Quais são as possíveis complicações que podem ocorrer em pacientes submetidos a Nutrição Enteral em diferentes vias de acesso?

Perguntado por: Vicente Jesus Barbosa  |  Última atualização: 6. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (1 avaliações)

As principais complicações são divididas em algumas categorias, separadas entre metabólicas, gastrointestinais, mecânicas, infecciosas e operacionais. As metabólicas estão relacionadas à desidratação e hiperidratação, quando há oferta inadequada de água, sendo a mais frequente durante o uso da NE.

Quais as principais complicações da nutrição enteral?

Entre as complicações gastrointestinais mais frequentes no uso da Nutrição Enteral estão diarreia, vômitos, náuseas e constipação. Ainda pode ocorrer a gastroparesia, uma dificuldade no esvaziamento gástrico, tornando-o mais lento.

Quais as principais complicações da nutrição enteral e parenteral?

As complicações relacionadas à Terapia Nutricional enteral são divididas em complicações gastrointestinais, mecânicas, metabólicas e infecciosas. Dentre as complicações gastrintestinais destacam-se: distensão abdominal, náuseas e vômitos, diarreia, constipação e isquemia intestinal.

Qual é a complicação mais grave da terapia nutricional enteral?

A principal complicação é a gastroenterocolite por contaminação microbiológica. Portanto, é importante que todas as recomendações de higiene sejam rigorosamente seguidas, tanto no preparo como administração da fórmula nutricional. Você pode verificar sobre esses cuidados no artigo sobre os acessórios da dieta enteral.

Quais as possíveis complicações com a SNE?

A inserção da sonda é de responsabilidade do enfermeiro e o seu manuseio incorreto pode acarretar complicações, como infecções nas vias aéreas, náuseas, distensão abdominal, obstrução da sonda e perfurações do sistema digestivo.

NÃO CONFUNDA NUTRIÇÃO ENTERAL E PARENTERAL NA PRÁTICA

19 questões relacionadas encontradas

Quais as principais complicações de SNG é SNE?

O erro pode resultar em complicações como pneumonia, pneumotórax e até morte do paciente. É possível ainda que ocorra a tunelização da sonda pela mucosa esofágica e consequentemente a perfuração, além de estenose do esôfago, facilitando o retorno do conteúdo gástrico para o esôfago.

Quais são os cuidados de enfermagem com sonda nasoenteral?

Cuidados de enfermagem com a sonda nasoenteral
  • 2- Manter a fixação da sonda sempre íntegra;
  • 3- Realizar troca da fixação da sonda a cada 24 horas ou quando necessário;
  • 5- Lavar a sonda com 20 ml de água antes e após administração de dietas e medicações.

Qual o maior risco do paciente fazendo uso de sondas para alimentação?

Resumindo, as principais complicações encontradas na literatura e também baseadas na experiência clínica são: deslocamento da sonda internamente ou externamente e obstrução da via jejunal destinada à administração da nutrição enteral devido ao menor calibre da sonda.

Quais são os riscos e complicações envolvidos no uso da terapia de nutrição parenteral?

As complicações relacionadas ao cateter incluem infecção, oclusão, trombose da veia central, embolia pulmonar e sepse.

O que constitui uma complicação da alimentação por sonda?

Alterações hidroeletrolíticas: a desidratação pode ser resultado de uma diarreia excessiva, de um excesso de proteínas ou de uma diurese osmótica. SÍNDROME DA NUTRIÇÃO POR SONDA: desidratação, hipernatremia, hipercloremia = ingestão excessiva de proteínas + introdução insuficiente de líquidos.

Qual a diferença entre nutrição enteral e parenteral?

A NE é composta por nutrientes que necessitam passar pelos processos de digestão e absorção para serem utilizados pelo organismo. Já a NP contém nutrientes prontos para serem utilizados pelo organismo, explica a nutricionista Erica Serra, do Departamento Científico da Prodiet Nutrição Clínica.

Quanto à classificação das complicações de Terapia de Nutrição Enteral?

As complicações da terapia nutricional enteral (TNE) variam de acordo com o serviço hospitalar, mas as mais frequentes relacionadas na literatura científica podem ser divididas em quatro grupos: digestivas (como por exemplo diarreia, vômitos etc.), mecânicas (como a perda da sonda enteral), infecciosas (por ...

Quais os cuidados de enfermagem na nutrição enteral?

