Como se conta a prescrição trabalhista?

Perguntado por: Cláudia Esteves Tavares  |  Última atualização: 15. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (58 avaliações)

TST: Prescrição bienal trabalhista só começa a contar após a projeção do aviso-prévio proporcional. A Oitava Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) concluiu que o prazo do aviso-prévio proporcional deve ser considerado como marco para contagem da prescrição bienal.

Como funciona a prescrição no processo trabalhista?

A prescrição bienal trabalhista é o prazo que o trabalhador, no caso o exequente, tem para acionar juridicamente a parte executada, a empresa. Ou seja, até dois anos após o término do contrato de trabalho – seja qual for a razão – é o prazo delimitado por lei para que se abra uma reclamação de trabalho judicial.

Como fazer a contagem da prescrição quinquenal trabalhista?

Para o início da contagem do prazo prescricional deve-se levar em conta o período do aviso prévio, ainda que indenizado, deve ser computado para todos os fins, inclusive para o início do prazo prescricional.

Quais os tipos de prescrição trabalhista?

Tipos de Prescrição na Justiça do Trabalho!
  • PRESCRIÇÃO TOTAL / BIENAL. Depois que o empregado se desliga da empresa, ele tem 2 anos para entrar com a ação. ...
  • PRESCRIÇÃO QUINQUENAL. ...
  • FGTS. ...
  • FÉRIAS. ...
  • AVISO PRÉVIO INDENIZADO. ...
  • ACIDENTE/ DOENÇA DO TRABALHO. ...
  • PRETENSÃO DECLARATÓRIA. ...
  • ANOTAÇÃO DA CTPS.

Quando começa a contar a prescrição bienal?

A prescrição bienal do direito de ação conta-se do último dia do contrato empregatício e a contagem do prazo é regida pela Lei nº 810/49, a qual define o ano civil e cujo art. 1º preconiza: Considera-se ano o período de doze meses contados do dia do início ao dia e mês correspondentes do ano seguinte.

✅ Prescrição Trabalhista

31 questões relacionadas encontradas

Quando o juiz acolhe a prescrição bienal o que acontecerá com o processo?

Segundo Sérgio Pinto Martins, a prescrição bienal refere-se ao prazo em que o empregado pode ingressar com a reclamação trabalhista após a rescisão do contrato de trabalho. Assim, o empregado terá dois anos (bienal) para ingressar com ação, a contar da cessação do contrato de trabalho.

O que é a prescrição bienal?

A prescrição bienal está estabelecida pelo artigo 7º, inciso XXIX, da Constituição Federal e no artigo 11 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Por tais dispositivos, o empregado, após a rescisão do contrato de trabalho, tem o prazo de dois anos para ingressar com reclamação trabalhista.

Quais são os prazos de prescrição no processo do trabalho?

DO PRAZO PRESCRICIONAL

O prazo prescricional atual para o empregado urbano e rural exigirem seus créditos e direitos trabalhistas derivados das relações de trabalho é de 5 (cinco) anos, até o limite de 2 (dois) anos após a extinção do contrato.

Qual é o prazo de prescrição?

205. A prescrição ocorre em dez anos, quando a lei não lhe haja fixado prazo menor. Já os prazos especiais são aqueles que a lei determina um prazo menor para que sejam exercidos outros direitos.

Quanto tempo dura uma dívida trabalhista?

A CLT, em seu artigo 11, trata do prazo prescricional aplicável ao Direito do Trabalho. Neste artigo está definido que prescreve em 5 anos a pretensão de se obter algum direito decorrente às relações de trabalho (prescrição quinquenal), limitados a 2 anos após o término do contrato de trabalho (prescrição bienal).

O que acontece se eu não pagar uma dívida trabalhista?

Consequências de não pagar as dívidas trabalhistas

Caso a dívida trabalhista não seja paga, a Justiça do Trabalho poderá tomar várias providências para conseguir pagar o trabalhador prejudicado, além de penhorar, bloquear e vender os bens da empresa.

Quanto tempo um processo trabalhista pode ficar arquivado provisoriamente?

ART. 518 CPC . ARQUIVO PROVISÓRIO HÁ MAIS DE CINCO ANOS.

