Estou com trombose posso viajar?
Perguntado por: Eduardo Jorge Alves Vicente | Última atualização: 20. Juni 2025Pontuação: 4.2/5 (51 avaliações)
Qualquer pessoa que seja submetida a um tratamento de trombose deve abster-se de viajar de avião.
Como viajar com trombose?
- Esteja preparado. ...
- Vacinas. ...
- Mexa-se. ...
- Meias de compressão. ...
- Hidratação. ...
- Medicação contra trombose. ...
- Avise o seu médico sobre a viagem.
Quem toma anticoagulante pode viajar?
Pode viajar de avião, porém deve fazer uso da meia elástica, andar durante o voo e se hidratar bem. Além disso, verificar com seu vascular se há a necessidade de fazer profilaxia com anticoagulante, pois isso depende da causa e história da sua trombose. Se ainda estiver usando anticoagulante, não precisa se preocupar.
Quem tem trombose pode andar de avião?
Pessoas com trombofilia, com histórico ou propensão a trombose precisam tomar cuidado durante as viagens de fim de ano. Durante essas viagens, é comum ficarmos longos períodos em uma só posição. Por isso, tanto em viagens de carro quanto de avião, é necessário esticar as pernas regularmente e levantar um pouco.
O que não pode fazer quando está com trombose?
✔ Consumir pouca água; ✔ Utilizar roupas apertadas; ✔ E o principal: caso tenha herança familiar relacionada a trombose, não procurar um médico o quanto antes para fazer um acompanhamento. Tem mais dúvidas sobre esse e outros assuntos?
7 SINAIS E SINTOMAS DE TROMBOSE NAS PERNAS
Quem tem trombose tem que ficar de repouso?
Após o diagnóstico, as medidas iniciais para o tratamento são a adoção imediata do repouso absoluto e da anticoagulação. Em casos mais graves, a retirada dos trombos pode ser necessária através das técnicas de trombectomia mecânica ou pela fibrinólise química.
O que pode piorar a trombose?
Alguns fatores como predisposição genética, idade mais avançada, colesterol elevado, cirurgias e hospitalizações prolongadas, obesidade, uso de anticoncepcionais, consumo de álcool, fumo, falta de movimentação, aumentam o risco de desenvolver trombose.
Quanto tempo depois da trombose pode viajar?
Pode ser utilizado um, três, 06 meses ou até mais tempo a depender do caso. O certo mesmo é se consultar e acompanhar com um profissional de sua confiança.
Quem está em tratamento de trombose pode trabalhar?
É possível trabalhar com trombose venosa profunda? Depende do grau de comprometimento da condição. Em casos mais leves, é possível trabalhar normalmente com algumas precauções, como evitar ficar em pé ou sentado por períodos prolongados.
O que leva uma pessoa a ter trombose?
É causada por um coágulo de sangue que se desenvolve em uma veia. Pode ser o resultado de doenças ou lesões nas veias das pernas, imobilidade por qualquer motivo, fratura, certos medicamentos, obesidade, doenças hereditárias ou predisposição hereditária.
Quem está com trombose pode ir à praia?
Se por TPV você quis dizer trombose venosa profunda, mesmo em uso de anticoagulante não há contra-indicação ao banho de piscina.
Como evitar embolia em voo?
As seguintes medidas podem ajudar a prevenir a trombose venosa profunda em viagens de avião: Levantar-se e andar no corredor do avião a cada duas horas. Usar roupas largas e confortáveis. Peça para se sentar na primeira fila ou na saída de emergência, onde há mais espaço para mover as pernas.
O que uma pessoa que usa anticoagulante não pode fazer?
Para evitar esse tipo de complicação, preparei uma lista de bolso dos cuidados para quem toma esse tipo de medicação. Devido à predisposição a sangramentos maiores e hematomas, é aconselhável que durante o tratamento se evitem atividades de levem ao risco de traumas como: jogar futebol, jogar volei e praticar luta.
Qual a melhor posição para ficar quando está com trombose?
Diferente do que muitos pensam, o paciente com trombose não deverá ficar apenas deitado com as pernas elevadas. Desde que a dor esteja controlada, estes deverão se movimentar, pois esta ação será importante para ajudar no retorno do sangue para o coração.
Como dormir para evitar trombose?
As principais recomendações para quem teve trombose são: uso de meias elásticas, evitar permanecer longos períodos em pé ou sentado, praticar atividade física (conforme liberação do vascular), sempre que possível dormir com as pernas ligeiramente elevadas e usar de sapatos confortáveis.
Quem toma Xarelto pode viajar de avião?
Não existe uma recomendação geral para uso de xarelto em pessoas que tem viagem de avião em vôos longos! Mas se foi prescrito pelo seu medico, então ele tem efeito apos 24-48h. Pode iniciar no dia anterior à viagem. Se não foi prescrito por nenhum médio, não aconselho a auto-medicação.
Quem tem trombose tem direito algum benefício?
Sim, pessoas com trombose que apresentam incapacidade permanente para o trabalho podem requerer a aposentadoria por invalidez.
Quantos dias de repouso em caso de trombose?
Para ter direito aos benefícios para trombose, o indivíduo deve estar incapaz de trabalhar por mais de 15 dias corridos. No entanto, a incapacidade também pode ser em dias intercalados, nos últimos 60 dias, desde que sejam pela mesma doença.
Como saber se a trombose está melhorando?
Quando o tratamento é eficaz podem ser observados sinais de melhora da trombose, como diminuição da vermelhidão e da dor, que surgem alguns dias após o início do tratamento.
O que fazer para evitar trombose em viagens longas?
Exercite-se, mesmo que sentado
E, claro, toda vez que tiver uma oportunidade de levantar e esticar as pernas, caminhar um pouco, também ajudará muito na prevenção.
Quem tem tromboflebite pode viajar?
Qualquer pessoa que seja submetida a um tratamento de trombose deve abster-se de viajar de avião. No entanto, se um voo for inevitável, pode ser considerado um voo de ambulância aérea.
Quem tem trombose pode tomar diurético?
Pode sim, desde o diurético seja indicado pelo seu médico assistente e que você esteja fazendo acompanhamento regular!
O que desfaz a trombose?
Entre as opções estão: Diluidores do sangue, como anticoagulantes, que diminuem as chances de haver coagulação do sangue. Uso de medicamentos para casos mais graves de tromboses e também de embolia pulmonar, conhecidos como heparina.
Quem tem trombose pode ficar nervoso?
Os pacientes mais jovens relatam um impacto maior do TEV em suas vidas, com altos níveis de ansiedade, medo, pânico, pesadelos e sintomas de estresse pós-traumático 3, e pacientes com TEV podem ter mais ansiedade do que pacientes com outras doenças graves, como infarto agudo do miocárdio 2 .
Quais as sequelas de uma trombose na perna?
Durante o processo de dissolução do coágulo, podem ficar sequelas no interior das veias que destroem a estrutura das válvulas venosas (que favorecem o fluxo sanguíneo para cima). Essas alterações prejudicam o retorno do sangue e causam inchaço, varizes, endurecimento da pele, feridas e outras complicações.
Como alterar o pacote de serviços do Itaú?
Quais etnias tem no Amazonas?