Como saber se a frase é explicativa?

Perguntado por: Francisca Sara Brito Pacheco  |  Última atualização: 15. Juni 2024
Pontuação: 4.7/5 (14 avaliações)

Orações adjetivas explicativas são aquelas que acrescentam uma informação sobre o antecedente, embora já definido, ampliando os dados e detalhes sobre ele. São informações acessórias, mas são importantes para a construção de sentido. Devem ser marcadas com vírgulas.

Como identificar uma frase explicativa?

→ Conjunções explicativas: apresentam um motivo, uma razão, ou seja, uma das frases justifica o conteúdo da outra. A festa foi um desastre, pois a energia elétrica foi cortada.

Quando é explicativa?

e) explicativas: quando expressam uma explicação para o que é dito na primeira oração. Conclusivas : Exprimem conclusão ou consequência referentes á oração anterior. Explicativas : Indicam uma justificativa ou uma explicação referente ao fato expresso na declaração anterior.

Como saber se é explicativa ou causal?

RESUMINDO: Se a oração iniciada pela conjunção indicar a causa da oração anterior (ou se a oração principal for a consequência da subordinada), a conjunção é causal. Caso contrário, é uma explicativa.

Quando é uma conjunção explicativa?

Conjunções coordenativas explicativas

São conjunções que estabelecem relação de explicação entre os elementos conectados, ou seja, a ideia expressa em um é a razão da ideia expressa em outro. Eu não disse nada porque pensei que você pudesse ficar chateado. Estavam muito animados, pois era a primeira vez deles.

Orações Explicativas x Orações Restritivas

40 questões relacionadas encontradas

Quando é conjunção explicativa?

Conjunções Explicativas são palavras que unem duas ou mais orações Coordenadas estabelecendo entre elas uma relação de explicação. São exemplos de Conjunções Explicativas: pois. que.

O que é uma frase explicativa?

e) explicativas: quando expressam uma explicação para o que é dito na primeira oração. Elas são articuladas por meio de uma conjunção explicativa (porque, que, pois). Ela estava comemorando, porque foi aprovada. As orações coordenadas assindéticas são aquelas que se encadeiam sem a presença de uma conjunção.

O que é uma expressão explicativa?

Expressões explicativas e retificativas: isto é, ou seja, a saber, na verdade, por exemplo, por assim dizer, ou melhor, antes disso, digo, dizendo de outra forma, e outras. Expressões continuativas e conclusivas: além disso, aliás, então, a meu ver, com efeito, enfim, outrossim, portanto, e outras.

O que são palavras explicativas?

As conjunções coordenativas explicativas ligam duas orações em que a segunda oração expressa a explicação da ideia iniciada na primeira oração. As principais conjunções explicativas são porque, pois e que.

Quais são as conjunções da oração explicativa?

São utilizadas conjunções coordenativas explicativas ou locuções conjuncionais coordenativas explicativas: que, porque, porquanto, pois, na verdade, isto é, ou seja, a saber etc. Exemplos: Não consegui ir trabalhar hoje, pois estava tudo alagado.

Quando a conjunção pois é explicativa?

1) A conjunção "POIS": a) quando dotada de valor explicativo, deve ser sempre precedida de vírgula. Exemplo: "Entre agora, pois a chuva está começando." b) quando indicar uma ideia conclusiva, deverá ficar entre vírgulas.

Como saber se é restritiva ou explicativa?

Podem ser classificadas como restritiva ou explicativa, dependendo do tipo de informação que agregam ao enunciado. As restritivas não vêm entre vírgulas e são termos essenciais. As explicativas aparecem entre vírgulas e acrescentam informações e qualidades ao termo anterior.

Como função explicativa?

PALAVRA EXPLICATIVA

Quando está introduzindo uma explicação ou exemplificação e tem o sentido de: a saber, assim como, isto é. Exemplo: Algumas pessoas tem dons muito especiais, como o médico, a enfermeira, o bombeiro, etc.

Qual é a função da conjunção explicativa?

Conjunções coordenativas explicativas estabelecem relação de explicação. As principais conjunções coordenativas explicativas são “porque”, “pois”, “porquanto”.

Qual seja exemplo?

A frase "O autor tem grave dever, qual seja o da lealdade processual" equivale a "O autor tem grave dever, o qual é o da lealdade processual". Se o antecedente está no plural, empregamos então "quais sejam": "Antônio possui algumas propriedades, quais sejam uma casa, um apartamento e uma chácara".

Como por exemplo?

Quando se usa por exemplo? Os termos como e por exemplo transmitem ambos a ideia de exemplificação. Isso quer dizer que a construção “como, por exemplo” configura um pleonasmo. Esse fato não configura um erro em si, pois a redundância trazida pelo pleonasmo pode ocorrer por dois motivos.

Quando a vírgula é explicativa?

→ Vírgula em elementos explicativos

A vírgula é utilizada para separar elementos ou locuções explicativas ou corretivas, como “a propósito”, “além disso”, “digo”,” isto é”, “ou seja” etc.

Porque é explicativa?

Uma explicação expressa um esclarecimento, elucida. Assim, a conjunção porque é explicativa na seguinte frase: Ela sente-se feliz, porque tem um sorriso nos lábios. (Após a palavra porque, explico em que sinal me baseei para concluir que ela se sente feliz).

Como saber se a conjunção pois é explicativa ou conclusiva?

b) A conjunção pois, quando possuir o sentido de conclusão (conjunção conclusiva), aparecerá sempre após um termo da oração a que pertence. Exemplos: Foi uma grande amiga; será sempre lembrada, pois. Diante da crise, devemos, pois, economizar.

O que é conjunção 5 Exemplos?

Então, conceituamos as conjunções como as palavras que ligam os termos entre duas ou mais orações. Representando o quadro das conjunções estão: e – nem – contudo – porém – pois – portanto – porque – mas – por isso – entretanto.

Como identificar uma conjunção?

Conjunção é a palavra invariável que relaciona duas orações ou dois termos que exercem a mesma função sintática. Quando duas ou mais palavras desempenham o papel de conjunção recebem o nome de locução conjuntiva.

Como identificar as conjunções?

As conjunções são classificadas com base na relação de dependência ou de independência estabelecida entre os elementos ou as orações unidos por elas. Orações que são compreensíveis isoladamente são chamadas de coordenadas, e, portanto, as conjunções que as ligam são as conjunções coordenativas.

Artigo anterior
Quais as rochas ígneas?
Artigo seguinte
Quais são as melhores práticas de segurança da informação?