Como saber se o bebê está com intolerância à lactose?

Perguntado por: Cristiano David Azevedo Correia  |  Última atualização: 22. Juni 2024
Pontuação: 4.1/5 (52 avaliações)

Os sintomas de intolerância à lactose em crianças são os mesmos apresentados pelos bebês: dor de estômago ou náusea, cólicas, inchaço, dor de barriga (abdominal), gases, fezes líquidas ou diarreia, vômitos, ganho de peso insatisfatório e assaduras.

O que o bebê sente quando tem intolerância à lactose?

Essa intolerância pode desencadear uma variedade de sintomas, tais como: náuseas, vômitos, diarreia, cólicas, excesso de gases e azia; podem também ter corrimento nasal, sinusite e tosse; bem como sintomas que afetam a pele: comichão, urticária e eczema.

Como são as fezes de quem tem intolerância à lactose em bebê?

excesso de gases; cólica. vômito. diarréia aguda (com fezes líquidas e ácidas, provocando assaduras).

Como saber se o leite faz mal para o bebê?

Então, se você perceber sintomas como vermelhidão, coceira na pele, vômitos fortes e diarreia, logo após as mamadas dos pequenos, pode ser um caso alérgico. Procure um pediatra de confiança para ter o diagnóstico correto e iniciar o melhor tratamento para as crianças.

Como é feito o teste de intolerância à lactose em bebê?

Teste de acidez das fezes

O teste de acidez das fezes é feito normalmente em bebês ou crianças que não podem fazer os outros tipos de exame. Dessa forma, para investigar a intolerância à lactose, deve ser recolhida uma amostra de fezes, que deve ser enviada para o laboratório para a análise.

Intolerância à lactose no bebê - sintomas e como lidar com ela

31 questões relacionadas encontradas

Qual o melhor leite para bebê com intolerância à lactose?

Nesse caso, a melhor indicação é trocar leite e derivados tradicionais por versões que não contêm lactose, sempre com a orientação do médico e nutricionista.

Como saber se o bebê de 2 meses e intolerante à lactose?

Para identificar se o bebê tem alergia à proteína do leite de vaca, deve-se observar o aparecimento de sintomas após tomada do leite, que normalmente são vermelhidão e coceira na pele, vômitos fortes e diarreia.

Quanto tempo dura a crise de intolerância à lactose?

Não há um período de crise específica, ou seja, não podemos afirmar que qual será a duração da crise. Os desconfortos normalmente começam de 30 minutos a 2 horas após a ingestão de alimentos que contenham a lactose. O consenso é que pode durar o tempo que a lactose fica presente no nosso organismo.

O que a mãe não pode comer quando o bebê tem intolerância à lactose?

Em caso de alergia à proteína do leite de vaca ¿ o aleitamento materno deve ser mantido, mas a mãe não poderá ingerir leite e qualquer alimento derivado, incluindo alimentos com aroma e/ou sabor artificial de queijo, manteiga, caramelo e creme de coco. Caso contrário, a criança pode ter uma reação alérgica.

Quais são os três tipos de intolerância à lactose?

Existem três tipos de intolerância à lactose de causas diferentes:
  • 1) Hipolactasia do “tipo adulto”. Ocorre na maioria da população mundial adulta, com incidência variável dependendo da localização e raça. ...
  • 2) Intolerância congênita à lactose. ...
  • 3) Intolerância secundária à lactose.

Quais são os sintomas mais graves de intolerância à lactose?

Sintomas: Os sintomas mais comuns são náusea, dores abdominais, diarréia ácida e abundante, gases e desconforto. A severidade dos sintomas depende da quantidade ingerida e da quantidade de lactose que cada pessoa pode tolerar. Em muitos casos pode ocorrer somente dor e/ou distensão abdominal, sem diarréia.

Quando devo me preocupar com o cocô do BB?

