Como fazer uma reclamação de uma UBS?

Perguntado por: Gonçalo Domingues de Lopes  |  Última atualização: 15. Juni 2025
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Entrar em contato com o Disque Saúde – 136. Presencial : Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco "G", Térreo do Edifício Sede do Ministério da Saúde, Brasília/DF.

Como fazer reclamação de posto de saúde?

O Disque Saúde 136 funciona 24 horas e a ligação é gratuita. De segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, aos sábados e domingos, das 8h às 18h, o cidadão pode falar diretamente com o operador. Fora desses horários, é possível obter informações pela Unidade de Atendimento Audível (URA). QUANDO PROCURAR O DISQUE SAÚDE 136?

Quando um usuário do SUS e mal atendido por descaso ou irresponsabilidade de profissionais a quem ele deve recorrer?

Se o problema é o mau atendimento, o descaso ou a irresponsabilidade de profissionais de saúde, a população ainda pode recorrer aos conselhos profissionais da categoria. Por exemplo, se um médico recusou-se a atender ou provocou danos por atendimento errado ou inadequado, o usuário deve fazer uma denúncia.

Como eu faço para fazer uma reclamação?

Consumidor.gov.br

O Portal do Consumidor é um recurso criado pelo Ministério da Justiça como parte do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. A pessoa pode registrar uma queixa e a empresa tem até 10 dias para responder.

Qual o papel da Ouvidoria do SUS?

A Ouvidoria SUS é um canal de comunicação entre usuários e administração e tem por objetivo, levar à administração as manifestações dos usuários e devolver a estes uma posição, na forma de resposta à sua demanda.

E quando um paciente quer fazer uma Reclamação?

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O que acontece quando reclama na Ouvidoria?

A Ouvidoria recebe as manifestações dos cidadãos, analisa, orienta e encaminha às áreas responsáveis pelo tratamento ou apuração do caso. Além disso, a partir das informações trazidas pelos cidadãos, a Ouvidoria pode identificar melhorias, propor mudanças, assim como apontar situações irregulares no órgão ou entidade.

Quando o SUS não pode atender as necessidades do paciente o que fazer?

Você pode atuar no Conselho de Saúde do local onde mora. Você pode também participar das reuniões dos conselhos de saúde levando as suas ideias, sugestões, reclamações, reivindicações etc. Não fique esperando que alguém resolva os problemas.

Que tipo de reclamação pode ser feita no Procon?

O QUE SE PODE RECLAMAR NO PROCON? Toda aquisição de produto ou contratação de serviço que se faz na condição de consumidor é uma relação de consumo.

Quais os canais de reclamação?

  • Aneel.
  • Anatel.
  • Idec.
  • Procon.
  • Responsabilidade do Fornecedor de Produtos e Serviços.
  • Juizados Especiais Cíveis.
  • Contrato de Prestação de Serviços.
  • Lei nº 9.099 de 26 de Setembro de 1995.

Como fazer reclamação pelo SAC?

Por meio do Consumidor.gov, você pode se comunicar diretamente com as empresas participantes, que se comprometeram a receber, analisar e responder as reclamações de seus consumidores em até 10 dias. Há inúmeras empresas participantes, nos mais variados ramos de atuação, conforme a lista disponibilizada no site.

Como fazer uma denúncia na ouvidoria do SUS?

COMO REGISTRAR SUA MANIFESTAÇÃO NA OUVIDORIA DO SUS? Para que sua manifestação seja analisada, é necessário informar seus dados pessoais (nome e endereço completo, telefone, e-mail, município e UF).

Quando um usuário do SUS e mal atendido?

Quando um usuário do SUS é mal atendido por descaso ou irresponsabilidade de profissionais, ele pode recorrer à Ouvidoria do SUS. A Ouvidoria é um canal de comunicação entre o cidadão e o SUS, que tem como objetivo receber, analisar e encaminhar denúncias, reclamações, sugestões, elogios e pedidos de informação.

Quando se deve procurar o Ministério Público?

