Como se chama o pigmento que da cor a pele?

Perguntado por: Tiago Coelho  |  Última atualização: 1. Juli 2025
Pontuação: 4.2/5 (25 avaliações)

Melanina é o pigmento marrom que produz as diversas tonalidades e cores da pele humana, do cabelo e dos olhos. A coloração (pigmentação) é determinada pela quantidade de melanina na pele.

Qual é o pigmento responsável pela coloração da pele?

Melanina (do gregomélanos, “escuro”), o pigmento responsável pela coloração da pele, é normalmente associado à proteção solar: ao absorver luz, protege o organismo dos raios solares.

O que dá a cor à pele?

A melanina espalha-se de forma uniforme na superfície da pele sob a forma de “grãos”. Dá à pele a sua cor com tonalidades, do branco leitoso ao preto: quanto mais melanina houver mais escura é a pele. A síntese da melanina e, assim, a cor da pele são geneticamente determinadas.

O que dá cor à pele?

A cor da pele resulta da combinação da hemoglobina presente nos vasos capilares sanguíneos e, sobretudo, da melanina, responsável pela pigmentação dita “constitutiva” da pele.

Qual a substância que dá cor à pele?

A melanina é uma proteína que garante a coloração da pele e evita danos da radiação ultravioleta ao nosso DNA.

Pigmentação e Doenças da Pele!

41 questões relacionadas encontradas

O que ativa a melanina da pele?

O betacaroteno é um antioxidante que estimula a produção de melanina, além de proteger a pele dos danos causados pelo sol. O betacaroteno também pode ajudar a estimular a produção de colágeno e o tratamento de marcas escuras na pele.

Quem produz a melanina?

Dentro dos melanócitos, a produção da melanina é realizada pelas organelas (os “órgãos das células”) chamadas de aparelho de Golgi. Essa organela contém uma enzima chamada tirosinase, que é responsável por oxidar o aminoácido tirosina. Nesse processo, a tirosina se transforma em pigmento melânico – a famosa melanina.

Qual é a função da melanina?

A Melanina é um pigmento natural do corpo que fornece cor à pele. Pode ser produzido como um mecanismo de defesa contra raios ultravioletas, quando se é exposto ao sol. Deve-se notar que essa é a substância que produz a pigmentação nos olhos, cabelos e pele.

Qual é a cor da melanina?

Existem dois tipos principais de melanina: a eumelanina e feomelanina. A primeira apresenta uma coloração que varia do negro ao marrom, além de possuir um alto peso molecular e capacidade de dispersar a luz ultravioleta. Já a feomelanina apresenta coloração que varia do vermelho ao amarelo.

Qual alimento tem mais melanina?

– Tomate, uva e espinafre também são ricos em betacaroteno e licopeno, importantes para a saúde da pele, e favorecem o aumento dos níveis de melanina no corpo.

Como fazer o corpo voltar a produzir melanina?

Consuma alimentos ricos em betacaroteno e vitamina A.

Os efeitos do betacaroteno na pigmentação cutânea são mais efetivos em peles claras. Muitos desses alimentos também contém vitamina A, que é um antioxidante importante para a produção de melanina.

Onde fica a melanina na pele?

A melanina é produzida nos melanócitos, células que se originam das cristas neurais do embrião e que se localizam em várias partes do corpo, como olhos, sistema nervoso central, pele e mucosas. Na pele, os melanócitos são encontrados na camada basal da epiderme e, algumas vezes, na derme.

O que provoca a falta de melanina no corpo?

A perda de melanócitos produz manchas lisas e brancas na pele. Em Portugal, afeta cerca de 1% da população. A incidência em homens e mulheres é idêntica. Em 25% a 50% dos casos, existe histórico familiar.

Quando a pessoa tem muita melanina?

Ainda que a quantidade de melanina mais elevada deixe o corpo mais protegido e resistente à vermelhidão e formação de rugas, o excesso de exposição ao sol pode causar a diminuição das defesas orgânicas do corpo, provocando manchas, perda de brilho natural e outros efeitos colaterais.

O que fazer para diminuir a melanina da pele?

Outro ácido clareador bastante eficiente é o Ácido Tranexâmico Ele tem o poder de inibir a síntese de melanina, clareando assim algumas manchas da pele e pode ser, inclusive, considerado um ácido para melasma.

Qual vitamina aumenta e qual diminui a melanina na pele?

A Vitamina C contribui para a inibição da tirosinase, que é a enzima que transforma tirosina em melanina. Além disso, também potencializa o efeito dos filtros solares, evitando os danos causados pelos raios UV.

O que a melanina protege?

São largamente conhecidas as propriedades e benefícios da melanina contra a radiação UV, uma vez que há um aumento da sua produção como mecanismo de proteção contra a radiação ultravioleta. O envelhecimento da pele está relacionado, entre outros fatores, à radiação ultravioleta (UV).

Qual o melhor remédio para melanina?

- O ácido tranexâmico é um medicamento com ação antifibrinolítica. É muito eficaz no tratamento de manchas escuras, que são ocasionadas pelo excesso de melanina, que é o pigmento que proporciona coloração à pele.

Que vitamina estimula a melanina?

Vitamina A: como comentado nos parágrafos acima, a vitamina A ajuda na produção da melanina, além de ser um antioxidante natural e ajudar na restauração da pele.

Qual a fruta que tem melanina?

Alimentos ricos em melanina para o cabelo
  • Cenoura.
  • Tomate.
  • Batata-doce.
  • Espinafre.
  • Manga.
  • Laranja.
  • Morango.
  • Acerola.

Como saber se estou com falta de melanina?

Assim, devido à ausência de produção de melanina, há o aparecimento de manchas esbranquiçadas por todo o corpo, principalmente nas mãos, pés, joelhos, rosto e cotovelos, podendo também, em alguns casos, haver descoloração de cabelo e pelo e alteração na sensibilidade do local.

Quem tem mais melanina na pele?

A pele negra possui maior concentração de melanina, proteína que dá cor e protege contra os raios solares. Como nesse tipo de pele o pigmento é amarronzado, diante de qualquer processo inflamatório ou irritativo – como acne, foliculite, alergia, melasma, picada de mosquito e etc – ela tende a escurecer ainda mais.

Quem estimula o melanócito a produzir mais melanina?

A radiação ultravioleta B estimula a produção de mais pigmentos causando o bronzeado tardio 48-72 horas. O número de melanócitos não aumenta, porém crescem o tamanho e atividade das enzimas. A principal função do pigmento melânico é a proteção das células da pele da radiação ultravioleta.

O que comer para ficar com a pele corada?

Chia, girassol, abóbora e linhaça: todas elas fazem bem para sua pele. As sementes de abóbora e girassol são ricas em selênio, vitamina E, magnésio e proteína.

Artigo anterior
Quais são as consequências em não fazer uma notificação compulsória?
Artigo seguinte
O que colocar na descrição do restaurante no Ifood?