Quais são as doenças endócrinas?

Perguntado por: Marta Loureiro  |  Última atualização: 10. Februar 2022
Pontuação: 4.6/5 (52 avaliações)

As principais doenças endócrinas são o diabetes mellitus, o hipotireoidismo e o hipertireoidismo, os nódulos e o câncer de tireóide, a osteoporose e a deficiência da vitamina D, obesidade e dislipidemias (aumento do colesterol ou triglicerídeos), a hiperprolactinemia (aumento da produção do hormônio prolactina, que ...

Quais as doenças endócrinas?

Doenças endócrinas
  • Hipertireoidismo. A doença de Graves é a causa mais comum do... ...
  • Hipotireoidismo. A face fica edemaciada, a voz rouca... ...
  • Doença de Cushing. A síndrome... ...
  • Doença de Addison. ...
  • Acromegalia. ...
  • Baixa estatura em crianças. ...
  • Diabetes. ...
  • Distúrbios da puberdade e da função reprodutiva.

O que é uma doença endócrina?

Os distúrbios endócrino-metabólicos são alterações dos hormônios do organismo que acarretam modificações importantes nas taxas de glicemia, colesterol e triglicerídeos.

Quais são os principais sintomas das doenças endócrinas?

Doenças da Suprarrenal: Aumento de peso, estrias avermelhadas, pelos excessivos, pressão alta ou baixa, puberdade precoce, além do escurecimento da pele podem significar problemas na glândula suprarrenal, que é responsável por vários hormônios, entre eles, o cortisol (hormônio do estresse).

O que são doenças Endócrino-metabólicas?

As doenças endócrino-metabólicas são aquelas relacionadas com a produção de hormônios como diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares, osteoporose e outros agravos e originam-se a partir de vários fatores. No entanto, estas doenças podem ser prevenidas ou controladas.

Quais são as diferentes doenças endócrinas ? ?

32 questões relacionadas encontradas

O que são as doenças metabólicas?

O metabolismo diz respeito ao conjunto de reações químicas e processos que o seu corpo executa para continuar funcionando. Sendo assim, as doenças metabólicas são aquelas relacionadas a mudanças inadequadas nessas reações, como excesso de determinada substância no corpo ou alterações no funcionamento de alguns órgãos.

Quais são os principais distúrbios metabólicos?

A síndrome metabólica é um conjunto de doenças que, associadas, vão levar ao aumento do risco de problemas cardiovascularesderrames e diabetes, Estas doenças são a obesidade – principalmente àquela caracterizada com aumento de cintura abdominal, pressão alta, alterações de colesterol, triglicérides e glicemia.

Quais as doenças endócrinas que causam obesidade?

Causas endócrinas para a obesidade
  • Síndrome do hipotálamo. O hipotálamo está localizado no cérebro e seu correto funcionamento é fundamental para que o organismo produza hormônios essenciais ao corpo. ...
  • Hipotireoidismo. ...
  • Síndrome de Cushing. ...
  • Genética.

Quais as principais consequências do mau funcionamento do sistema endócrino?

- É na tireoide que ocorrem os problemas hormonais mais comuns. Seu mau funcionamento traz sintomas como cansaço, aumento ou perda de peso, calor excessivo, prisão de ventre, irritabilidade, inchaço e queda de cabelo.

Como prevenir as doenças endócrinas?

Para a sua prevenção são necessários: a redução do sal na alimentação, bem como o controle alimentar e, da mesma forma, a atividade física regular.

Quais são as doenças do sistema nervoso?

Doenças neurodegenerativas como mal de Alzheimer, distrofia muscular e esclerose múltipla não têm cura, mas elas podem ser tratadas.
...
Lista de doenças neurológicas degenerativas
  • Mal de Alzheimer. ...
  • Mal de Parkinson. ...
  • Esclerose múltipla. ...
  • Esclerose lateral amiotrófica (ELA) ...
  • Distrofia muscular. ...
  • Atrofia muscular espinhal (AME)

Quais as glândulas endócrinas mais importantes?

As principais glândulas do sistema endócrino que individualmente fabricam um ou mais hormônios específicos, são:
  • Hipotálamo.
  • Hipófise. A sela turca protege a hipófise, mas deixa... ...
  • Glândula tireoide. ...
  • Glândulas paratireoides.
  • Células ilhotas do pâncreas.
  • Glândulas adrenais. ...
  • Testículos em homens e ovários na mulher.

