Qual a diferença entre ortopedia e traumatologia?

Perguntado por: Gabriel Márcio de Gonçalves  |  Última atualização: 30. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (1 avaliações)

A ortopedia cuida de problemas principalmente anatômicos e fisiológicos do aparelho locomotor. A traumatologia cuida do mesmo sistema, com foco nas lesões provocadas pelo movimento e impactos como contusões, fraturas, luxações, acidentes, etc.

Qual a diferença entre uma ortopedia e traumatologia?

A principal diferença entre o trabalho de um ortopedista e um traumatologista é o fato de esse primeiro ter seu trabalho mais voltado para o tratamento de condições existentes desde o nascimento ou desencadeadas devido ao desgaste natural que acontece de acordo com o avançar da idade.

O que trata a ortopedia e traumatologia?

A ortopedia é a especialidade médica que cuida da saúde relacionada aos elementos do aparelho locomotor, como ossos, músculos, ligamentos e articulações. A traumatologia é a especialidade médica que lida com o trauma do aparelho musculoesquelético.

Qual a função de um traumatologista?

Assim, o médico traumatologista cuida especificamente de lesões causadas pela aplicação excessiva de força física ou por contusões. Seu papel é elaborar um plano de tratamento para reabilitar o sistema locomotor ósseo e muscular em casos de acidentes, quedas e traumas.

Quais doenças O ortopedista trata?

Segundo o dr. Cristiano Zerbini, reumatologista no Hospital Sírio-Libanês, o ortopedista trata os problemas mecânicos relacionados aos ossos (fraturas, luxações, lesões de menisco, de ligamentos ou outras relacionadas à prática de esportes).

Você sabe a diferença entre o Médico Reumatologista e o Ortopedista?

42 questões relacionadas encontradas

Quando se deve procurar um ortopedista?

Quando as dores são nos ossos, nos músculos ou nas articulações, devemos buscar um ortopedista.
...
Você deve procurar um ortopedista quando sentir:
  • Dores constantes nas costas.
  • Cansaço excessivo.
  • Formigamentos.
  • Rigidez matinal.
  • Calor nas articulações.
  • Inchaço nas articulações.

Quando procurar um especialista em dor?

O especialista em dor deve ser procurado em casos de dores persistentes e, também, quando o tratamento convencional não foi capaz de conter esse sintoma. Essa especialidade médica avalia, diagnostica e trata de todos os tipos de dor.

Quem cuida de ossos quebrados?

Enquanto isso, o ortopedista trata distúrbios mecânicos, associados aos ossos. Os problemas que esse profissional atende podem estar relacionados com luxações, deformidades ósseas, lesões no ligamento, fraturas, etc.

Quem é o especialista em músculos e nervos?

​​​​​O neurologista é o especialista que trata doenças no cérebro e medula espinhal (sistema nervoso central), nervos periféricos (nervos que conectam o cérebro e a coluna vertebral aos órgãos, como pulmões ou fígado) e músculos.

O que é médico de trauma?

É a especialidade médica que investiga, diagnostica, trata e acompanha enfermidades relacionadas com fraturas e lesões ósseas e tendinosas provocadas por eventos traumáticos no aparelho músculo-esquelético ou locomotor, composto por: braços, mãos, pés, pernas, coluna , bacia, músculos, tendões e ligamentos.

Qual a diferença entre ortopedista e ortopedia?

A ortopedia cuida de problemas principalmente anatômicos e fisiológicos do aparelho locomotor. ... Ortopedista é o médico especialista em tratar problemas músculo-esqueléticos, sejam eles decorrentes de alterações anatômicas (escoliose, manguito rotador ou pé torto, por exemplo) ou de traumas (fraturas e luxações).

Qual o médico que cuida de dores musculares?

O médico reumatologista é o especialista em tratar doenças do sistema musculoesquelético que não sejam traumáticas ou tumorais, que são de responsabilidade do ortopedista.

