Como são contados os prazos processuais em relação à Defensoria Pública?

Perguntado por: Matilde Isabela Campos de Loureiro  |  Última atualização: 2. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (58 avaliações)

Como já dito, os prazos para o Ministério Público, Fazenda Pública e Defensoria Pública são contados em dobro, qualquer que seja o teor manifestação (arts. 180, 183 e 186, CPC/2015).

Quando se inicia o prazo processual para Defensoria Pública?

A contagem dos prazos para a interposição de recurso pelo Ministério Público ou pela Defensoria Pública tem início no dia seguinte à data do recebimento dos autos com vista no respectivo órgão, e não quando seu representante registra ciência no processo.

Como são contados os prazos processuais para o Ministério Público Fazenda Pública e Defensoria Pública?

152. §2º Os prazos estabelecidos nesta Lei e aplicáveis aos seus procedimentos são contados em dias corridos, excluindo-se o dia do começo e incluindo o dia do vencimento, sendo vedado o prazo em dobro para a Fazenda Pública, o Ministério Público e a Defensoria Pública.

São contados em dobro os prazos para a Defensoria Pública e para o defensor dativo?

Art. 186. A Defensoria Pública gozará de prazo em dobro para todas as suas manifestações processuais. 2º A requerimento da Defensoria Pública, o juiz determinará a intimação pessoal da parte patrocinada quando o ato processual depender de providência ou informação que somente por ela possa ser realizada ou prestada.

Como são contados os prazos processuais?

No final de 2020, início de 2021, os prazos processuais estão suspensos no STJ a partir de 20 de dezembro de 2020 e voltam a fluir em 1º de fevereiro de 2021, exceto os prazos processuais em matéria penal, em razão da regra contida no art. 798, caput, do Código de Processo Penal – ver Portaria STJ/GDG n.

Prazos Processuais (Processo Civil) - Resumo Completo

19 questões relacionadas encontradas

Quais prazos são contados em dias corridos?

Em regra, os prazos materiais são contados apenas em dias corridos. Como exemplo, podemos citar os prazos de prescrição (Código Civil,arts. 189, 205 e 206) e decadência (Código Civil, arts. 207 a 211).

Como é feita a contagem do prazo prescricional?

Art. 224. Salvo disposição em contrário, os prazos serão contados excluindo o dia do começo e incluindo o dia do vencimento. O início dos prazos de prescrição costuma ser no momento em que, podendo ele exercer a pretensão, deixa de o fazer.

Quem tem prazo processual em dobro?

Art. 229. Os litisconsortes que tiverem diferentes procuradores, de escritórios de advocacia distintos, terão prazos contados em dobro para todas as suas manifestações, em qualquer juízo ou tribunal, independentemente de requerimento.

Quem tem direito ao prazo em dobro?

“A União, os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e suas respectivas autarquias e fundações de direito público gozarão de prazo em dobro para todas as suas manifestações processuais, cuja contagem terá início a partir da intimação pessoal.

Quem tem prazo em dobro no processo penal?

§ 4º São contados em dobro os prazos para a Defensoria Pública e para o defensor dativo. Ora, e como o núcleo de prática jurídica mantido por instituição particular de ensino superior é espécie do gênero 'defensor dativo' (Acórdão n.

Quais os prazos concedidos a Fazenda Pública e ao Ministério Público?

No novo CPC, todos os recursos têm prazo de 15 dias, tanto para interposição quanto para a resposta (arts. 1.002 e 1.003, prazo em dobro para Fazenda Pública, Ministério Público e Defensoria Pública – arts. 180, 183 e 186), com exceção dos embargos de declaração (art. 1.023), que tem 5 dias.

Quando a Fazenda Pública não tem prazo em dobro?

183 do Novo CPC trouxe a regra do prazo em dobro para todas as manifestações da Fazenda Pública, salvo exceção de prazos específicos, o que não é o caso, havendo a previsão de juntada da cópia do Agravo de Instrumento em 3 (três) dias (art. 1.018, § 2º), o prazo para a Fazenda Pública será de 6 (seis) dias.

Como são contados os prazos processuais nos procedimentos em tramitação perante a Justiça da Infância e da Juventude *?

Contagem de prazos em geral

Infância e Juventude) serão contados em dias úteis, e não mais em dias corridos, como era no CPC de 1973 .

Qual a atividade da Defensoria Pública como funciona os prazos?