Qualquer pessoa pode e deve procurar o Ministério Público quando tomar conhecimento de irregularidades cuja apuração seja de atribuição do Ministério Público do Estado do Amazonas. Ou quando o assunto referir-se a alguma insatisfação diante dos serviços oferecidos pela Instituição Ministerial.

Para que serve o 156?

Central de atendimento 156

Atendimento telefônico 24h para solicitações, reclamações e dúvidas sobre diversos assuntos relacionados à cidade de São Paulo. Se você está na cidade de São Paulo, ligue 156.

Que tipo de denúncia pode ser feita ao Ministério Público?

O Ministério Público é o órgão responsável pela defesa dos interesses sociais de forma a garantir a cidadania em uma sociedade. Dessa forma, qualquer pessoa pode enviar uma denúncia ao Ministério Público, quando for vítima ou presenciar alguma situação em que os direitos humanos sejam desrespeitados.

O que é o disk?

Criado em 1997, com o nome de Disque Denúncia Nacional de Denúncia contra Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes, ele inicialmente foi uma iniciativa de organizações não governamentais para mensurar violências voltadas a essa população e agir contra elas.

Como falar com o Procon pelo WhatsApp?

A Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MT), da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc), informa que o atendimento pelo WhatsApp (65) 99228-3098 foi restabelecido. O órgão disponibilizou também mais um número para atendimento pelo WhatsApp: (65) 3613-2100.

Qual o prazo que o consumidor tem para reclamar?

QUAL O PRAZO QUE O CONSUMIDOR TEM PARA RECLAMAR DO VÍCIO DO PRODUTO OU EXECUÇÃO DE SERVIÇO? O consumidor poderá reclamar dos vícios aparentes ou de fácil constatação em 30 (trinta) dias no caso de produtos ou serviços não duráveis, e em 90 (noventa) dias para produtos ou serviços duráveis.

Como fazer uma reclamação no Procon por telefone?

A ouvidoria do Procon-SP registra as manifestações dos usuários através do formulário eletrônico disponível no sistema de Ouvidoria do Estado de SP, presencialmente ou pelo telefone 0800 377 62 66, de 2ª à 6ª feira, das 9 às 17hs.

Qual a diferença entre denúncia e reclamação?

Neste caso, o consumidor pode procurar o Procon-MT para registrar uma reclamação e garantir o cumprimento do seu direito. Já a denúncia é um instrumento pelo qual o consumidor comunica o Procon sobre práticas que violam os direitos de vários consumidores, ou seja, de forma coletiva.

O que acontece se abrir reclamação no Procon?

O atendimento nos Procons é totalmente gratuito. Após registrar sua reclamação, a empresa será notificada e deve dentro de um prazo estabelecido dar uma resposta à queixa apresentada. Após isso, cabe ao consumidor avaliar se a resposta foi satisfatória para encerrar o caso ou contestá-la.

O que acontece quando fazemos uma reclamação no Procon?

Uma reclamação exige mais informações do que uma consulta, então é necessário que o cadastro dos consumidores estejam completos. Se for esse o caso, será exibida uma mensagem e o atendimento será redirecionado primeiro para o preenchimento do cadastro, depois para a Reclamação.

Quais são os 5 direitos do paciente?

Os direitos do paciente
  • Abandono. ...
  • Acompanhante. ...
  • Alta. ...
  • Anestesia. ...
  • Atendimento digno. ...
  • Autonomia. ...
  • Criança. ...
  • Exames.

Quais os direitos dos pacientes nos serviços que a UBS presta?

O paciente tem direito a manter sua privacidade para satisfazer suas necessidades fisiológicas. Tem direito a alimentação adequada e higiênica, tanto no leito como no ambiente onde estiver internado ou aguardando atendimento. O paciente tem direito a acompanhante, se desejar, nas consultas e nas internações.

Pode processar posto de saúde?

O ajuizamento da Ação Judicial pode ser realizado pela Defensoria Pública ou por um advogado de sua confiança, entretanto, tal medida deve ser manejada quando não se obtiver o atendimento em nenhum dos serviços de saúde disponibilizados pelo Estado.

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