Qual é o médico que cuida da coluna?

O especialista em coluna pode ser ortopedista ou neurocirurgião. Ambos são capacitados para tratarem de problemas de coluna.

Qual médico trata fraqueza muscular?

Buscaria um reumatologista (que trata doenças do tecido conjuntivo, das articulações e autoimunes) ou um médico fisiatra (que tem conhecimentos de reumato, neuro, ortopedia e avaliaria sua capacidade funcional, propondo o tratamento mais adequado e indicando outros profissionais se fosse o caso).

Quando se deve procurar um nefrologista?

Quando procurar um nefrologista? O Nefrologista deve ser procurado quando o problema é especifico do rim – insuficiência renal, cistos, infecção de urina constante. Além disso, fique atento a edemas, inchaços, urina com sangue, mais de um calculo renal ou infecção de urina.

Quais os sintomas da reumatologia?

14 sinais que podem indicar a presença de doenças reumáticas
  • inchaço, vermelhidão e calor nas articulações (juntas);
  • mãos inchadas;
  • dificuldade para se movimentar;
  • rigidez nas articulações ao acordar;
  • diminuição da flexibilidade da coluna;
  • dor noturna nas costas de pacientes jovens;

Qual a função de um neurocirurgião?

O ortopedista tem formação profissional voltada para o tratamento das patologias do sistema músculo esquelético enquanto a formação do neurocirurgião tem enfoque no tratamento das doenças do sistema nervoso central, medula, nervos espinhais e periféricos.

Qual a função do médico urologista?

A Urologia é uma subespecialidade cirúrgica, na qual o médico está apto a tratar as doenças clínicas ou cirúrgicas de todo o trato urinário. Além disso, também faz parte do tratamento do urologista toda a parte de Andrologia (saúde do homem), disfunções eréteis, síndrome de falência hormonal, etc.

O que faz a Clínica da dor?

A Clínica da Dor é um local de atendimento à saúde voltado exclusivamente para o tratamento dos mais diversos tipos de dores crônicas persistentes causadas por diferentes enfermidades.

O que é generalista da dor?

Também conhecida como Medicina Intervencionista da Dor, os principais objetivos desta área médica são reduzir e controlar a dor, ajudando o paciente a maximizar a sua funcionalidade, ou seja, sua produtividade e qualidade de vida, aspectos que ficam prejudicados nos casos de dor crônica.

Quais exames o ortopedista solicita?

6 exames solicitados pelo ortopedista
  • Raio-X. ...
  • Densitometria óssea. ...
  • Ultrassom. ...
  • Tomografia computadorizada. ...
  • Ressonância magnética. ...
  • Cintilografia óssea. ...
  • Hábitos saudáveis são essenciais. ...
  • Alimentos essenciais para os ossos.

Precisa de encaminhamento para ortopedista?

Assim, há casos em que o paciente deve ser encaminhado para um ou outro. Na ortopedia os tratamentos e procedimentos são indicados quando ocorrem problemas mecânicos relacionados ao sistema musculoesquelético. Já a reumatologia cuida de processos inflamatórios que afetam articulações e tecidos ao seu redor.

Que roupa ir no ortopedista?

Use roupas confortáveis.

Se a sua queixa for, por exemplo, no joelho, o uso de calça jeans pode atrapalhar a avaliação. Chegue no consultório no horário agendado. Por mais que possam ocorrer atrasos devido aos atendimentos anteriores, será necessário que você preencha algumas informações antes da sua consulta.

Qual a diferença entre o reumatologista e ortopedista?

O ortopedista e o traumatologista tratam dores e problemas causados por traumas e lesões, enquanto o reumatologista trata dores que têm outras origens. Médicos que trabalham com especialidades diferentes, mas que têm muitos pontos em comum: este é o caso do reumatologista, do traumatologista e do ortopedista.

Artigo anterior
Como funciona a lei do menor esforço?
Artigo seguinte
Qual o regime jurídico dos temporários?