Como se alimenta a água viva?

Perguntado por: Lucas Jaime Fernandes Matos  |  Última atualização: 5. April 2022
Pontuação: 5/5 (16 avaliações)

A água-viva é carnívora, ou seja, ela come outros animais; as menores comem algas e outros plânctons minúsculos, as maiores comem crustáceos e outros animais aquáticos grandes. Ela não procura pessoas para atacar porque seu sistema nervoso é simples demais para isso.

Quem come a água viva?

Alguns animais, como as tartarugas-cabeçudas, o peixe-lua e o peixe-enxada, comem água-viva. Alguns peixes jovens vivem sobre ou até mesmo dentro da água-viva. Eles se escondem nos tentáculos para evitar serem comidos por predadores até ficarem adultos. Algumas pessoas (na China e no Japão) também comem água-viva.

Como funciona a água viva?

Águas-vivas se movimentam nas águas promovendo contrações do corpo ou levadas pelas correntes marítimas. Quando se sentem ameaçadas, soltam um tipo de ferrão microscópio dotado de filamentos que injetam uma substância venenosa na pele do suposto agressor, produzindo uma dor intensa semelhante à da queimadura.

Como a água viva se desloca?

Normalmente se locomovem com as correntes. O animal não tem forças para ir contra a correnteza, exceto algumas que nadam lançando um jato de água.

Qual é o predador natural da água viva?

Tartarugas-marinhas são predadoras das águas-vivas. De cardápio variado, as águas-vivas se alimentam principalmente de plânctons, ovos e larvas de invertebrados e peixes.

ALIMENTANDO minhas ÁGUAS-VIVAS de ESTIMAÇÃO pela PRIMEIRA VEZ

24 questões relacionadas encontradas

Qual é a água viva mais perigosa do mundo?

A água-viva-caixa-australiana é considerada a criatura mais perigosa do mundo e pode ser encontrada principalmente em regiões da Austrália e da Ásia.

Qual a diferença entre água viva e medusa?

Vamos começar por dizer que “medusa” é um nome alternativo para “água-viva” – ou melhor, trata-se da designação do mesmo animal, mas em fases de vida diferentes. A medusa nada mais é do que uma água-viva na fase adulta. ... Esta é a primeira diferença que podemos estabelecer entre esses dois animais.

Como ocorre a queimadura por água viva?

Quando você encosta em uma água-viva, ela ejeta filamentos cheios de toxinas, que perfuram a pele. ... A água do mar entra no cnidócito e os nematocistos, cheios de toxinas, são ejetados. Como se fosse uma agulha hipodérmica, esse filamento penetra no corpo. A picada dá a sensação de queimadura.

O que acontece se encostar em uma água viva?

A picada de água viva é um acidente relativamente frequente na praia, pois esses animais vivem em praticamente todos os tipos de água. Os sintomas da picada surgem após entrar em contato com os tentáculos da água viva, que possuem uma substância venenosa que, quando em contato com a pele, causa dor e queimação.

Qual o habitat da água viva?

A água-viva vive principalmente no oceano, mas, na verdade, ela não é um peixe, e sim um plâncton. Tem seu corpo gelatinoso e tentáculos bamboleantes, flutua na água ou tem capacidade de nado tão limitada que as correntes controlam seus movimentos horizontais.

Pode pegar água viva na mão?

Não tocar na água-viva com a mão no caso de estar aderida à pele.

Quando a água viva morre?

A água-viva é capaz de transformar todas as células existentes em um estado mais novo. Digamos que ela morre, mas ressuscita mais nova. O processo científico é chamado transdiferenciação e é usado quando uma célula já diferenciada sofre uma transgressão dessa diferenciação e se torna um outro tipo de célula.

Quanto tempo dura a água viva?

Geralmente, as águas-vivas não vivem mais de 6 meses. Mas uma delas, a Turritopsis dohrnii, conseguiu driblar esse destino — e, de quebra, revolucionar os conceitos de vida e morte. Ela tem a capacidade de rejuvenescer indefinidamente as próprias células, ou seja, é essencialmente imortal.

