Como foi o fim da Revolta dos Malês?

Perguntado por: Melissa Filipa Pinto de Soares  |  Última atualização: 22. Mai 2025
Pontuação: 4.6/5 (43 avaliações)

A Revolta dos Malês foi uma revolta popular de escravizados africanos que ocorreu durante o Império do Brasil, em Salvador, capital da Bahia, em 24 de janeiro de 1835. Considerado o maior levante de escravizados da história do Brasil.

Como se encerrou a Revolta dos Malês?

Ao todo, quatro dos envolvidos foram condenados à morte, sendo eles: Jorge da Cruz Barbosa (Ajahi), Pedro, Gonçalo e Joaquim. Esses quatro foram executados por fuzilamento. Essa intentona contribuiu para aumentar a repressão sobre a população de escravos e libertos em Salvador.

Qual foi a consequência da Revolta dos Malês?

Quais foram as consequências da Revolta dos Malês? A Revolta dos Malês foi reprimida violentamente pelas autoridades locais e resultou na execução de muitos escravos africanos muçulmanos. A repressão ajudou a consolidar o poder das elites brancas sobre os escravizados e aumentar a repressão contra eles.

Quem foi que denunciou a Revolta dos Malês?

Segundo os registros históricos, Guilhermina, negra liberta, traiu a revolta e denunciou seus líderes. A repressão foi terrível. Pegos de surpresa, os rebeldes se dividiram e se espalharam pela cidade. Boa parte se dirigiu a Vitória, bairro de maioria malê, e ao convento das Mercês.

Qual era o objetivo central da Revolta dos Malês?

Os objetivos eram, entre outros, acabar com a imposição do catolicismo, abolir o regime escravocrata e fundar uma república islâmica no nordeste do Brasil. Esse movimento ficou conhecido como a Revolta dos Malês.

A REVOLTA DOS MALÊS - EDUARDO BUENO

16 questões relacionadas encontradas

Como terminou a revolta de sabinada?

A revolta foi facilmente vencida e chegou ao fim um ano após ter eclodido, em março de 1838. Três líderes da Sabinada foram executados e outros três condenados ao desterro. O principal líder, Francisco Sabino Álvares da Rocha Vieira, recebeu pena de desterro e foi enviado para o Mato Grosso.

Qual foi o local da Revolta dos Malês?

A Revolta do Malês aconteceu em Salvador no dia 25 de janeiro de 1835. Naquela época, essa capital era uma das principais cidades escravistas do Brasil.

Quem lutou na Revolta dos Malês?

Os envolvidos nessa revolta foram, em sua maioria, escravos nagôs (também conhecidos como iorubás) e haussás – embora os segundos estivessem em menor número. Os participantes da revolta eram, em geral, muçulmanos, embora tenham existido aqueles que fossem adeptos de religiões de matriz africana.

Como começou a Revolta dos Malês?

Furacão Michael revelou um antigo forte ocupado por escravos nos EUA. Os malês — "muçulmanos", na língua iorubá — eram povos africanos escravizados que, impedidos de exercer suas crenças islâmicas, organizaram um movimento de resistência motivado pela repressão das autoridades baianas.

Qual era a religião dos Malês?

Os malês era um grupo de origem nagô praticantes da religião muçulmana e falantes da língua árabe.

Como eram os Malês?

Os malês eram bilíngues e alfabetizados em árabe, com um nível cultural superior ao dos brasileiros da época. Inconformados com a condição de escravos, articularam vários levantes que desaguaram no maior deles durante o Ramadã (mês de jejum islâmico) em Salvador, 1835.

O que marcou a Revolta dos Malês?

Em janeiro de 1835 um grupo de cerca de 1500 negros, liderados pelos muçulmanos Manuel Calafate, Aprígio, Pai Inácio, dentre outros, armou uma conspiração com o objetivo de libertar seus companheiros islâmicos e matar brancos e mulatos considerados traidores, marcada para estourar no dia 25 daquele mesmo mês.

Qual foi a maior Revolta de escravos no Brasil?

188 anos da Revolta dos Malês: 70 escravizados foram mortos pelo governo.

Qual é o nome do escravo que escreveu o plano de ataque?

Plano de ataque - Ivan Sant'Anna - Grupo Companhia das Letras.

O que queriam os revoltosos?

Os revoltosos propunham o fim do catolicismo, o assassinato e o confisco de bens de todos os brancos e mestiços, a implantação de uma monarquia islâmica no Brasil, bem como defendiam também a escravização ou assassinato dos não islâmicos.

O que foi sabe nada?

A Sabinada foi uma revolta que aconteceu na província da Bahia entre os anos de 1837 e 1838, durante o Brasil Império. Nesse período, o Brasil não tinha nenhum imperador no trono e o comando do império brasileiro estava nas mãos dos regentes, por isso afirma-se que a revolta da Sabinada ocorreu no Período Regencial.

Qual foi o local da Farroupilha?

Leonardo dos Reis Gandia: A chamada “Revolução Farroupilha” foi uma rebelião ocorrida na província do Rio Grande do Sul, entre os anos de 1835 e 1845, a mais longa da história do Brasil Império.

O que marcou a Balaiada?

A repressão à Balaiada marcou o início da chamada "política da pacificação", pela qual Caxias sufocou as agitações que ocorreram durante o Império.

Qual é a origem do nome malê?

nome de dois géneros

[Brasil: Baía] Nome atribuído aos escravos islamizados trazidos do Norte de África.

Como eram chamados os navios negreiros?

Os navios negreiros que transportavam africanos até o Brasil eram chamados de tumbeiros, porque grande parte dos negros, amontoados nos porões, morria durante a viagem. O banzo (melancolia), causado pela saudade da sua terra e de sua gente, era outra causa que os levava à morte.

Quais as causas e consequências da Revolta dos Malês?

Qual foi o principal motivo da Revolta dos Malês? Os revoltosos estavam insatisfeitos com as condições de vida, principalmente em relação à escravidão. Outros fatores que os incomodavam também, foram a imposição do catolicismo e o preconceito existente contra os negros.

Quem é Manuel Calafate?

Segundo testemunhos, Manoel Calafate foi uma das primeiras vítimas do levante, nas imediações de sua moradia, apesar de não ter constado da relação dos falecidos.

O que aconteceu em 1838 no Brasil?

Em dezembro de 1838, eclodiu a revolta popular conhecida como Balaiada, na província do Maranhão. Com início no dia 13 daquele mês, o levante se estendeu até o ano de 1841.

Artigo anterior
Quantas vezes posso usar a mesma erva no tereré?
Artigo seguinte
Quantas vezes devo usar máscara reconstrutora?