O que é avaliação pelo método comparativo?

Perguntado por: Kyara Ema Branco Torres  |  Última atualização: 24. Juni 2025
Pontuação: 5/5 (26 avaliações)

O método comparativo direto de dados do mercado se fundamenta no princípio segundo o qual bens semelhantes, em mercados semelhantes, têm preços semelhantes e, consequentemente, as eventuais diferenças de preços serão proporcionais às diferenças das características dos bens e dos respectivos mercados.

O que é método de avaliação comparativo?

O método comparativo de dados é baseado em levantar informações de imóveis com características semelhantes para estipular um valor condizente com o mercado. Esse método está diretamente relacionado com o que as normas ABNT NBR 14653-1 2019 indicam como o mais adequado na hora de avaliar um imóvel.

O que é o método comparativo de mercado?

O Método comparativo de dados de mercado é o método mais empregado para avaliação de bens, já que é realizado com base na comparação de dados de mercado que possuem atributos semelhantes aos do bem avaliando.

Qual o método mais utilizado em avaliações de imóveis?

1 – Método Comparativo de Mercado

É o mais utilizado, principalmente para imóveis residenciais ou comerciais. Ele consiste em analisar o valor de mercado de imóveis semelhantes na mesma região para estabelecer o valor do imóvel em questão.

Qual método de avaliação é mais comum é recomendado pela norma?

O Método comparativo de dados de mercado (MCDM), é o mais utilizado atualmente conforme à norma NBR 1453-2 (ABNT,2011)2.

FERRAMENTA GRATUITA PARA AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS - MÉTODO COMPARATIVO

22 questões relacionadas encontradas

Quais os três tipos de métodos que podem ser utilizados em uma avaliação?

Os principais tipos de avaliação são diagnóstica, formativa e somativa e a principal diferença entre elas é quanto à finalidade. Conheça mais sobre o assunto para saber quando usar cada uma. Como o nome já sugere, a avaliação diagnóstica visa identificar o que o estudante já conhece, ou seja, fazer o diagnóstico.

Quais são os métodos de avaliação?

Tipos de avaliação escolar para aplicar no dia a dia
  • Avaliações Diagnósticas.
  • Avaliações Formativas.
  • Avaliações Somativas.
  • Avaliações Comparativas.

Quais são os cinco métodos para Avaliação Imobiliária segundo uma norma ABNT?

Os cinco métodos oficiais autorizados de avaliação de imóveis da NBR 14653 são:
  • Método comparativo de dados 1 de mercado com a organização, por fatores;
  • Método comparativo direto de dados de mercado como organização, por inferência estática;
  • Método involutivo;
  • Método evolutivo;
  • Método da capitalização de renda.

Quais são os três elementos requeridos na avaliação de imóveis?

A localização (incluindo infraestrutura, acessibilidade e polos de influência); Área do terreno e área construída; Padrão construtivo - (materiais e acabamentos empregados na construção);

Qual o método de avaliação de imóveis é recomendado pela ABNT?

O método comparativo direto de dados de mercado, segundo determinação das normas da ABNT, é o mais exato e importante, devendo, sempre que possível, ser utilizado na avaliação dos imóveis urbanos e rurais.

Onde é usado o método comparativo?

O método comparativo é adequado quando os dados não podem ser controlados experimentalmente e o número de casos é pequeno. Estudo de Caso: permite intensa examinação dos casos. Limite: contribui menos para construção de teoria que estudos com casos múltiplos.

Qual é o método deve ser aplicado na avaliação imobiliária feita por corretores de imóveis?

Método Comparativo de Mercado

É o mais utilizado, principalmente se o seu caso é de imóveis residenciais ou comerciais. É uma comparação direta da sua propriedade em relação a dados relevantes do mercado imobiliário.

O que é método comparativo direto de custo?