Pode comer cnidário?

É consumida em sopas, petiscos e saladas, entre outras formas. Nem todos na Ásia a consomem da mesma maneira, nem as mesmas espécies que os chineses.

Qual água viva não queima?

Na realidade as águas-vivas não queimam como falamos popularmente. Queimaduras ocorrem após um contato com algo quente, o que não é o caso desses cnidários, que além de frios, ficam na água do mar. ... Dentro dos cnidários existem quatro grandes grupos de águas-vivas: Hydrozoa, Cubozoa, Scyphozoa e Staurozoa.

Porque urinar na queimadura de água viva?

Isso porque o animal marinho vai se sentir ameaçado e seu principal meio de defesa é a liberação de toxinas que estão presentes nos tentáculos, o que causa a irritação na pele e a sensação de ardência. Neste caso, o senso popular diz que a urina seria um "santo remédio" para acidentes com medusa.

Quanto tempo dura a dor da queimadura de água viva?

A queimadura dói de forma intensa por até 30 minutos, mas, depois, a pessoa deve permanecer apenas com uma sensação dolorosa, que pode durar 24 horas. Para aliviar esse incômodo, é recomendado fazer compressas com água morna. Nesse caso, pode ser água doce, mineral ou da torneira.

Porque as águas vivas atacam?

1. O aumento da temperatura e o ciclo marinho. ... Com o aumento da temperatura da água, o ambiente fica propício à reprodução das águas-vivas, fazendo com que elas venham a aparecer com mais frequência nas praias, principalmente as adultas e maiores.

Porque a água viva não queima a palma da mão?

Não. Os tentáculos não aderem à pele. O que pode acontecer é ter alguns tentáculos soltos, à deriva na água, e eles grudarem na pele.

Qual a célula que é responsável pelas queimaduras provocadas pelas águas vivas?

Também conhecida como medusa, essa criatura possui células chamadas cnidócitos, dotadas de filamentos que injetam toxinas na pele de suas vítimas, produzindo a sensação de queimadura.

Como identificar uma água-viva?

A água-viva é transparente, difícil de enxergar na água, passando frequentemente despercebida. Já as caravelas apresentam uma bolsa de cor púrpura ou azulada que flutua acima da linha da água, sendo facilmente visível. Ambas são capazes de envenenar a pele humana.

O que é medusa no mar?

A medusa (Cyanea lamarchi), também chamada de mãe d'água e água-viva, alforrecas, são formas de vida livre dos cnidários adultos, pertencentes às classes Scyphozoa, Hydrozoa e Cubozoa. Quase todas as medusas habitam os oceanos. ... Medusas da classe Scyphozoa, geralmente, não possuem picada fatal.

Que que é uma medusa?

Medusa era uma terrível criatura de olhar petrificante e cabeleira formada por serpentes, que faz parte da mitologia grega. ... A lenda conta que Perseu matou a Medusa e entregou a cabeça a Atena, que a colocou em seu escudo, como símbolo de vitória.

Qual a água-viva mais perigosa do Brasil?

O nome água-viva já causa respeito por si só, uma vez que esses invertebrados estão associados à dor, devido à sua picada. No entanto, nem todas as espécies desse grupo são venenosas.
...
As 5 águas-vivas mais venenosas
  1. Água-viva urtiga do mar. ...
  2. Vespa-do-mar. ...
  3. A água-viva Irukandji. ...
  4. Água-viva-cabeluda. ...
  5. Caravela portuguesa.

Qual é a vespa-do-mar?

Nas águas dos oceanos Índico e Pacífico, perto da costa nordeste da Austrália e sudeste do continente asiático, vive o animal mais venenoso do mundo: a vespa-do-mar (Chironex fleckeri), uma espécie de medusa parecida com uma água-viva comum, mas muito mais letal.

Artigo anterior
Como fica a pele pós laser CO2?
Artigo seguinte
O que diz o Salmo 94?