O que é a capacidade racional?

Perguntado por: Cristiana Daniela Campos  |  Última atualização: 1. Februar 2025
Pontuação: 4.5/5 (27 avaliações)

Os racionais têm uma capacidade de dedução lógica muito forte, são capazes de tirar grandes conclusões a partir de pequenos fatos. Além de terem uma ótima capacidade de dedução, os racionais também são muito observadores.

O que significa agir de forma racional?

Agir racionalmente é agir não sendo movido nem por um excesso nem por uma carência. O meio-termo não é uma média matemática - não é uma medida, mas uma proporção qualitativa. Também não é uma mediocridade: é um extremo (ÉT. A NIC., II, 6, 1107A).

O que é o pensamento racional?

Pensamento Lógico ou pensamento racional é um dos ramos do pensamento filosófico para estudar premissas e conclusões, analisar uma situação e chegar a uma solução consistente. A lógica é a arte do raciocínio … vem dos escritos de Heráclito (535 a 475 AC ) e Aristóteles.

Como age uma pessoa racional?

As pessoas racionais usam a lógica como instrumento para raciocínio. Assim, entenda usando a Lógica, tendo argumentos adequados. A Lógica pressupõe um debate, uma troca de ideias.

Qual a diferença entre pessoa racional e emocional?

Se nossa proposta é fazer a pessoa chegar à conclusão lógica de que a solução apresentada atende às suas necessidades, nossa comunicação é mais racional. Por outro lado, se o alvo é conquistar a pessoa pela amabilidade, afeto, rapport, nostalgia, encorajamento etc., nosso foco é emocional.

O QUE É RACIONALIDADE?

24 questões relacionadas encontradas

É bom ser uma pessoa racional?

Uma pessoa racional consegue considerar os prós e os contras ao tomar uma decisão, independente dos seus sentimentos. Por um ponto isso é muito bom, pois evita que faça escolhas precipitadas, porém, pode ser vista como fria pelos outros.

Quais são os princípios básicos do pensamento racional?

Um raciocínio precisa estar alinhado com três princípios básicos para que possa ser considerado lógico. Esses princípios são: princípio da identidade, princípio da não contradição e princípio do terceiro excluído.

Qual é o principal objetivo do racionalismo?

O racionalismo tem como principal objetivo teorizar o modo de conhecer dos seres humanos, não aceitando qualquer elemento empírico como fonte do conhecimento verdadeiro. ...

Qual é o sinônimo de racional?

2 lógico, coerente, congruente, inteligente, procedente, coeso. Que é razoável: 3 razoável, aceitável, admissível, racionável, concebível, plausível.

O que é a racionalidade?

Racionalidade é a qualidade ou estado de ser sensato, com base em fatos ou razões. A racionalidade implica a conformidade de suas crenças com umas próprias razões para crer, ou de suas ações com umas razões para a ação.

Como fazer para ser mais racional do que emocional?

Controle emocional: saiba como ter em 6 passos
  1. 1 Equilibrar razão e emoção.
  2. 2 Buscar autoconhecimento.
  3. 3 Pensar antes de agir.
  4. 4 Identificar suas fraquezas.
  5. 5 Exercitar a autoconfiança.
  6. 6 Aprender a dizer não.

Qual é a diferença entre racional é irracional?

Podemos escrever qualquer número racional na forma de uma razão de dois números inteiros. Já números irracionais, como a raiz quadrada de 8 e pi, não podem ser escritos dessa maneira.

O que é saber racional é como ele se caracteriza?

Conhecimento racional trata-se da abordagem epistemológica através da razão (raciocínios). Podemos colocar questões diante de nós próprios a fim de encontrar algumas respostas que se aproxime o mais possível da realidade.

Qual a importância do pensamento racional para o ser humano?

- O Pensamento Racional contribui para que o homem diferencie o certo do errado, o certo tem razão, o errado não tem razão, podemos chamar de razão a capacidade que todo ser humano tem de criar e articular as palavras e pensamento, por isso o homem é um animal racional, ele pensa, fala e tem ideias.

Quais são as 3 leis do pensamento?

A lei da não-contradição, A lei do terceiro excluído, O princípio de razão suficiente e. O princípio da identidade dos indiscerníveis.

Onde surgiu o pensamento racional?

A filosofia, como expoente do conhecimento racional pensado de maneira sistemática, surgiu na Grécia em meados do século VI a.C. e surge da necessidade que os gregos tinham de explicar o mundo, os acontecimentos naturais e a relação entre os humanos e a natureza a partir do uso ordenado e sistemático da racionalidade.

O que é ser racionalista?

O Racionalismo é uma corrente filosófica que traz como argumento a noção de que a razão é a única forma que o ser humano tem de alcançar o verdadeiro conhecimento por completo. O filósofo, físico e matemático René Descartes foi um dos principais difusores dos pensamentos ligados a essa teoria.

Quais são os pilares do racionalismo?

Toda a doutrina da razão se apoia em dois pilares: a experiência que nos é dada pelos sentidos é insuficiente para se poder atingir o conhecimento; o pensamento através da razão é capaz de atingir a verdade absoluta, pois as suas leis são também as leis que regem os objetos do conhecimento, tal como Hegel descrevia: " ...

Quem são os racionalistas?

Nessa escola filosófica as ideias não fundamentadas em raciocínios lógicos e racionais não são validadas. Ou seja, o empirismo, que acredita na obtenção de informações a partir dos sentidos humanos, foi um modo de pensar muito rebatido à época. Os principais racionalistas modernos são René Descartes e Baruch Spinoza.

O que é uma pessoa racional no amor?

Aquela lucidez que ama sem ilusão. Eu chamo esse coração lúcido de Sentir. Pelo Sentir conseguimos observar detalhes que mostram o caráter da pessoa. Podemos escolher se queremos esse caráter junto a nós pela vida toda ou só por enquanto.

O que faz do homem um ser racional?

O homem racional anseia ter o seu destino sob controle, afastar a imprevisibilidade, e, para tanto, ele busca sistematicamente antever e compreender o futuro para se preparar para ele e se manter no controle.

Qual a parte mais racional do cérebro?

Os dois lados de nosso cérebro têm suas peculiaridades, mas muitos realmente as confundem. O lado esquerdo é analítico, ligado ao raciocínio lógico e tem um grande potencial para resolução de problemas, já o direito, mais sensorial, ligado ao lado emocional, é o lado mais artístico e intuitivo.

Como desenvolver o lado racional do cérebro?

Saiba como estimular o desenvolvimento deste lado e aproveitar melhor os seus benefícios!
  1. 1 – Estimule-se. É fundamental colocar o cérebro à prova, ou seja, estimular novos conhecimentos. ...
  2. 2 – Boa noite. ...
  3. 3 – Exercícios físicos. ...
  4. 4 – Calma, tenha calma. ...
  5. 5 – Meditar faz bem. ...
  6. 6 – Laços fortes. ...
  7. 7 – Quebra-cabeças.

Artigo anterior
Quais são os vilões de JoJo?
Artigo seguinte
Qual o bioma mais rico do mundo?