O método comparativo direto para avaliação de custos considera imóveis semelhantes em uma análise, pois desse modo permite determinar como será o projeto e também os custos envolvidos nessa produção. Já o método comparativo de quantificação de custo é usado para reedição de benfeitorias.

Qual o objetivo da avaliação comparativa?

A avaliação comparativa tem como objetivo medir e comparar o desempenho e as habilidades dos alunos em relação a um padrão ou critério estabelecido. Pode ser usada para qualificar o ensino, possibilitando a reflexão sobre o que foi aprendido e o que ainda precisa ser ensinado.

Quais as características da avaliação comparativa?

A avaliação comparativa concentra-se em comparar o desempenho de um aluno em momentos diferentes ou em relação a padrões específicos. Esse tipo de avaliação ajuda a monitorar o progresso ao longo do tempo e a avaliar como os alunos estão progredindo em relação a metas ou critérios predefinidos.

Quando surgiu o método comparativo?

Buscando suas origens, o desenvolvimento da concepção de método comparativo se deve, em grande parte, ao trabalho de John Stuart Mill, Sistema de Lógica Dedutiva e Indutiva, de 1843.

E a metodologia mais utilizada para a avaliação de imóveis e consiste em comparar a venda ou o aluguel de imóveis semelhantes?

Comparativo direto

Este é o jeito mais comum de avaliar imóveis, tanto residenciais quanto comerciais. E, como o próprio nome diz, o avaliador faz uma pesquisa de comparação entre imóveis parecidos do mesmo mercado para determinar o valor de mercado do imóvel avaliado.

O que quer dizer a sigla PTAM?

O Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica (PTAM) pode ser realizado por uma imobiliária, porém, o corretor de imóveis, pessoa física, precisa chancelar esse documento. O CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) é o órgão responsável por fornecer o selo certificador para ser utilizado no PTAM.

Como fazer uma boa avaliação de um imóvel?

Como avaliar o valor de um imóvel: veja 6 dicas que vão te ajudar
  1. Fazer uma boa pesquisa.
  2. Estudar a localização.
  3. Analisar o acabamento e a conservação.
  4. Observar os complementos.
  5. Procurar um corretor com CRECI.
  6. Verificar a documentação.

Qual o método mais utilizado para avaliação de imóveis urbanos?

O método comparativo direto de dados, ou abordagem de mercado, é o mais conhecido e utilizado na hora de avaliar um imóvel urbano, principalmente em imóveis residenciais e comerciais.

Quais são os principais pontos a serem analisados na avaliação de um imóvel?

Em resumo, além dos principais aspectos analisados na avaliação imobiliária, como tamanho, estrutura, acabamento, idade, localização, documentação, posicionamento na quadra e infraestrutura pública, o laudo de vistoria de um imóvel fornece informações essenciais sobre o estado físico e possíveis problemas encontrados ...

Quais são os procedimentos gerais de avaliação conforme a NBR 14653?

Quais são os procedimentos gerais de avaliação conforme a NBR 14653?
  • a classificação quanto à natureza do bem;
  • as terminologias, definições, abreviaturas e símbolos;
  • a descrição das atividades;
  • a definição da metodologia que será adotada durante a avaliação do bem;

Quais são os 4 tipos de avaliação?

Os principais tipos de avaliação que existem são: diagnóstica, formativa e somativa, que diferem entre si principalmente pela finalidade com que os resultados são utilizados.

Qual é o principal instrumento de avaliação?

A prova é o instrumento de avaliação mais comumente utilizado na escola.

Quais os instrumentos de avaliação mais utilizados?

Os instrumentos mais comuns ao sistema de avaliação somativa são: provas e trabalhos finais; avaliação final resultante da soma dos resultados obtidos durante o ano letivo; uma avaliação híbrida, composta pelas duas formas acima citadas (provas + trabalhos).

Artigo anterior
Como mudar o cabelo castanho escuro para castanho claro?
Artigo seguinte
Como saber se o dente tá morto?