CUIDADOS DE ENFERMAGEM
  1. Lavagem das mãos antes e após o procedimento;
  2. Limpeza com álcool e gaze nas junções da sonda e equipo antes de instalar a dieta;
  3. Manter a sonda fixa na pele, com esparadrapo anti-alérgico;
  4. Não tracionar a sonda enteral;

Quais as possíveis complicações da gastrostomia?

As principais complicações associadas à gastrostomia são: extravasamento de suco gástrico e/ou dieta pelo óstio da gastrostomia; inflamação do óstio da gastrostomia por irritação química (suco gástrico) e infecção do óstio com drenagem de secreção purulenta.

Quais são as situações que impedem o início da terapia nutricional enteral?

As contra-indicações as mais frequentes são: disfunção do TGI ou condições que requerem repouso intestinal, obstrução mecânica do TGI, refluxo gastroesofágico intenso, íleo paralítico, hemorragia gastrintestinal severa, vômitos e diarreia severa, fístula do TGI de alto débito (>500 mL/dia), enterocolite severa, ...

Quais as vantagens e desvantagens da Terapia de nutrição parenteral?

A nutrição parenteral total supre todas as necessidades nutricionais diárias. Pode ser utilizada tanto em hospitais como em domicílio. Como as soluções de NPT são concentradas, pode ocorrer trombose das veias periféricas, sendo necessário acesso venoso central.

É uma complicação mecânica relacionada ao uso de nutrição parenteral?

É uma complicação mecânica relacionada ao uso de nutrição parenteral: estase gástrica.

São contra indicações da nutrição parenteral?

CONTRAINDICAÇÕES
  • A nutrição parenteral não deve ser utilizada em nenhumas dessas situações: ...
  • Pacientes hemodinamicamente instáveis;
  • Fase aguda (“fase de refluxo”) durante as primeiras horas após o trauma, cirurgia ou o aparecimento de uma infecção grave;

Qual o risco da sonda nasoenteral?

As complicações mais comuns, tanto na sonda nasoenteral quanto na nasogástrica, são decorrentes de negligência por parte dos profissionais de saúde. As mais comuns incluem escoriações, hiperemias, perfurações no sistema digestivo, infecções nas vias aéreas, náuseas, distensão abdominal e obstrução do instrumento.

Quanto tempo uma pessoa vive se alimentando por sonda?

Por serem resistentes podem permanecer no paciente por longo tempo (5 meses ou mais), sendo necessária a troca somente quando apresentarem problemas como ruptura, obstrução ou mal funcionamento.

Quais os tipos de sondas e os cuidados de enfermagem?

Tipos de sonda hospitalar

Sonda traqueal: serve para expelir secreções pulmonares, como no caso de traqueostomia e intubação. Sonda vesical: também conhecida como sonda uretral, ela elimina a urina e é usada em casos de retenção ou incontinência urinária e cirurgias que precisam esvaziar a bexiga.

Qual o papel do técnico de enfermagem na sondagem nasoenteral?

Compete ao Enfermeiro na sondagem oro/nasoenteral:

b) Estabelecer o acesso enteral por via oro/nasogástrica ou transpilórica para a finalidade estabelecida (alimentar, medicar, lavar, drenar líquidos ou ar, coletar material gástrico e realizar exames para fins diagnósticos);

Qual o papel do técnico de enfermagem na administração de dieta enteral?

Aos técnicos de enfermagem compete realizar os cuidados delegados pelo enfermeiro tais como: cuidados gerais prescritos aos pacientes, comunicar qualquer intercorrência advinda da terapia nutricional parenteral; manter cuidados com a via de administração e anotação no prontuário das intercorrências quanto à nutrição.

Como uma SNG ou SNE pode ser testada?

Fazer os 3 testes: 1 – colocar a SNG em um copo com água, se borbulhar, retirar a sonda; 2 – aspirar observando aspecto e volume do conteúdo drenado; 3 – auscultar para verificar presença de ar procedente da sonda (Injetar ar com uma seringa de 10 ml na extremidade do cateter e auscultar com o estetoscópio sobre o ...

O que são os cuidados de enfermagem?

Quais são os principais cuidados de enfermagem?
  • Monitorar sinais vitais é o básico em cuidados de enfermagem. ...
  • Aplicar medicamentos é feito nos cuidados de enfermagem. ...
  • Promover a segurança do paciente. ...
  • Prevenir complicações de doenças. ...
  • Realizar procedimentos básicos são cuidados de enfermagem. ...
  • Prevenção de lesões por pressão.

Artigo anterior
Quantas sessões de psicoterapia o plano de saúde cobre?
Artigo seguinte
Quanto tempo posso tomar Morosil?