Como se defender de ação de execução de título extrajudicial?

Perguntado por: Edgar Batista  |  Última atualização: 11. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (28 avaliações)

Quando a execução se fundar em título executivo extrajudicial, a defesa do executado ocorre através de embargos do executado (arts. 914 ao 920 do CPC/2015). Trata-se de mecanismo de defesa distinto da impugnação ao cumprimento da sentença, especialmente por ter natureza de processo de conhecimento autônomo.

Quais são as defesas do executado no processo de execução?

Defesas do Executado e o novo CPC
  • Embargos à Execução. Os embargos à execução estão previstos nos arts. ...
  • Competência e Prazo. Como os embargos são distribuídos por dependência, o juízo competente é o da execução. ...
  • Mora Legal. ...
  • Garantia do Juízo. ...
  • Procedimento dos Embargos à Execução.

Como se livrar de uma execução?

Passado certo lapso temporal após o início da execução sem que o processo tenha andamento regular por inércia do exequente/credor, o executado/devedor poderá valer-se da prescrição intercorrente, por meio da Exceção de pré-executividade. Uma ação que visa à extinção da execução.

Como parar uma execução judicial?

Conheça 7 caminhos que o executado pode trilhar após a citação, de acordo com o novo CPC
  1. Meus queridos jusbrasileiros, a disciplina da execução fundada em título extrajudicial, no novo CPC, está nos arts. ...
  2. 1ª – Pagamento integral. ...
  3. 2ª – Apresentação de embargos. ...
  4. 3ª – Pagamento parcial, com apresentação de embargos.

Qual a defesa a ser oposta pelo executado a ação de execução de título extrajudicial e qual o prazo?

EMBARGOS À EXECUÇÃO

No caso da execução de título executivo extrajudicial (previstos no art. 784, do CPC), a "defesa" será por meio dos embargos à execução. Estes embargos à execução possuem natureza de ação judicial e devem ser distribuídos em apenso, por dependência, conforme art.

Defesa para Execução de Título de Crédito Extrajudicial. (Embargos à Execução | Defesa do Devedor)

21 questões relacionadas encontradas

Qual o meio de defesa tradicional do devedor na execução?

&nbsp Conforme ensinamentos do douto jurista Nelson Nery Junior, no processo de execução o devedor pode defender-se por meio de três instrumentos: a) exceção de executividade; b) objeção de executividade; c) embargos do devedor.

Quais são os meios de defesa do devedor durante o processo de execução o que é exceção de Pré-executividade?

A exceção de pré-executividade ou objeção de não executividade, é o meio pelo qual, o executado, diante de uma simples petição, poderá alegar situações de flagrante ausência de condições de procedibilidade e vícios de matéria de ordem pública a qualquer tempo e em qualquer fase do processo.

O que fazer quando há excesso de execução?

Nos termos do artigo 525, parágrafo quinto, do Código de Processo Civil, o excesso de execução deve ser comprovado pelo executado com o apontamento do valor correto ou com planilha atualizada e discriminada de débito.

Qual o prazo para impugnar a execução?

Inicia-se o prazo de 15 dias para apresentação da impugnação no primeiro dia útil após o término do prazo de cumprimento voluntário (artigo 523).

Qual o prazo para embargar a execução?

A relatora, ministra Nancy Andrighi, explicou que, no processo executivo, sejam quais forem o meio executório e o seu procedimento, o prazo para o executado oferecer embargos à execução é único, sempre de 15 dias, variando apenas seu termo inicial (artigo 915 do Código de Processo Civil – CPC).

O que acontece quando o réu não tem dinheiro pra pagar?

Quando você não paga uma dívida judicial, o credor poderá pedir ao juiz diversas medidas contra você: bloqueio de conta bancária, inscrição do nome no SPC e Serasa, penhora de carro, penhora de imóveis, penhora de bens de valor e outros que possui em seu nome.

Quanto tempo pode durar uma ação de execução?

a) não pode ultrapassar o prazo de 6 (seis) meses (CPC, art. 265, § 3º), ressalvada a exceção prevista no art.

Quanto tempo dura um processo de execução?

