Como saber qual grau de insalubridade?

Perguntado por: Luciana Letícia Abreu de Antunes  |  Última atualização: 21. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (45 avaliações)

De acordo com a NR 15, quando o risco ambiental estiver acima dos limites de tolerância da norma, ele deverá ser identificado através dos seguintes graus:
  1. 40%: considerado insalubridade de grau máximo;
  2. 20%: considerado insalubridade de grau médio;
  3. 10%: considerado insalubridade de grau mínimo.

Como saber o grau de insalubridade?

O grau de insalubridade mínimo oferece um adicional de 10% do salário mínimo. Já o grau de insalubridade médio oferece um adicional de 20% do salário mínimo. Enquanto o grau máximo determina o adicional de 40% do salário mínimo.

Quem tem direito a 40% de insalubridade?

Tem direito a 40% de insalubridade aqueles que estão expostos a graves agentes causadores de doenças. Há duas formas de saber se a sua profissão se encaixa nesse requisito: lista da relação de atividades consideradas insalubres (NR-15 e seus anexos) e perícia técnica.

O que define o grau de insalubridade?

A insalubridade é definida pela legislação em função do grau do agente nocivo, levando em conta ainda o tipo de atividade desenvolvida pelo empregado no curso de sua jornada de trabalho, observados os limites de tolerância, as taxas de metabolismo e respectivos tempos de exposição durante a jornada.

Quem define a porcentagem da insalubridade?

De acordo com o artigo 190 da CLT, o antigo Ministério do Trabalho, agora integrado ao Ministério da Economia, é o órgão responsável por fazer essa fiscalização e estabelecer limites de tolerância para as atividades consideradas insalubres.

Como eu sei o Grau de Insalubridade para cada Risco?

16 questões relacionadas encontradas

Qual percentual de insalubridade grau médio?

Cada tipo representa uma porcentagem que deve ser paga ao empregado, de acordo com a intensidade ou nível de risco à saúde do trabalhador: 10% para insalubridade de grau mínimo; 20% para insalubridade de grau médio; 40% para insalubridade de grau máximo.

Quais profissões têm direito a receber insalubridade?

Lista de Profissões Insalubres pelo INSS
  • 25 anos de atividade especial. Aeroviário. Aeroviário de Serviço de Pista. Auxiliar de Enfermeiro. ...
  • 20 anos de atividade especial. Extrator de Fósforo Branco. Extrator de Mercúrio. Fabricante de Tinta. ...
  • 15 anos de atividade especial. Britador. Carregador de rochas. Cavouqueiro.

Quais as profissões que têm direito ao adicional de insalubridade?

Lista de profissões e atividades insalubres que dão direito à Aposentadoria Especial com 25 anos de atividade especial:
  • Aeroviário;
  • Aeroviário de Serviço de Pista;
  • Auxiliar de Enfermeiro;
  • Auxiliar de Tinturaria;
  • Auxiliares ou Serviços Gerais que trabalham condições insalubres;
  • Bombeiro;
  • Cirurgião;
  • Cortador Gráfico;

Quem tem direito de receber adicional de insalubridade?

Todo empregado que trabalha em condições insalubres tem direito ao adicional de insalubridade. As condições consideradas insalubres, por sua vez, estão previstas na NR (Norma Regulamentadora) nº 15, da Portaria n. 3.214/78, do Ministério do Trabalho.

Quanto é 20 de insalubridade?

Em 2021, esse valor equivale a R$1.100, reajustado em janeiro. Por exemplo, um operador de máquinas trabalha em um ambiente classificado com grau médio de insalubridade. Dessa forma, ele deverá receber 20% do salário mínimo, ou seja, R$220 de adicional.

Como saber se tenho direito a periculosidade ou insalubridade?

Se as atividades forem consideradas perigosas (inflamáveis, explosivos e eletricidade), tem direito à periculosidade. Se as atividades a expõe a agentes insalubres, tem direito ao adicional de insalubridade.

O que fazer se a empresa não pagar insalubridade?

No entanto, se mesmo sendo devido, a empresa se recusar a pagar a insalubridade, o empregado deve procurar um advogado trabalhista a fim de buscar seus direitos por meio de uma ação judicial perante a Justiça do Trabalho. ... Caso contrário, será devido o pagamento do adicional de insalubridade com base nestes fundamentos.

Quanto vale um ano de trabalho insalubre?

