Como saber se a gravidez não está indo bem?

Perguntado por: Fernando Amorim  |  Última atualização: 7. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (4 avaliações)

Enjoos, cansaço, sono excessivo, azia, dor na barriga, pernas inchadas, instabilidade emocional, vontade de urinar a toda hora e aparecimento de estrias são apenas alguns dos sinais e sintomas inconvenientes da gravidez.

Como eu sei que minha gravidez está indo bem?

Gravidez: entenda os sintomas que são normais e os que não são
  1. A dor nas costas. Estima-se que, devido à forte mudança no eixo da postura, 50% das grávidas tenham dor lombar. ...
  2. A falta de ar. ...
  3. O sangramento. ...
  4. A dor de cabeça. ...
  5. O enjoo. ...
  6. A cólica.

Como saber se a gravidez não está evoluindo?

→ Sintomas da gravidez
  1. Atraso menstrual.
  2. Aumento do volume dos seios.
  3. Hipersensibilidade dos mamilos.
  4. Aumento do volume abdominal.
  5. Aumento do sono.
  6. Aumento da fome.
  7. Náuseas e vômitos.
  8. Tonturas.

Como saber se tem algo de errado na gravidez?

10 sinais de alerta que você não deve ignorar na gravidez
  1. Dor de cabeça forte ou visão turva. ...
  2. Febre. ...
  3. Tontura ou desmaio. ...
  4. Inchaço exagerado no rosto ou nas mãos. ...
  5. Náusea severa e excesso de vômito. ...
  6. Dificuldade para respirar, dores no peito e/ou batimentos acelerados.
  7. Moleza e cansaço extremo. ...
  8. Dor abdominal aguda.

Quais são os piores sintomas da gravidez?

Não é comum a gestante ficar incomodada em repouso. Nesse caso, é preciso avaliação médica para descartar doenças cardiológicas ou respiratórias, como asma e pneumonia.
...
  • Dor nas costas. ...
  • Dor de cabeça. ...
  • Sangramento. ...
  • Cólica. ...
  • Prisão de ventre.

Como saber se o bebê está bem? | Palavra do Especialista com Gilberto Mello

34 questões relacionadas encontradas

Qual a pior parte da gravidez?

O primeiro indício, geralmente, é o atraso menstrual, mas há mulheres que sabem que estão grávidas até antes. Seios doloridos, dores de cabeça e corrimentos também estão entre os sinais iniciais da gravidez. Então, vêm o cansaço, o sono, as oscilações de humor e, principalmente, os enjoos.

Quais dores não são normais na gravidez?

Porém, se algum dos sinais abaixo estiver presente, a gestante deve entrar imediatamente em contato com o obstetra:
  • Dor abdominal intensa e persistente.
  • Dor abdominal associada a vômitos.
  • Dor abdominal com diarreia sanguinolenta.
  • Dor abdominal com febre.
  • Dor abdominal com sangramento vaginal.

Quando se preocupar na gravidez?

Náuseas e vômitos são mais comuns no primeiro trimestre, mas algumas mulheres podem sofrer com os sintomas ao longo de toda a gravidez. Quando a situação for intensa, é preciso procurar o obstetra. Se a gestante não conseguir manter líquidos no corpo por mais de 12 horas, deve ir ao médico imediatamente.

Como posso saber se meu bebê está bem dentro da barriga?

O sangramento pode ser uma indicação de abortamento. Toda vez que a mulher sangra durante a gravidez é importante fazer um exame de ultrassom. A partir da 20ª semana de gestação, é possível suspeitar que o bebê está morto caso ele deixe de se mexer.

Quando o feto não está se desenvolvendo o que fazer?

A Restrição de Crescimento Intra-Uterino (RCIU) é uma condição em que o feto tem peso menor do que deveria, porque não está crescendo conforme deveria dentro do útero. Frequentemente o atraso no crescimento coloca o bebê em risco de certos problemas de saúde durante a gravidez, parto e após o nascimento.

Como saber se o bebê está bem no primeiro trimestre?

A melhor maneira de saber se o bebê está bem é procurar seu obstetra e realizar seu pré-natal corretamente. Na primeira consulta, sua saúde geral será avaliada para identificar quaisquer fatores de risco e determinar a idade gestacional de seu bebê.

Quando começa a passar mal na gravidez?