Cocô branco ou vermelho

Pode significar alguma alteração no fígado, que está impactando na digestão. Fezes vermelhas ou fezes avermelhadas também são um alerta, pois podem indicar sangramento interno. Nestas duas situações é muito importante consultar o pediatra o mais rápido possível.

O que acontece se não tratar a intolerância à lactose?

Se a intolerância à lactose não é detectada e diagnosticada, os problemas digestivos poderão ferir a mucosa e a flora intestinal e, em longo prazo, podem alterar a permeabilidade intestinal e permitir que algumas substâncias de tamanho considerável entrem na circulação sanguínea, produzindo uma série de problemas ...

Tem lactose no leite materno?

O leite materno também tem lactose, porém ele possui outros componentes que facilitam a digestão, por isso não provoca esses sintomas no bebê. O ideal é que o bebê se alimente exclusivamente com leite materno até os 6 meses de idade. Envie sua dúvida para (31) 9 8468-4731.

Qual fórmula não tem lactose?

NAN S.L. é uma fórmula infantil sem lactose para bebês de 0 a 12 meses de vida, indicada para lactentes e de seguimento para lactentes com necessidade de dieta específica, como intolerância à lactose.

Quais são os sintomas da APLV?

Algumas crianças apresentam enjôo, vômitos e diarréia logo após ou até 2h da ingestão do leite. Em geral esses sintomas vêm junto com as empolações da pele. São raros os sintomas respiratórios como entupimento, coriza, coceira ou espirros, mas caso ocorram, vem sempre junto com sintomas de pele.

Como eliminar a lactose do leite materno?

Para retirar a lactose do leite e de outros alimentos é preciso adicionar ao leite um produto específico que se compra na farmácia chamado lactase.

Como amamentar bebê com intolerância à lactose?

Nesse caso, o pediatra recomendará uma fórmula específica para a faixa etária do pequeno até que o intestino dele volte a produzir normalmente a lactase. Assim que sumirem os sintomas e o especialista autorizar, o bebê deve voltar ao peito e continuar se beneficiando do leite da mãe.

Quanto tempo lactose sai do leite materno?

No caso de mães que amamentam elas não podem ingerir alimentos que contenham leite de vaca ou derivados. No caso de ingestão é necessário de 2 a 4 semanas para a proteína ser totalmente eliminada.

Qual o remédio para intolerância à lactose infantil?

Latolise Gotas - PanVel Farmácias.

Quem tem intolerância à lactose pode tomar luftal?

Nesses casos, opta-se por luftal e dipirona ou paracetamol apenas. Sempre prefira o Buscopan gotas.

Como é a diarreia de quem tem intolerância à lactose?

Um adulto pode ter distensão e cólicas abdominais, diarreia líquida, flatulência, náusea, ruídos intestinais tipo bolhas ou roncos (borborigmo) e necessidade urgente de defecar entre trinta minutos e duas horas depois de ingerir alimentos contendo lactose.

Como saber se o bebê tem alergia à proteína do leite?

Crianças com esse tipo de reação normalmente desenvolvem tolerância ao leite antes que as demais.
  1. Vômitos tardios;
  2. Diarreia com ou sem muco e sangue;
  3. Sangue nas fezes.
  4. Cólicas e irritabilidade;
  5. Intestino preso;
  6. Baixo ganho de peso e crescimento.
  7. Inflamação do intestino.
  8. Assadura e/ou fissura perianal.

Como é o coco de um bebê de 2 meses?

O cocô do bebê até os seis meses de vida

A consistência é mole e aquosa e o cheiro é bem discreto e adocicado. A frequência costuma ser alta.

Como identificar diarreia em bebê que só mama?

Para saber se o bebê realmente está com diarreia, é possível avaliar na fralda se o coco está mais líquido que o normal, se a cor está diferente da habitual ou se o cheiro está mais forte, similar ao de ovo estragado, por exemplo.

Artigo anterior
Quando duas pessoas vivem juntos mas não são casados?
Artigo seguinte
O que é DC e AC?