Como fazer um índice ou sumário?

Perguntado por: César José Oliveira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (32 avaliações)

Clique no local que deseja inserir o índice analítico, normalmente perto do início de um documento. Clique em Referências > Sumário e escolha um estilo Sumário Automático na lista.

Como fazer índice ou sumário?

Como fazer um sumário ABNT no Word [automático]
  • Clique onde você quer que o sumário inicie; preferencialmente em uma página vazia e no começo do documento;
  • Entre em Referências > Sumário;
  • Escolha uma opção de Sumário Automático.

Como fazer um bom sumário?

Modelo de sumário ABNT
  1. Alinhamento: centralizado (título da página); à esquerda (lista)
  2. Fonte: Times New Roman ou Arial.
  3. Entrelinhamento: 1,5.
  4. Caracteres: letras maiúsculas (nos títulos); letra maiúscula na inicial (subtítulos e seções dos subtítulos)
  5. Destaque: negrito (nos títulos e nos subtítulos)
  6. Tamanho da fonte: 12.

Como fazer o índice?

Criar o índice

Na guia Referências, no grupo Índice, clique em Inserir Índice. Na caixa de diálogo Índice, você pode escolher o formato para entradas de texto, números de página, guias e caracteres líderes.

Como escrever o sumário?

Em geral, o sumário executivo tem quatro partes:
  1. Comece pelo problema ou necessidade que o documento se propõe a solucionar.
  2. Defina a solução recomendada.
  3. Explique o valor da solução.
  4. Encerre com uma conclusão sobre a importância do trabalho.

Criar Sumário Automático no Word (norma ABNT)

22 questões relacionadas encontradas

O que se deve colocar no sumário de um trabalho?

Conceito: o sumário é a enumeração das divisões, seções, capítulos e outras partes do trabalho, seguindo a mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede. A construção do sumário é uma das últimas tarefas a serem feitas no trabalho.

Como é feito um sumário de um trabalho?

Formatação do texto do sumário ABNT
  1. O título deve ser centralizado; a lista dos capítulos e subcapítulos deve ser alinhado à esquerda.
  2. Fonte Times New Roman ou Arial.
  3. Espaçamento entre linhas 1,5.
  4. Tamanho da fonte: 12.

Como se faz um Índice de um trabalho escolar?

Sumário ou Índice: é uma relação das divisões do trabalho (introdução, desenvolvimento, conclusão, bibliografia etc.) e o respectivo número da página onde esses itens estão. Deve-se tomar cuidado para não errar a numeração, pois isso prejudica o trabalho.

Como fazer Índice nas normas da ABNT?

Na aba “Referências”, clique em Sumário; Depois, selecione o “Sumário Automático 1” e seu sumário será gerado automaticamente. Verifique se ele segue todas as normas da ABNT com títulos em negrito e a formatação como no nosso exemplo.

Como formatar Índice no Word?

Formatar o texto do índice
  1. Aceda a Referências > Índice > Inserir Índice.
  2. Selecione Modificar. ...
  3. Na lista Estilos, clique no nível que pretende alterar e, em seguida, clique em Modificar.
  4. No painel Modificar Estilo, efetue as suas alterações.
  5. Selecione OK para guardar as alterações.

Como fazer um sumário manual?

Caso opte por fazer o sumário manualmente há um recurso de tabulação que facilita a inserção da linha pontilhada e o alinhamento da paginação. , vá até a página onde deseja inserir o sumário e digite a palavra Sumário na parte de cima da página. 1. Digite todos os títulos e subtítulos que deseja inserir no sumário.

Qual é a finalidade de um sumário?

Sumário é a enumeração das principais divisões, seções e outras partes de um documento, na mesma ordem em que a matéria nele se sucede e índice é uma enumeração detalhada, em ordem alfabética, dos nomes de pessoas, nomes geográficos, acontecimentos, etc., com a indicação de sua localização no texto (informação verbal, ...

