O que o alongamento pode prevenir?

Perguntado por: Guilherme Carvalho de Leite  |  Última atualização: 17. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (16 avaliações)

O alongamento reduziria a resistência à ruptura das fibras musculares e está em contradição com a necessidade de uma forte contração do músculo para vencer a resistência e, assim, atingir o objetivo de fortalecimento.

O que podemos evitar com a prática do alongamento?

Movimentos saltitantes e bruscos, como no alongamento balístico, devem ser evitados. É ruim porque quando você faz um movimento que alonga um músculo, sua reação inicial é contrair, semelhante a quando você estica uma bobina.

Quais são os benefícios do alongamento?

Seus benefícios são:
  • Aumenta a flexibilidade, deixando os movimentos mais soltos e leves e melhorando a aptidão física;
  • Alivia a tensão muscular responsável por dores nas costas, no pescoço e até dores de cabeça;
  • Relaxa o corpo e a mente, ajudando a aliviar o estresse;

Que problemas podemos evitar fazendo aquecimento e alongamento?

Melhora a circulação sanguínea, prevenindo contra problemas articulares nos braços, pernas ou costas. Melhora a coordenação motora. Previne contra problemas posturais. Auxiliando relaxamento mental, diminuindo o estresse.

Quando evitar alongamento?

Antes de dormir - Alongar-se de manhã, logo após acordar, aumenta os riscos de contraturas musculares, pois o corpo está mais "frio". O melhor horário é antes de dormir. Tendinite - Quem está com tendinite aguda ou alguma lesão muscular em tratamento deve evitar alongar-se para não piorar o quadro.

Alongamentos na prática para prevenir lesões! // Viver Bem

45 questões relacionadas encontradas

Quando é que devemos fazer alongamento?

O horário mais recomendado para fazer alongamento é pela manhã, já que o corpo acorda de um longo relaxamento. Espreguiçar-se já faz com que seu corpo desperte é o primeiro passo para colocar o corpo em movimento e prepara-lo para fazer as atividades durante o dia.

Qual o maior efeito dos alongamentos?

Alongamentos antes e depois da exercitação mantêm a flexibilidade e ajudam na prevenção de lesões comuns. ... Praticando exercícios de alongamento, nota-se, entre outras coisas, uma redução das tensões musculares e sensação de um corpo mais relaxado.

Qual o problema de não aquecer antes das atividades físicas?

Por que o aquecimento previne lesões musculares? ... Nesse estado, eles ficam rígidos, com movimentação limitada e qualquer movimento um pouco mais brusco pode resultar em uma lesão. Se sairmos do repouso para uma atividade física sem fazermos exercícios de aquecimento, os riscos se tornam ainda maiores.

O que pode ocorrer se não fizer aquecimento antes da prática esportiva?

Quando reduzida, a flexibilidade pode gerar problemas posturais, limitar movimentos importantes no esporte, lazer e nas tarefas do cotidiano, implicando em maiores riscos de lesões musculares e articulares, além de comumente estar relacionada com dores lombares ou compressão do nervo ciático.

Qual a importância do alongamento e aquecimento antes da atividade física?

O aquecimento melhora a sua musculatura como um todo, fornece energia e disposição para seu corpo. Além de ter como principal objetivo a prevenção de lesões que possam ocorrer durante os exercícios e atividades. Já o alongamento tem como foco aumentar a sua flexibilidade por meio do estiramento das fibras.

O que não deve ser feito em uma sessão de alongamento?

Os alongamentos desaconselhados antes das atividades físicas, conhecidos como estáticos, são aqueles nos quais a pessoa quase não se movimenta, como pôr o pé em um degrau e esticar o tendão, deixar o peso corporal cair para frente e sentar-se no chão com as pernas estendidas e tentar tocar a ponta dos pés para alongar ...

Quais são os malefícios do alongamento?

Malefícios do alongamento: quando exagerado, pode causar frouxidão, lesões musculares por excesso do comprimento do músculo causado pelo alongamento e dor.

Quais são os riscos do alongamento?

O alongamento, explica o estudo, pode “afrouxar” a resistência de músculos e tendões, o que aumenta o risco de lesões. Ao contrário do que se pode imaginar, o alongamento reduz a elasticidade dos tendões, condição importante para lidar com a carga de energia desprendida durante um exercício.

