Como saber se o dente tá morto?

Perguntado por: César Vasco Anjos  |  Última atualização: 24. Juni 2025
Pontuação: 4.7/5 (16 avaliações)

Quais são os sinais de dente morto?
  1. escurecimento dental;
  2. dor de dente;
  3. aparecimento de pus na região;
  4. mau hálito;
  5. inchaço no rosto.

Como identificar um dente morto?

Dente escuro e dolorido podem ser indicadores

“Mas esse elemento também pode ficar dolorido ao toque e até mesmo surgir uma fístula na gengiva na direção do dente”, explica Claudio. Nesse segundo caso, ocorre também a saída de pus. No entanto, esses sinais podem confundir e trazer a suspeita de outras doenças.

O que fazer quando o dente está morto?

Ao diagnosticar o nervo do dente morto, o cirurgião-dentista recomenda ao paciente o tratamento endodôntico, ou seja, uma técnica para tratar disfunções na parte interna do dente. Assim, o especialista recupera a região da polpa ou nervo dental, removendo o tecido pulpar para, em seguida, vedar o canal.

Como saber se o dente está vivo?

Para saber se o seu dente morreu, antes de ir ao consultório odontológico, claro, você deve prestar atenção na cor dele. Geralmente, quando o nervo morre, acontece o escurecimento dental. O dente também fica dolorido quando é tocado e pode até surgir uma fístula na gengiva, com saída de pus.

Como saber se o dente não tem mais jeito?

Conheça-os a seguir.
  1. Dor de dente. Esse é o indício mais frequente de que o canal do dente precisa ser tratado por apresentar algum comprometimento. ...
  2. Dor no maxilar. ...
  3. Inchaços. ...
  4. Infecções e/ou abcessos. ...
  5. Alteração na cor do dente.

INCRIVEL reconstrução de dente danificado por cárie: Endodontia em 4K

35 questões relacionadas encontradas

Quando não é possível salvar um dente?

São exemplos de problemas que podem indicar a extração de dentes: Cáries extensas com envolvimento da região furca (espaço entre as raízes dentárias) Fratura dentária. Doença periodontal avançada.

Quanto tempo leva para a cárie destruir o dente?

Afinal, quanto tempo a cárie demora para destruir o dente? Segundo especialistas, a cárie pode levar até 3 anos para penetrar no esmalte do dente. Contudo, seu avanço nas demais camadas é bem mais rápido. Em mais ou menos 1 ano após transpor o esmalte, a cárie pode destruir o dente.

Quando devo me preocupar com dente?

Quando devo me preocupar com a dor de dente? Ao primeiro sinal de dor de dente o dentista deve ser procurado. Isso porque a dor representa um quadro de alerta, mesmo que não seja intensa. Além disso, quando a enfermidade é tratada de forma inicial, evita-se a perda do dente.

O que fazer quando o dente começa a ficar preto?

Se você passou por um tratamento de canal e notou que o dente está acinzentado ou escuro, o ideal é procurar um dentista. Isso porque essa reação pode acontecer, mas não é normal que ocorra em apenas um dente. É que, com o passar do tempo, nossos dentes escurecem de forma natural.

O que acontece quando a cárie atinge o nervo?

A cárie dói quando a lesão chega próxima do nervo e essa dor pode variar entre leve e intensa, dependendo da evolução do quadro e do comprometimento da região.

O que é cárie morta?

Como já mencionado, a cárie inativa ocorre quando a cárie dental fica paralisada. Já quando se trata de uma cárie ativa, ela dá continuidade ao processo de deterioração do dente.

Como saber se o nervo do dente foi atingido?

Sintomas de lesão no nervo alveolar inferior
  1. dormência ou formigamento na parte de baixo do queixo e lábios;
  2. fraqueza muscular na mandíbula, principalmente na hora de se alimentar;
  3. sensação de choque na região;
  4. dificuldade em falar, engolir ou mastigar;
  5. paladar modificado;

Quanto tempo para um dente se decompor?

De 4 a 6 meses.

Como saber se matou a raiz do dente?

Alguns dos sintomas mais comuns incluem: Dor: a dor é um dos sintomas mais evidentes. O paciente pode sentir dor constante, aguda ou sensibilidade ao morder, ou mastigar. Inchaço: a área ao redor do dente afetado pode ficar inchada, indicando uma possível inflamação.

O que causa morte por dente?

Por que os dentes infectados são mortais? Poucas pessoas sabem que uma infecção na boca pode se espalhar, no pior dos casos, pode migrar para o cérebro. É aí que fica perigoso e muitas vezes, intratável. Mesmo um dente rachado pode colocar em risco quando as bactérias se espalham para a polpa do dente.

Porque o dente fica preto por dentro?

Os principais motivos que levam a isso são o envelhecimento, o consumo exagerado de comidas e bebidas pigmentados, traumas, cárie, infecções, tártaro, tratamento de canal e uso de remédios, como antibióticos.

Como clarear dente necrosado?

De forma geral, três substâncias são utilizadas para o clareamento de dentes escurecidos : perborato de sódio, peróxido de hidrogênica e peróxido de carbamida. Os diversos tipos de pigmentos responsáveis pelo escurecimento dentário respondem de forma diferente de acordo com o tipo de agente clareador.

O que é uma necrose no dente?

A necrose pulpar trata-se da morte da parte viva do dente que é chamada de polpa. A polpa dentária, por sua vez, é a camada mais interna do elemento dental que contém nervos, vasos sanguíneos e o tecido conjuntivo, sendo uma região muito sensível e que deve ser preservada.

Quando o dente se torna perigoso?

O dente infeccionado é uma situação grave, que se caracteriza pela entrada de bactérias na cavidade dental. Sendo assim, essas bactérias se depositam entre os dentes e o osso e, em alguns casos, podem chegar até a raiz.

Como saber se o dente com canal está inflamado ou infeccionado?

Fortes sintomas de dente com canal inflamado são:
  1. Dor nos dentes.
  2. Dor no maxilar.
  3. Dor na região do pescoço.

Quais os sintomas de uma infecção no dente?

Dente infeccionado: sintomas

Dor aguda ao mastigar, sensibilidade ao toque e inchaço na gengiva são indícios frequentes. Caso esses sintomas persistam, procure um dentista.

Como saber se a cárie e profunda?

Os sintomas são os de uma "dor de dentes", para usar uma linguagem comum: uma dor intensa, constante, súbita e disseminada por toda a área do rosto onde se encontra o dente afetado. A dor deve-se ao facto de a polpa ser um tecido que contém muitos nervos.

Como saber se a cárie é grave?

A formação de um abcesso é a última fase de uma cárie dentária, sem dúvida a mais dolorosa. Quando a infeção atingir a extremidade da raiz, os ossos adjacentes correm também o risco de infeção. As gengivas e a língua ficam normalmente inchadas, o que pode afetar a fala e implicar o risco de outras doenças.

Como saber se a cárie vira canal?

Dificuldades para mastigar

Se você sente dor ao comer alimentos açucarados, pode ser um sinal de cárie extensa ou retração de sua gengiva . Um tratamento de canal é recomendado se a cárie atingir o tecido nervoso. Além disso, se houver inchaço sem dor, é possível que haja uma infecção seguida de um abcesso.

O que é melhor extrair o dente ou fazer canal?

Quando a infecção do canal ainda não é muito profunda e não prejudica a saúde da raiz, muito provavelmente o tratamento de canal é o mais indicado. Afinal, a preservação de cada dente é extremamente importante para a saúde bucal.

Artigo anterior
O que é avaliação pelo método comparativo?
Artigo seguinte
O que usar para diluir verniz vitral?