O que é sistema endócrino e como funciona?

Como dissemos acima, o sistema endócrino é o responsável pela fabricação dos hormônios, responsáveis por manter o equilíbrio do corpo. Essa produção é feita por um conjunto de glândulas, e cada tipo de hormônio é destinado a um determinado órgão e serve para uma determinada função.

O que acontece quando a hipófise não funciona?

Outros sintomas possíveis são dependentes da destruição do tecido hipofisário normal comprometendo a produção normal dos hormônios da hipófise, assim em qualquer caso de lesão hipofisária é possível observar alteração menstrual nas mulheres ou da potênica nos homens, redução dos pelos corporais; sintomas de ...

O que acontece se as glândulas não funcionarem corretamente?

Quando a tireoide não está funcionando adequadamente pode liberar hormônios em excesso (hipertiroidismo) ou em quantidade insuficiente (hipotireoidismo). Se a produção de “combustível” é insuficiente provoca hipotireoidismo.

O que acontece com o mau funcionamento do hipotálamo?

Deficiências do hipotálamo

Ele gera hormônios e impulsos nervosos que controlam a hipófise. Assim, os tumores que afetam o hipotálamo podem causar deficiências dos hormônios hipofisários. Eles também podem afetar os centros que controlam o apetite, resultando em obesidade.

Qual é o único fator que não é considerado desencadeador da obesidade?

A obesidade é um problema de saúde grave que atinge várias pessoas ao redor do planeta. Marque a alternativa que apresenta o único fator que não é considerado desencadeador da obesidade. a) Problemas genéticos.

O que pode afetar a tireoide?

Responsável pela produção de hormônios reguladores do organismo — chamados T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina) —, quaisquer distúrbios na tireoide podem comprometer a saúde cardíaca, ciclos menstruais, capacidade de concentração, musculatura, intestino e humor.

Quando começa a obesidade?

Uma pessoa é considerada obesa quando seu Índice de Massa Corporal (IMC) é maior ou igual a 30 kg/m2 e a faixa de peso normal varia entre 18,5 e 24,9 kg/m2. Os indivíduos que possuem IMC entre 25 e 29,9 kg/m2 são diagnosticados com sobrepeso e já podem ter alguns prejuízos com o excesso de gordura.

Quais são as causas dos distúrbios metabólicos?

As principais causas são: A má alimentação, sedentarismo, rotina irregular de sono, fatores genéticos, distúrbios hormonais e envelhecimento.

O que é distúrbios metabólicos hepáticos?

A disfunção hepática resulta do comprometimento das células parenquimatosas do fígado, quer diretamente, por doenças hepáticas primárias, quer indiretamente, por obstrução do fluxo biliar ou distúrbios da circulação hepática.

Como diagnosticar síndrome metabólica?

Para diagnosticar a síndrome metabólica, os médicos medem a circunferência abdominal, a pressão arterial e os níveis de açúcar (glucose) e gordura (lipídios) no sangue em jejum.

O que são doenças metabólicas em bovinos?

As principais doenças metabólicas em Vacas Leiteiras durante o período de transição são a hipocalcemia e a acetonemia (mais conhecida como cetose), edema de úbere, deslocamento de abomaso e retenção de placenta.

Como saber se o paciente tem síndrome Metabolica?

Sintomas de Síndrome metabólica
  • Ganho de peso: cansaço, dores articulares por sobrecarga, síndrome da apneia obstrutiva do sono e roncos. ...
  • Problemas de colesterol: aumento do risco de infarto e derrame, tonturas.
  • Hipertensão: dores de cabeça, mal estar em geral, cansaço e tonturas ou zumbidos.

Como funciona o sistema endócrino?

As glândulas endócrinas secretam os hormônios, substâncias que são lançadas na corrente sanguínea, atingindo as células dos diversos tecidos do corpo humano. Os hormônios podem estimular ou inibir as funções metabólicas. Cada hormônio atua apenas sobre algumas células específicas, são as chamadas células-alvo.

Artigo anterior
O que são ferramentas de qualidade?
Artigo seguinte
Qual o melhor sabor de Pod descartável Nikbar?