hidróxido de sódio, NaOH.

Qual é a fórmula do gás cloro?

O gás cloro (Cl2) possui coloração amarelo-esverdeada e odor característico. É um gás sufocante que causa irritação ao trato respiratório e tecido ocular.

COMO FAZER GÁS CLORO COM DOIS MATERIAIS DE LIMPEZA DA SUA CASA!

42 questões relacionadas encontradas

Para que serve o gás cloro?

Indicado para o tratamento em estações e também em indústrias de alimentos e bebidas, o gás cloro possui elevado poder biocida e oxidante, o que o torna capaz de penetrar nas membranas celulares, remover biofilmes e inativar os micro-organismos.

Quem inventou o gás de cloro?

O cloro em sua forma pura foi descoberto em 1774 por Carl Wilhelm Scheele, um químico de ascendência alemã e sueca. Foi produzido em uma reação de óxido de manganês (IV) com ácido clorídrico.

Quando foi criado o gás cloro?

O composto mais comum de cloro, cloreto de sódio (sal comum), é conhecida desde os tempos antigos. Por volta de 1630, o gás de cloro foi primeiramente sintetizado em uma reação química, mas descartada como uma substância fundamentalmente importante.

O que contém cloro?

As principais fontes de cloro são: sal de cozinha, frutos do mar, leite, carnes, ovos. Ação tóxica do Cloro: À temperatura e pressão ambientes, o cloro é um gás de cheiro acre e penetrante, que se aspirado em grandes quantidades pode causar asfixia e morte.

Quem produz cloro no Brasil?

A Unipar é líder na produção de cloro e soda e a segunda maior produtora de PVC da América do Sul.

Onde foi usado o gás cloro?

O gás de cloro foi usado pela primeira vez na 2ª Batalha de Ypres em 1915, durante a Primeira Guerra Mundial, e foi altamente eficiente. A substância foi substituída pelo gás mostarda, que causava bolhas imensas ao entrar em contato com a pele. "A ideia original era ferir o maior número de pessoas.

O que acontece se misturar água sanitária e vinagre?

Efeitos tóxicos

Água sanitária + vinagre Produz um gás tóxico de cloro Queimaduras químicas, principalmente nos olhos e nas vias aéreas, do nariz até os pulmões. Amônia + água sanitária Produz vapores tóxicos de cloramina A inalação desses vapores pode causar danos respiratórios e queimaduras na garganta.

Onde o cloro e encontrado na natureza?

O cloro pode ser encontrado na natureza combinado com outros compostos, principalmente na forma de cloreto de sódio e, também, em outros minerais. Apesar da sua forma gasosa, pode ser encontrada comercialmente sob as formas de gel, em pó ou sólida assemelhando-se a sal grosso.

Como eliminar gás cloro?

Desligar o cilindro, se possível. Isolar a área até que o gás se tenha dispersado. NUNCA dirija o jacto de água sobre o líquido. Eliminar o gás com pulverizações de água a baixa pressão.

O que e o cloro puro?

O cloro. O cloro puro é encontrado naturalmente em forma de gás, a sua forma líquida é o resultado de compressão do gás em altas temperaturas. O estado líquido do cloro puro chega assim às estações de tratamento de água, a sua concentração está mais alta a fim de cumprir a demanda.

Qual a diferença de cloro e água sanitária?

De modo geral, o que diferencia os produtos é a sua composição química. O cloro é produzido a partir do processo de decomposição e compressão do cloreto de sódio. Já a água sanitária é uma mistura desse composto com água.

Onde se encontra o cloro no corpo humano?

O Cloro é um eletrólito que possui diferentes funções no organismo das pessoas. Ele ajuda, por exemplo, na manutenção do equilíbrio ácido-base no sangue e também no transporte de gás carbônico que é realizado por algumas das células sanguíneas.

Quantos tipos de cloro existe?

Você encontrará cloro para venda no mercado em formato líquido, granulado, flutuante ou mesmo em pó. O líquido, como é de se supor, tem fácil dissolução e baixo investimento. Entretanto, seu teor de cloro ativo é baixo. O granulado, geralmente o mais comprado, necessita ser dissolvido antes de aplicado na água.

Qual elemento químico e mais letal ao ser humano?

É um elemento amplamente conhecido por sua grande toxicidade. Estima-se que 130 mg de arsênio são suficientes para serem fatais ao ser humano.

Qual o pH do cloro puro?

pH (solução 1%): 6,5 +/- 0,5 a 25 °C. Teor de cloro ativo: 56% +/- 1,5% p/p FINALIDADE: Desinfetante para uso em piscinas. Elimina germes-bactérias em piscinas.

Qual e a matéria prima do cloro?

ácido clorídrico puro de alta qualidade.

Por que o gás mostarda foi proibido?

Além de asfixia e ressecamento das vias respiratórias, esse tipo de gás provocava também erupções na pele, cegueira instantânea e ruptura dos vasos sanguíneos, dando aos soldados uma aparência disforme e monstruosa.

Qual gás usavam na guerra?

O Zyklon B, em forma de comprimido, se transformava em gás letal quando entrava em contato com o ar. Por ter ação rápida, foi escolhido para ser o instrumento de extermínio em massa em Auschwitz, e lá, no auge das deportações, até 6.000 judeus eram mortos diariamente por este gás.

Qual foi o gás usado na Primeira Guerra Mundial?

O gás de cloro foi usado pela primeira vez na 2a Batalha de Ypres em 1915, durante a Primeira Guerra Mundial, e foi altamente eficiente. A substância foi substituída pelo gás mostarda, que causava bolhas imensas ao entrar em contato com a pele. “A ideia original era ferir o maior número de pessoas.

O que e o cloro no sangue?

O Cloro é um eletrólito que possui diferentes funções no organismo das pessoas. Ele ajuda, por exemplo, na manutenção do equilíbrio ácido-base no sangue e também no transporte de gás carbônico que é realizado por algumas das células sanguíneas.

Artigo anterior
Quais são os tipos de radiações não ionizantes?
Artigo seguinte
Quais são as características das normas éticas?