· A Defensoria Pública pode representar ao corregedor do tribunal ou ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contra juiz ou relator que injustificadamente exceda os prazos previstos em lei, regulamento ou regimento interno (art. 236); · A distribuição dos processos pode ser fiscalizada pela Defensoria Pública (art.

Como funciona um processo na Defensoria Pública?

O Defensor Público orienta as partes em conflito, procurando a conciliação dos interesses, evitando, assim, que seja necessário se recorrer à Justiça. Além de representar uma solução mais rápida, a Conciliação evita que o caso vá ao Judiciário.

Quanto tempo demora uma ação na Defensoria Pública?

O CPC ainda afirma, em seu artigo 213, que a prática eletrônica dos processos pode ocorrer em qualquer horário, até às 24h do último dia do prazo, ou seja, o defensor terá tempo hábil até o último minuto para peticionar no processo do assistido.

Quando a lei ou o juiz não determina prazo?

Quando a lei não determina prazo, o juiz pode estipulá-lo, conforme a complexidade do ato a ser praticado. Quando nem a lei nem o juiz estabelecem o prazo, tem-se a determinação residual do CPC – considera-se o prazo de 5 (cinco) dias para a prática do ato a cargo da parte.

Quando o juiz não fixar o prazo?

§ 2o Quando a lei ou o juiz não determinar prazo, as intimações somente obrigarão a comparecimento após decorridas 48 (quarenta e oito) horas. § 3o Inexistindo preceito legal ou prazo determinado pelo juiz, será de 5 (cinco) dias o prazo para a prática de ato processual a cargo da parte.

Porque a Fazenda Pública tem prazo em dobro?

Em virtude das prerrogativas processuais da Fazenda Pública temos o artigo 188 do Código de Processo Civil de 1973 que dispõe: “Art. 188. Computar-se-á em quádruplo o prazo para contestar e em dobro para recorrer quando a parte for a Fazenda Pública ou o Ministério Público.”

Qual órgão público tem o prazo quádruplo para recorrer?

Nesse sentido, o CPC/1973 já prevê prazos mais extensos para os entes públicos no art. 188, ao estatuir que “computar-se-á em quádruplo o prazo para contestar e em dobro para recorrer quando a parte for a Fazenda Pública ou o Ministério Público.”.

Qual o prazo para o juiz dar a sentença?

O prazo para proferir sentença é fixado em 30 dias pela lei. Pode o juiz até não o cumprir em razão do extraordinário volume de feitos nos órgãos judiciais, mas não pode, por exemplo, dilatá-lo para um ano.

Como contar prazo prescricional de 5 anos?

NÃO HAVENDO PREVISÃO CONTRATUAL DIVERSA, A CONTAGEM DO PRAZO PRESCRICIONAL DE CINCO ANOS, PREVISTO NO ART. 206 , § 5º , DO CÓDIGO CIVIL , OPERA-SE A PARTIR DO DESEMBOLSO DE CADA PARCELA, OBSERVADA A JURISPRUDÊNCIA CORRENTE DO TJRS, QUE PRECONIZA A DEVOLUÇÃO IMEDIATA DAS PARCELAS PAGAS EM CASO DE RESCISÃO CONTRATUAL.

Como contar o prazo prescricional de 5 anos?

Salvo disposição em contrário, computar-se-ão os prazos, excluindo o dia do começo e incluindo o do vencimento.” Sendo assim, se determinado direito é violado em determinado dia, o prazo prescricional começará a ser computado do próximo dia útil e vencerá de acordo com a contagem dos dias (se a prescrição for em dias).

Como contar prazo prescricional de 2 anos?

Para a Corte, o prazo prescricional só começa a correr após o fim do aviso-prévio proporcional ou sua projeção, caso haja aviso prévio indenizado, sendo que afoi ajuizada dentro do prazo regular de dois anos, considerando que a projeção do aviso-prévio proporcional chegou a 42 dias, e não os 39 dias levados em conta ...

Como é a contagem de prazo no processo do trabalho?

Portanto, o prazo trabalhista é contado a partir do dia seguinte, ou seja, 1º de outubro de 2019. Essa alteração na data de início e de término do prazo para um dia que não seja sábado, domingo ou feriado ocorre porque a lei diz que nem o primeiro dia do prazo e nem o último deve ser contabilizado em dias não úteis.

Artigo anterior
Como investir nos EUA para obter Green Card?
Artigo seguinte
Quais são os elementos?