Como são classificados os resíduos biológicos?

Perguntado por: Cristiano Santiago Alves de Lourenço  |  Última atualização: 22. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (29 avaliações)

De acordo com a RDC ANVISA nº 306/04 e Resolução CONAMA nº 358/05, os Resíduos de Serviço de Saúde (Resíduos Biológicos) são classificados em cinco grupos: A, B, C, D e E. 18.

O que significa resíduo biológico?

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os resíduos biológicos são materiais que apresentam produtos biológicos provenientes do contato com fluídos corporais e que, por conter microrganismos, oferecem risco à saúde pública e ao ambiente.

Qual é a classificação dos resíduos químicos?

Assim, são divididos em resíduos Classe I – Perigosos; e resíduos Classe II – Não perigosos, sendo estes subdivididos em resíduos Classe II A – Não inertes e Classe II B – Inertes.

O que são resíduos químicos?

Resíduos químicos: material (substância ou mistura de substâncias) com potencial de causar danos a organismos vivos, materiais, estruturas ou ao meio ambiente; ou ainda, que pode tornar-se perigoso por interação com outros materiais.

Como são classificados os resíduos químicos perigosos?

Classificação dos Resíduos

-Grupo B (Resíduos Químicos) – Risco químico. -Grupo C (Resíduos Radioativos) – Risco radiológico. -Grupo D (Resíduos domésticos) – Não oferece risco. -Grupo E (Resíduos Perfuro cortantes) – Risco biológico.

Biossegurança: Descarte de resíduos biológicos

45 questões relacionadas encontradas

Onde descartar resíduos biológicos?

Utilize lixeiras de armazenamento de resíduos com tampa. Acondicione as amostras biológicas, carcaças de animais, peças anatômicas em freezer caso a coleta externa demore 24 horas ou mais para evitar a decomposição. No mínimo uma vez por mês realize a descontaminação e limpeza das lixeiras.

O que pode ser considerado um resíduo biológico no hospital?

São resíduos que possuam presença de agentes biológicos e que apresentem risco de infecção. Ex.: bolsas de sangue contaminado.

Qual o destino final dos resíduos biológicos?

Qual é o processo para coleta, transporte e destinação final de biológicos resíduos? ... Após este processo, já descaracterizado, os resíduos devem ser encaminhados para Aterro Sanitário Licenciado pelo órgão ambiental.

Quais as formas de descontaminação dos resíduos biológicos?

Os processos mais utilizados para o tratamento dos resíduos contaminados biologicamente são as desinfecções químicas ou térmicas (autoclavação, incineração e micro-ondas).

Onde é descartado o lixo infectante?

A Contemar Ambiental oferece o serviço de coleta, tratamento e destinação final do lixo contaminado em uma moderna unidade de tratamento, atendendo a todas as diretrizes da Anvisa.

Qual o destino final dos Perfuro-cortantes?

Já os materiais perfurocortantes são colocados em caixas de papelão específicas, sendo que os demais resíduos devem ser alocados em sacos plásticos brancos e identificados como material infectante. A destinação final é a incineração ou a coleta especial para depósito em aterro sanitário.

Como os resíduos hospitalares são classificados?

Segundo a RDC 306/04 da ANVISA e resolução 358/05 do CONpaAMA, os Resíduos de Serviços de Saúde são classificados em: -Grupo A (Subgrupos A1, A2, A3, A4 e A5) – Risco biológico. -Grupo B (Resíduos Químicos) – Risco químico. -Grupo C (Resíduos Radioativos) – Risco radiológico.

O que são resíduos sólidos de serviços de saúde?

São resíduos gerados por prestadores de assistência médica, odontológica, laboratorial, farmacêutica e instituições de ensino e pesquisa médica relacionados tanto à população humana quanto à veterinária, os quais possuindo potencial de risco, em função da presença de materiais biológicos capazes de causar infecção, ...

Quais são os tipos de resíduos hospitalares?

Quais são os tipos de resíduos hospitalares e como classificá-los...
  • Grupo A – Potencialmente infectantes.
  • Grupo B – Químicos.
  • Grupo C – Rejeitos radioativos.
  • Grupo D – Resíduos comuns.
  • Grupo E – Perfurocortantes.

Quais os procedimentos para descarte de resíduos biológicos e ou infectantes?

Todos os resíduos infecciosos devem ser coletados em sacos autoclaváveis. O item que deve ser jogado fora é colocado antes dentro dos sacos e submetidos ao processo de autoclavação para prévia inativação microbiana.

Como descartar resíduos do grupo B?

Os resíduos do grupo B devem ser sempre acondicionados em embalagens rígidas, com tampa rosqueada ou na própria embalagem de origem, devidamente identificadas com o símbolo de substância química e a identificação da substância nelas contidas.

Como é feito o descarte de resíduos?

O descarte correto dos resíduos inicia com o acondicionamento adequado e a separação do que é reutilizável, reciclável, lixo comum e resíduo tóxico. De modo geral, o ideal é que papel, alumínio, plástico, vidro e orgânicos sejam separados devidamente nas residências.

Quais os resíduos gerados pelos serviços de saúde?

Infectantes: resíduos gerados em diferentes etapas do processo de atendimento de saúde que contém agentes patogênicos, como por exemplo, sangue e equipamentos perfurantes ou cortantes. Especiais: são os rejeitos radioativos, resíduos de farmácia ou então químicos.

O que pode ser considerado resíduo de saúde?

O que pode ser considerado resíduo de saúde? Existe uma definição publicada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que diz que resíduos sólidos dos serviços de saúde (RSS) são todos os descartes produzidos por estabelecimentos de saúde, como centros de pesquisa, hospitais laboratórios e postos.

Qual a classificação de resíduos de acordo com a RDC 222 18 da Anvisa?

resíduos de serviços de saúde do Grupo D: resíduos que não apresentam risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resíduos domiciliares, elencados no Anexo I desta Resolução; LVIII.

Quais são os resíduos químicos hospitalares?

Resíduos contendo substâncias químicas que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente.
  • Resíduos perigosos: antimicrobianos, hormônios sintéticos, quimioterápicos e materiais descartáveis por eles contaminados;
  • Saneantes e domissanitários. ...
  • Mercúrio e outros resíduos de metais pesados;

Quem recolhe o Descarpack?

“A empresa responsável é quem recolhe o lixo infectante de lá e encaminha para o destino final.

Qual deve ser o destino do lixo eletrônico?

Ou seja, as empresas fabricantes de novas tecnologias são responsáveis por recolher os lixos eletrônicos e dar a eles o destino correto. Já a sociedade deverá levar esses resíduos nas lojas onde comprou para que elas encaminhem aos fabricantes o lixo eletrônico.

Qual a destinação final adequada dos RSS?

A disposição final dos RSS é o confinamento destes resíduos, em aterro sanitário ou vala séptica, depois de haverem sido submetidos a um tratamento como a desinfeção, esteriliza- ção ou incineração (id., 1996).

Como armazenar lixo infectante?

Os resíduos infectantes e perfuro cortantes devem ser separados dos resíduos comuns para o acondicionamento correto. Os perfuro cortantes devem ser acondicionados em caixas de material rígido. E os infectantes em sacos plásticos brancos leitosos.

Artigo anterior
O que é educação não formal e como ela pode contribuir para uma melhoria no ensino?
Artigo seguinte
Como montar marmita para o trabalho?