Normalmente, os enjoos podem começar em torno da 5ª ou 6ª semana de gestação, mas nada impede que eles ocorram antes ou depois desse período. Há ainda aquelas mulheres que não apresentarão nenhum desses sintomas, como náuseas ou tonturas.

Quando devo me preocupar com a cólica na gravidez?

Quando procurar um médico? Quando houver aumento na intensidade e na frequência das cólicas, e acompanhadas por outros sintomas, como sangramento, febre, calafrios, vômitos e dor ao urinar.

O que incomoda o bebê na barriga?

Tombos e pancadas são as situações mais comuns que colocam em risco a vida do bebê. No entanto, alguns fatores externos como ondas de radiação e roupas apertadas também podem interferir na saúde e desenvolvimento do bebê durante a gestação.

Qual a diferença entre gravidez masculina e feminina?

De modo geral, as diferenças entre o feto masculino e o feminino variam de acordo com cada gestação. Em muitos casos, o bebê do sexo masculino apresenta maior peso e comprimento, porém isso não é uma regra. Além disso, não há interferência em formato da barriga ou “desejo” da grávida, por exemplo.

É normal grávida se engasgar?

Isso acontece porque o volume da placenta eleva o músculo do diafragma e diminui, assim, a capacidade de reserva do estômago. Para completar, os hormônios da gravidez provocam um relaxamento da válvula que controla a passagem de alimentos entre o esôfago e o estômago, abrindo portas para o problema digestivo.

Quanto tempo dura a cólica na gravidez?

A maioria das mulheres terá cólicas na gravidez suaves e intermitentemente durante as primeiras 16 semanas. Uma preocupação que muitas mulheres têm quando experimentam cólicas no início da gravidez é estar sofrendo um aborto espontâneo.

É normal sentir cólica até quantas semanas de gravidez?

Muitas gestantes relatam cólicas suaves e intermitentes na gravidez durante as primeiras 16 semanas, o que é perfeitamente normal.

Estou grávida de 5 semanas e sinto cólicas é normal?

Sintomas na 5 Semanas de Gravidez

Não se preocupe! Todas essas emoções são perfeitamente normais. Manuseie com cuidado. Cólicas semelhantes às menstruais e dores na parte inferior das costas são comuns nesta fase.

Como saber se o bebê está bem na barriga com 2 meses?

As orelhas crescem e ficam mais próximas do formato que possuirão. Além dos dedos das mãos e dos pés, pequenas unhas crescerão. Seu pequeno poderá começar a fazer pequenos movimentos, mas você ainda não será capaz de senti-los. No final do segundo mês de gravidez, os órgãos, esqueleto e os membros já estarão lá.

O que grávida não pode fazer no primeiro trimestre?

O que as grávidas devem evitar no primeiro trimestre?
  • Não utilizar qualquer medicamento sem orientação médica;
  • Não consumir bebidas alcoólicas ou cigarro;
  • Evitar o consumo excessivo de chás e cafeína;
  • Atividades físicas devem ser orientadas por um profissional;
  • Evitar comer alimentos crus, como carne, peixe e ovos;

O que é normal sentir no primeiro trimestre da gravidez?

Durante o primeiro trimestre, ocorrem também muitas alterações hormonais na mulher, que são consideradas normais na gestação, podendo levar ao surgimento de alguns sintomas como enjoo matinal, cansaço excessivo ou sensibilidade nos seios, por exemplo.

O que acontece quando a gravidez não evoluiu?

Habitualmente, gravidez não evolutiva do 1º trimestre é uma ocorrência que não se repete, mas podem existir fatores que levam à recorrência, como a diabetes mal controlada, as malformações uterinas, os hábitos tabágicos e alcoólicos, a exposi- ção a químicos e a radiações.

Quando a gravidez não evolui os sintomas desaparecem?

Mulheres, a falta de sintomas no primeiro trimestre não significa que sua gravidez não esta evoluindo bem. Se durante as consultas e principalmente depois de realizar o ultrassom esta tudo dentro da normalidade, não tem porque se preocupar.

O que pode causar o não desenvolvimento do embrião?

Entre as situações mais comuns, estão a diabetes (quando não controlada), as doenças da tireoide como hipotireoidismo, as infecções e as malformações e problemas no útero, como septos uterinos, útero unicorno e adenomiose.

Artigo anterior
Como a Bíblia descreve os querubins fisicamente?
Artigo seguinte
O que é alínea de um texto?