O que é índice exemplo?

O que é um Índice:

Um índice ainda pode ser o mesmo que indicador, sintoma ou sinal, um fator de referência e que serve de comparador para explicar determinada situação ou condição. Exemplo: “O índice de empregos no Brasil cresceu, indicando uma melhoria na economia interna do país”.

Como se faz o índice de um livro?

Inserir índice
  1. Clique no local em que você deseja inserir o índice.
  2. Vá até a guia Referências e clique em Índice.
  3. Escolha Clássico.
  4. Clique em Índice novamente, mas, desta vez, escolha Personalizar índice.
  5. Na caixa de diálogo exibida, desmarque a caixa Mostrar números da página.

Como colocar índice no trabalho?

É possível usar o processador de texto (por exemplo o Word) para criar índices automáticos. Basta catalogar todos os títulos do trabalho e depois inserir o índice.

O que é índice nas normas da ABNT?

O que é índice ABNT

De acordo com definição da NBR 6034 o índice ABNT é uma relação de palavras ou frases, que é apresentada ao final do texto. Usualmente, essa relação é organizada de acordo com um critério alfabético ou cronológico.

Como fazer um índice de TCC?

Quais são as regras para sumário nas normas da ABNT?
  1. A palavra “SUMÁRIO” deve estar no topo da página, centralizada, e com a mesma fonte das demais seções.
  2. Espaçamento entre linhas de 1,5, texto justificado e fonte tamanho 12.
  3. A formatação dos títulos, usada no corpo do texto, deve se repetir no sumário.

Como fazer um trabalho com índice Introdução Desenvolvimento conclusão e bibliografia?

  1. Capa: identificação. A capa é a identificação do trabalho. ...
  2. Sumário: estrutura. O sumário mostra como o trabalho foi estruturado, indicando as páginas de cada uma das suas partes. ...
  3. Introdução: definição dos objetivos. ...
  4. Desenvolvimento: o trabalho em si. ...
  5. Conclusão: resultado final. ...
  6. Bibliografia: fontes pesquisadas.

Como organizar um sumário?

Formatar o texto no sumário
  1. Vá para Referências > Sumário > Inserir Sumário.
  2. Selecionar Modificar. ...
  3. Na lista Estilos, clique no nível que você quer alterar e clique em Modificar.
  4. No painel Modificar Estilo faça suas alterações.
  5. Selecione OK para salvar as alterações.

O que vem antes do sumário?

Regras para o sumário nas normas ABNT

Deve ficar como último elemento pré-textual. Isto é, depois das listas de tabelas, figuras, siglas, etc., e antes do primeiro capítulo.

Qual é a função da palavra índice?

Significado de Índice

substantivo masculino Quadro que, metodicamente, indica os assuntos tratados num livro, indicando as respectivas páginas. Lista organizada, seguindo uma determinada lógica ou ordem, que contém os nomes, assuntos, contidos nos capítulos de um livro ou publicação.

Quais são os três principais tipos de índices Word?

Os três principais tipos de índices no Word, são:
  • Índice geral;
  • Índice remissivo;
  • Índice de ilustrações.

O que é index de um site?

Index de site é o índice de informações utilizado pelo Google para catalogar páginas da web. Assim, é possível rankear esses conteúdos e garantir que eles obtenham tráfego qualificado. ... Todo site hospedado na web precisa ser catalogado.

Qual a importância do sumário em uma enciclopédia?

Sumário pode se referir a: resumo, contendo os principais aspectos de outro texto. índice de conteúdo, lista hierarquizada dos assuntos abordados em uma obra.

Onde podemos encontrar o sumário?

Localizado no fim do livro, serve para dar informação ao leitor de assuntos tratados no interior do texto e contém uma nota sobre a página onde se pode encontrar esses fragmentos.

Artigo anterior
Qual o salário de um Ex-combatente da Segunda Guerra Mundial?
Artigo seguinte
O que é escala nominal e ordinal?