Quais os prazos de decadência e de prescrição?

Os prazos de decadência se apresentam em dias, meses e até em anos. Já a prescrição é a perda da pretensão ao exercício do direito de ação, ou seja, significa dizer que o titular do direito deixou passar o prazo para agir, realizar determinado ato.

O que é prescrição no Código Civil?

No Direito Civil, a prescrição é conceituada como a perda da pretensão do titular de um direito que não o exerceu em determinado lapso temporal. Para Camara Leal é "a extinção de uma ação ajuizável, em virtude da inércia de seu titular durante um certo lapso de tempo, na ausência de causas preclusivas de seu curso".

Qual o prazo de prescrição e decadência?

O prazo prescricional se inicia após a violação do direito, e geralmente é de 10 anos. Porém, a lei aponta prazos diferentes para casos específicos. Na decadência, o prazo de perecimento se inicia junto com o próprio direito. Uma empresa mandou seu funcionário embora, sem pagar pelos seus direitos.

Quando o juiz acolhe a prescrição total Bienal Extingue-se o processo com resolução do mérito?

PRESCRIÇÃO BIENAL. EXTINÇÃO DO PROCESSO COM RESOLUÇÃO DO MÉRITO. Transcorrido mais de dois anos entre a ruptura contratual e o ajuizamento da ação, impõe-se reconhecer a prescrição bienal e extinguir o processo com resolução do mérito, nos termos do art. 487, II, do CPC.

Como alegar prescrição bienal?

O art. 193 do Código Civil dispõe que a prescrição pode ser alegada em qualquer grau de jurisdição. Por outro lado, a Súmula nº 153, do TST, traz o entendimento de que a parte poderá arguir a prescrição no recurso ordinário, pois ainda se litiga em instância ordinária.

Como saber se um processo trabalhista está chegando ao fim?

Para ter acesso a essa funcionalidade e consultar processo trabalhista de forma automática, basta acessar o site do respectivo Tribunal do seu Estado ou no site do Tribunal Superior do Trabalho, caso seu processo esteja na referida instância, procurar por “Sistema Push” ou “Push dos Processos” e fazer seu cadastro.

O que é prazo de decadência?

No direito civil, decadência é a extinção de um direito por não ter sido exercido no prazo legal, ou seja, quando o sujeito não respeita o prazo fixado por lei para o exercício de seu direito, perde o direito de exercê-lo.

Quando ocorre a decadência?

O instituto da decadência, regulado nos artigos 207 a 211 do Código Civil, ocorre quando há a perda do direito pelo titular, pois não exerceu o prazo fixado na lei ou no negócio jurídico. Ou seja, é uma penalidade para a pessoa que não exerceu o prazo previsto.

O que é o prazo decadencial?

1. Período decadencial. É o período ou prazo fixado em lei para se requerer um direito. Já a decadência é a perda do direito por não haver exercido-o no prazo fixado em lei.

O que significa que um processo foi arquivado provisoriamente?

Indica que o processo foi arquivado apenas provisoriamente. Isso ocorre, principalmente, quando não são localizados bens do devedor.

Quando um processo é arquivado provisoriamente o que acontece?

Uma destas movimentações é o arquivamento provisório, que ocorre geralmente em situações de impedimento de andamento processual por alguma situação excepcional, como por exemplo; a pendência de pagamento de precatório ou requisição de pequeno valor (que indica que o processo foi arquivado provisoriamente na vara, até ...

Quantas vezes um processo trabalhista pode ser arquivado?

Pelo entendimento expresso em decisão da 2ª Turma do TRT-MG, a desistência da ação, ainda que por mais de duas vezes consecutivas, não levam à perempção trabalhista (perda, por seis meses, do direito de ação na JT) de que trata o artigo 732 da CLT .

Quando a empresa não paga um processo trabalhista?

Após a sentença, se a sua empresa não pagar a dívida trabalhista, começa a fase chamada execução da dívida, que é a cobrança através da penhora de valores ou bens da empresa, podendo se estender ao faturamento da empresa.

Artigo anterior
Como diferenciar os tipos de cianose?
Artigo seguinte
Quanto tempo demora para sair o alvará de soltura?