Embora complexa, a fase de conhecimento é mais ágil que a execução na maioria dos tribunais, em todos os ramos de Justiça. Até a primeira sentença, o processo leva, desde o ingresso, mais do que o triplo de tempo na execução (4 anos e 6 meses) do que no conhecimento (1 ano e 4 meses), na média de todo o Judiciário.

Qual a defesa na execução fiscal?

São as principais formas de defesa ao executado em uma ação de execução fiscal, são estas: a impugnação, os embargos à execução, a exceção de pré executividade, a ação anulatória, ação declaratória, e Mandado de Segurança.

Como contestar um processo?

É na contestação que o réu pode atacar as alegações da parte autora, rebater os principais argumentos, impugnar as afirmações do autor e alegar a matéria de defesa do litígio. A contestação como ato processual está prevista no capítulo VI do Novo Código de Processo Civil (Novo CPC), do artigo 335 ao 342.

Qual o meio de defesa ante a penhora?

3.1 Embargos de segunda fase

Correspondem ao meio de defesa empregado contra a penhora, fundado na alegação de nulidade da execução ou em causa extintiva da obrigação, surgindo ambas após realização desta apreensão judicial (art. 746, caput).

Como se contar o prazo para impugnação?

A contagem do prazo para impugnação se faz com a observância da regra geral do art. 110 da Lei nº 8.666/93, tendo por termo inicial a data estabelecida para o dia da apresentação da proposta. O dia 19 foi fixado para a realização da sessão e, na forma da contagem geral de prazos, não se computa o dia de início.

Qual o prazo para manifestação a impugnação ao cumprimento de sentença?

Por disposição expressa do artigo 525 do Código de Processo Civil, o prazo para a apresentação da impugnação ao cumprimento de sentença só se inicia após transcorridos os 15 dias contados da intimação para pagar o débito, previsto no artigo 523. Mesmo que o depósito judicial seja feito antes disso.

O que pode ser alegado na impugnação à execução?

O executado poderá arguir a impugnação havendo incompetência (absoluta ou relativa) do juízo da execução. Sendo a incompetência relativa na própria impugnação, uma pena de preclusão e convalidação do vício é então permissível de aplicação em certos casos.

Quando configura excesso de execução?

EXCESSO DE EXECUÇÃO. CONFIGURADO. Os cálculos de liquidação padecem de excesso quando elaborados sem obedecer os limites estritos da decisão exequenda. No caso, uma vez inclusos nos cálculos valores relativos a parcelas não contidas no comando exequendo, padecem a conta de excesso, devendo ser refeita.

O que quer dizer sob pena de execução?

O processo de execução da pena nada mais é que o cumprimento da pena a qual o acusado foi condenado. No caso da pena privativa de liberdade a execução ocorre com o recolhimento do acusado a penitenciária, já no caso de multa a execução ocorre com o pagamento dos valores estipulados em sentença.

O que é excesso ou desvio de execução?

Dispõe o artigo 185 da Lei de Execução Penal que “haverá excesso ou desvio de execução sempre que algum ato for praticado além dos limites fixados na sentença, em normas legais ou regulamentares”.

Qual o meio que o devedor possui na ação de execução para se opor ao direito do credor?

Os embargos constituem outro meio de defesa do executado e são o principal instrumento contra a execução forçada, fundada em título executivo extrajudicial. ... O CPC trata dos embargos do devedor no art.

O que é a impugnação ao cumprimento de sentença?

A defesa do devedor executado no cumprimento de sentença é a chamada impugnação. A impugnação ao cumprimento de sentença constitui um incidente processual, e não uma ação autônoma. Nisso reside uma diferença relevante entre os embargos do devedor e a impugnação.

O que é defesa incidental?

Podemos destacar que a Exceção é meio de defesa incidental, onde o Executado, munido de prova documental inquestionável, através de uma simples petição nos próprios autos da Ação de Execução, independente da interposição de Embargos e da segurança prévia do juízo, provoca o julgador para que cumpra seu ofício de ...

Artigo anterior
O que significa arrumos em portugal?
Artigo seguinte
O que beber para perder barriga rapido?