Para cada ano trabalhado em condições especiais, o INSS acrescenta um período adicional. No caso dos homens, este período é de 40% a mais. De outro lado, no caso das mulheres, este adicional é de 20%. Caso um homem não tenha trabalhado exposto a condições especiais por 25 anos, o INSS faz uma conversão de tempo.

Quem tem direito a 20 de insalubridade?

Tem direito ao adicional de insalubridade todo trabalhador que exerce sua atividade em ambiente nocivo a saúde desde que tal exposição esteja prevista na NR 15 e que ultrapasse o limite de tolerância descrito na própria norma.

Quais são as atividades que recebem os adicionais de periculosidade e de insalubridade?

Como exemplo cita-se o uso de explosivos, inflamáveis, substâncias radioativas ou ionizantes, atividades de segurança pessoal e patrimonial que exponham o empregado a roubos, etc. A periculosidade é definida nos artigos 193 a 196 da CLT e na NR nº 16 do MTE. O adicional é correspondente a 30% sobre o salário-base.

Qual é a profissão mais perigosa do mundo?

A profissão mais perigosa do mundo no local mais alto é a de eletricistas de torres de transmissão. Sabe por quê? Porque o profissional precisa acessar a uma torre com mais de 500 metros de altura, e também está exposto ao choque elétrico.

Quem tem direito a aposentadoria especial de 25 anos?

Quem tem direito à aposentadoria especial? Contribuintes expostos, de forma contínua e ininterrupta, aos agentes nocivos especificados em lei. Com duração de 25, 20 ou 15 anos com, no mínimo, 180 meses de efetiva atividade e contribuição (carência). ... 60 anos para atividade especial de 25 anos.

Quem tem direito a 40 de insalubridade Covid?

Adicional de insalubridade de 40% é devido a profissionais da saúde expostos à covid-19. O Pleno do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE) determinou o pagamento de adicional de insalubridade de 40% para os profissionais da saúde expostos aos riscos da covid-19.

Como fazer o cálculo de insalubridade para aposentadoria?

Popularmente, se diz que o homem a cada 5 anos com insalubridade ganha mais 2 anos e a mulher a cada 5 anos com insalubridade ganha mais 1 ano. O cálculo de conversão para a mulher é a quantidade de anos insalubres x 1.2 e do homem, os anos de tempo especial x 1.4.

Quanto tempo a insalubridade diminui na aposentadoria?

Em geral, a aposentadoria especial por insalubridade vai ser concedida com 25 anos de contribuição em atividade insalubre. Porém, alguns casos que são expostos a agentes demasiadamente nocivos à saúde, como trabalhadores em minas de carvão, pode haver redução para 20 ou 15 anos de contribuição nesta atividade.

Quanto vale um ano de periculosidade?

Valor do benefício

desta média, você recebe 60% + 2% a cada ano que ultrapassar 20 anos de tempo de contribuição, para os homens, ou que ultrapassar 15 anos de tempo de contribuição, para as mulheres.

Qual é o valor da aposentadoria especial?

O valor correspondente à aposentadoria especial não tem a incidência do fator previdenciário, levando em consideração o prazo de carência de 180 contribuições, o valor corresponderá a 80% do valor médio das contribuições mensais do segurado.

É obrigado a pagar insalubridade?

Um dos motivos que mais geram ações na Justiça do Trabalho é o adicional de insalubridade, uma compensação que toda empresa é obrigada a pagar aos empregados que trabalham expostos ao que chamamos de ambientes insalubres, aqueles que representam risco à saúde do funcionário.

Quando o adicional de insalubridade pode deixar de ser pago ao trabalhador?

Ou seja, o adicional de insalubridade não é considerado um benefício ou verba salarial, é uma indenização, portanto, pode ser interrompida a partir do momento em que o trabalhador não estiver mais exposto ao agente prejudicial à saúde.

Como recorrer a insalubridade?

Perícia judicial por similaridade.
  1. Dica 1. Solicite à empresa o PPP. ...
  2. Dica 2. Utilizar a Carteira de Trabalho. ...
  3. Dica 3. Contracheques guardados com adicional de insalubridade. ...
  4. Dica 4. Perícia judicial no local de trabalho ou empresa similar. ...
  5. Dica 5. Contratar o advogado também para a busca das provas.

Artigo anterior
Como era praticado o vôlei antigamente?
Artigo seguinte
Como se escreve a 5 anos atrás?