Qual é a importância do aquecimento antes da atividade física?

O aquecimento proporciona então o aumento do fluxo de sangue para os músculos, adequando mais rapidamente a exigência para elevar a produção de energia aeróbica, aumenta a temperatura do corpo, contemplando a melhor atividade das enzimas, e aquecendo os músculos, diminui também a probabilidade de lesões.

Qual a importância do aquecimento geral no exercício físico?

O aquecimento geral trabalha com exercícios envolvendo um agrupamento maior de músculos, pois o seu objetivo é aumentar a temperatura do corpo fazendo com que a musculatura fique mais elástica, com o intuito de evitar lesões e preparar o sistema circulatório e respiratório para o desempenho da atividade física.

Qual a importância de aquecer antes de malhar?

Por mais que pareça chato se preparar antes do exercício, o aquecimento também ajuda a melhorar o seu desempenho durante a atividade, pois o seu corpo não vai ser pego de surpresa. Dessa forma, vai ser muito mais fácil executar os movimentos do jeito certo, sem prejudicar o seu corpo e garantindo a melhor performance.

Por que é importante fazer um bom aquecimento para treinar no frio?

O aquecimento é uma atividade que aumente a frequência cardiorrespiratória e que leve mais sangue para os músculos, ou seja, que faça o coração bater mais rápido, a respiração ficar mais ofegante e que prepare os músculos para uma atividade mais intensa.

Quanto tempo devo aquecer antes de malhar?

Não pode ser nem tão forte (a ponto de prejudicar o início do seu treinamento ou expor você a algum tipo de lesão) e nem tão fraco (como se você tivesse andando no shopping). Quanto ao tempo, normalmente de 5 a 10 minutos é o ideal. A duração deve ser curta para não gerar fadiga, portanto nada de exagerar.

Como fazer aquecimento antes do exercício físico?

5 exercícios para o seu aquecimento
  1. Corrida no lugar. Como fazer: É a corrida sem deslocamento. ...
  2. Deslocamento lateral. Como fazer: Dê pequenos saltos para um lado e para o outro. ...
  3. Rotação de tronco. Como fazer: com as pernas afastadas, gire o tronco para os lados tirando o calcanhar do chão.
  4. Polichinelo. ...
  5. Polissapato.

O que o alongamento promove?

O alongamento, conforme já citamos, é uma das práticas que promovem essa flexibilização aumentando a amplitude de movimento muscular. Reduzindo as chances de distensão ou até ruptura completa das fibras musculares, o que causa muita dor e pode até afastar você dos exercícios físicos por algum tempo.

Quais os efeitos do alongamento no corpo humano *?

Quando feitos de maneira adequada, os alongamentos trazem os seguintes benefícios: reduzem as tensões musculares; relaxam o corpo; proporcionam maior consciência corporal; deixam os movimentos mais soltos e leves; preparam o corpo para atividades físicas, e ativam a circulação.

Quais são os fatores mais importantes na realização do alongamento?

A regularidade e o relaxamento são os fatores mais importantes para o alongamento, que deve ser feito lentamente e sem tensionamento. Assuma uma posição confortável e sustente-a relaxando o músculo. Permaneça nesta posição de 10 a 30 segundos. Não segure a respiração, inspire e solte o ar de forma lenta e controlada.

Quando devo alongar e aquecer?

O melhor momento para alongar é antes de dormir (também é válido alongar ao acordar). Além de relaxar a musculatura, pode haver uma melhoria na flexibilidade (porém para que isso ocorra, é preciso que o alongamento seja feito com esse propósito). Portanto, antes de iniciar o treino do dia, procure aquecer.

Pode fazer alongamento todos os dias?

Sim! Você pode fazer exercícios de alongamentos todos os dias – seja na academia, em casa, no trabalho ou em qualquer lugar em que você passe muito tempo com o corpo rígido.

Porque alongar dói tanto?

Eles são terminações nervosas para a detecção de estresse mecânico, estímulos químicos e térmicos (os quais detectados acima de determinados níveis podem causar lesões).

Artigo anterior
Como medir 50 metros?
Artigo seguinte
Quais são as necessidades nutricionais mais importantes na fase do escolar?