O que é SUS e quais seus objetivos?

Perguntado por: Patrícia Cláudia de Pereira  |  Última atualização: 31. März 2025
Pontuação: 4.8/5 (43 avaliações)

O Sistema Único de Saúde - SUS é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Primária, até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país.

O que é e como funciona o SUS?

Como funciona o atendimento no SUS? O sistema de atendimento funciona de modo descentralizado e hierarquizado. O que quer dizer descentralização? Significa que a gestão do sistema de saúde passa para os municípios, com a conseqüente transferência de recursos financeiros pela União, além da cooperação técnica.

O que é o SUS quais são os seus princípios?

Nesse sentido, o SUS é um projeto que assume e consagra os princípios da Universalidade, Equidade e Integralidade da atenção à saúde da população brasileira, o que implica conceber como “imagem-objetivo” de um processo de reforma do sistema de saúde “herdado” do período anterior, um “sistema de saúde”, capaz de ...

Quais são os 4 pilares do SUS?

Guia completo dos princípios do SUS
  • Universalidade. Todo cidadão tem direito à saúde e acesso a todos os serviços públicos de saúde. ...
  • Integralidade. Todas as pessoas devem ser atendidas desde as necessidades básicas, de forma integral. ...
  • Equidade. ...
  • Descentralização. ...
  • Regionalização. ...
  • Hierarquização. ...
  • Participação social.

O que é SUS e qual é o seu objetivo?

O SUS representa uma conquista da sociedade brasileira porque promove a justiça social, com atendimento a todos os indivíduos. Além disso, é o maior sistema público de saúde do mundo, atendendo a cerca de 190 milhões de pessoas, sendo que 80% delas dependem exclusivamente do sistema para tratar da saúde.

SUS - Princípios e Diretrizes do Sistema Único de Saúde | Resumão

20 questões relacionadas encontradas

Qual objetivo foi criado o SUS?

O SUS é uma conquista da sociedade brasileira e foi criado com o firme propósito de promover a justiça social e superar as desigualdades na assistência à saúde da população, tornando obrigatório e gratuito o atendimento a todos os indivíduos.

Quais são os principais objetivos da saúde pública?

Promover a qualidade de vida e reduzir vulnerabilidade e riscos à saúde relacionados aos seus determinantes e condicionantes – modos de viver, condições de trabalho, habitação, ambiente, educação, lazer, cultura, acesso a bens e serviços essenciais.

Quais são as 3 principais diretrizes do SUS?

Universalidade; • Eqüidade; • Integralidade.

Como é dividido o SUS?

São três os níveis de atenção à saúde pública no Brasil: Primário, secundário e terciário. Eles foram adotados para organizar os tratamentos oferecidos pelo SUS a partir de parâmetros determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Sua finalidade é proteger, restaurar e manter a saúde dos cidadãos.

Quais os três pilares principais do SUS?

Conselho Nacional de Saúde. O Pacto pela Saúde, aprovado pelo CNS em fevereiro, está estruturado em três pilares: Pacto pela Vida, Pacto em Defesa do SUS e Pacto de Gestão.

Qual foi a lei que criou o SUS?

Em 19/9/1990 foi assinada a Lei nº 8080 que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes, instituindo o Sistema Único de Saúde (SUS).

Quais são os 7 princípios do SUS?

Em todo o país, o SUS deve ter a mesma doutrina e a mesma forma de organização, sendo que é definido como único na Constituição um conjunto de elementos doutrinários e de organização do sistema de saúde, os princípios da universalização, da eqüidade, da integralidade, da descentralização e da participação popular.

Qual foi o governo que criou o SUS?

Tinha início o governo Collor, coincidindo com o processo de implantação do Sistema Único de Saúde e de um novo arcabouço jurídico: a Constituição Federal de 1988, as Constituições Estaduais, as Leis Orgânicas Municipais, a Lei 8.080/90 e a Lei 8.142/90. 09.

Quem é o responsável pelo SUS?

A gestão federal da saúde é realizada por meio do Ministério da Saúde. O governo federal é o principal financiador da rede pública de saúde.

O que diz a Lei 8080 90 resumo?

Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.

O que é Atenção Básica no SUS?

A Atenção Básica é a principal porta de entrada e o centro articulador do acesso dos usuários ao Sistema Único de Saúde (SUS) e às Redes de Atenção à Saúde, orientada pelos princípios da acessibilidade, coordenação do cuidado, vínculo, continuidade e integralidade.

Quais são os principais serviços oferecidos pelo SUS?

Principais serviços: consultas médicas e consultas com enfermeiros, curativos, vacinas, tratamento odontológico, prevenção ao câncer de colo de útero e mama, encaminhamentos para especialidades, fornecimento de medicação básica para o tratamento de hipertensão e diabetes, coleta de exames laboratoriais entre outros.

Qual o órgão responsável pela saúde pública?

O Ministério da Saúde é o órgão do Poder Executivo Federal responsável pela organização e elaboração de planos e políticas públicas voltados para a promoção, a prevenção e a assistência à saúde dos brasileiros.

Quantos sistemas tem o SUS?

Em quase 25 anos de atuação, o DATASUS já desenvolveu mais de 200 sistemas que auxiliam diretamente o Ministério da Saúde no processo de construção e fortalecimento do SUS.

Qual é a diretriz mais importante do SUS?

Entre as diretrizes do SUS, estão a regionalização e Hierarquização da rede. Muitas vezes com recursos escassos, os gestores municipais e estaduais precisam buscar a melhor forma de garantir a eficácia, a eficiência e a efetividade do Sistema Único de Saúde.

Quais são as 6 diretrizes do SUS?

Princípios: universalidade, equidade e integralidade; e. Diretrizes: regionalização, hierarquização, cuidado centrado na pessoa, territorialização, resolutividade, ordenação da rede, população adscrita, longitudinalidade do cuidado, participação da comunidade.

Quando foi criado o SUS em que governo?

A primeira política pública de atenção à saúde no Brasil foi promovida na Primeira República, no governo do presidente Rodrigues Alves, em 1897. Foi criada, nesse ano, a Diretoria Geral de Saúde Pública, órgão que, em 1903, foi chefiado pelo grande sanitarista brasileiro Oswaldo Cruz.

O que o SUS oferece gratuitamente?

Além do atendimento primário feito em postos de saúde e hospitais, os serviços gratuitos do SUS incluem: calendário de vacinação, tratamento para doenças crônicas, transplantes, cirurgias bariátricas e até mesmo fornecimento de medicamentos de alto custo de modo vitalício.

Quais são as três funções da saúde pública?

Prevenção de enfermidades e promoção da saúde em grupos populacionais definidos; Acesso equitativo aos serviços, a garantia de sua qualidade e a incorporação da perspectiva da saúde pública nas políticas nacionais de saúde.

Como o SUS promove a saúde?

Paralelamente à realização de consultas, exames e internações, o SUS também promove campanhas de vacinação e ações de prevenção de vigilância sanitária, como fiscalização de alimentos e registro de medicamentos.

Artigo anterior
Porque comer 3 vezes ao dia?
Artigo seguinte
Tem como desligar a luz do controle do PS4?