Como saber o volume de um recipiente?

Perguntado por: Sérgio Nuno Monteiro Torres  |  Última atualização: 28. Februar 2022
Pontuação: 4.4/5 (44 avaliações)

Para calcular o volume basta multiplicar o comprimento, pela largura e pela altura.

Como saber o volume de um objeto?

Como calcular o Volume? O cálculo do volume é sempre dado pela multiplicação da altura (h), vezes a largura (L), vezes o comprimento (C). No entanto, alguns materiais sólidos como os cones, cilindros, pirâmides e esferas possuem fórmulas próprias, uma vez que suas dimensões e formas são específicas.

Como faço para saber o volume?

A fórmula é V = c * l * a, onde V = volume, c = comprimento, l = largura e a = altura. Descubra o valor do comprimento.

Como saber volume de um tanque?

O volume do cilindro é calculado pela multiplicação entre a área da base e a altura. Como a base é um círculo, utilizamos a fórmula da área de um círculo vezes a altura desse cilindro.

Como calcular o volume de um tanque retangular?

Entenda que o volume de um retângulo é igual a comprimento × largura × altura. Se a caixa for retangular ou quadrada, essas três serão as únicas informações necessárias. A seguir, você precisa apenas multiplicá-las para obter o resultado final. Frequentemente, tal equação é abreviada como V = l × w × h.

Calcular o Volume de um Recipiente

25 questões relacionadas encontradas

Como saber o volume de uma caixa?

Fórmula para calcular o volume de uma caixa

O volume de uma caixa é obtido pela multiplicação de três medidas: comprimento, largura e altura.

O que é o volume de um objeto?

Volume é a quantidade de espaço ocupado por um objeto. Já a densidade, consiste na massa desse objeto presente em cada unidade de volume.

Como calcular a massa e o volume?

Para calcular o volume da substância, divida a massa da substância pela densidade (volume = massa/densidade).

Como calcular o volume imerso de um objeto?

Em termos gerais, essa força pode ser calculada com a equação Fb = Vs × D × g, onde Fb é a força de empuxo, Vs é o volume submerso, D é a densidade do fluido no qual o objeto está submerso e g é a força da gravidade. Para aprender como determinar o empuxo do objeto, veja o passo 1 para começar.

Como calcular o volume de um objeto submerso?

Para saber o volume do objeto, precisamos usar os valores que a questão deu, ou seja, sua massa e sua densidade. Como vimos antes, a relação entre as duas é: d = m/V.

Como calcular o volume a partir do peso?

A massa é normalmente dada em um exercício ou obtida na prática através de balanças ou células de carga. O peso é calculado multiplicando a massa pela aceleração da gravidade (g). O volume depende da geometria. Com os dados basta dividir o peso pelo volume e você terá o resultado.

Como calcular o volume imerso de um objeto irregular?

Encontre o volume desse espaço medindo a altura entre as duas marcas, então o comprimento e a largura entre as superfícies internas do recipiente. Como explicado aqui, você pode encontrar o volume desse espaço em forma de caixa multiplicando comprimento largura e altura juntos (comprimento x largura x altura).

Como calcular o volume de uma pedra irregular?

Subtraia o primeiro volume do segundo, para calcular o volume da pedra. Por exemplo, se tiver registrado 10 centímetros cúbicos da primeira vez e 15 centímetros cúbicos da segunda vez, então o volume da pedra é de 5 centímetros cúbicos.

Como calcular a área de uma forma irregular?

Uma maneira bastante simples para calcular a área deste polígono, é dividir este polígono em outros cuja área é fácil de se calcular ou a fórmula da área é conhecida.

Qual a fórmula utilizada para cálculo de massa?

A relação entre massa e peso é uma variante da segunda lei de Newton (Fr = m . a). Matematicamente, essa relação é expressa através da seguinte fórmula: P = m . g, onde P é o peso, m é a massa e g é a aceleração da gravidade.

Como calcular a densidade de massa e volume?

A densidade é a relação entre a massa de um material e o seu volume (d = m/V) em uma dada temperatura e pressão. Para líquidos e sólidos, a unidade mais usada para densidade é g/cm3 (ou g/mL), lembrando que 1 cm3 = 1 mL.

Qual a fórmula para calcular a massa de um corpo?

A balança é uma das ferramentas mais comuns que usamos para medir a massa do nosso corpo. Existem vários tipos de balança. Elas podem ser digitais, eletrônicas, mecânicas, híbridas, entre outras.

O que o volume?

quantidade (de líquido ou outra coisa: investimentos, produção, veículos, etc.)

Como calcular volume de caixa d'água por pessoa?

Outra referência padrão é que cada família deve ter água na caixa para dois dias. Ou seja, em uma casa com cinco pessoas, por exemplo, uma caixa d'água deverá ter: 5 (pessoas) x 150 (litros por pessoa) x 2 (dias) = 1.500 litros.

Qual é o volume de cada caixa em cm3?

Exemplo de pergunta: "se eu tenho uma caixa com comprimento de 10 cm, largura de 4 cm e altura de 5 cm, qual é seu volume?" V = l × w × h. V = 10 cm × 4 cm × 5 cm.

Como calcular um sólido irregular?

Determinação do volume de um sólido
  1. Coloque água no recipiente graduado (proveta) até um determinado volume;
  2. Mergulhe o sólido de formato irregular na proveta e verifique o novo volume de água;
  3. O volume desse sólido será a diferença entre o volume final e o volume inicial;

Como medir a densidade de um objeto irregular?

A densidade dos sólidos irregulares pode ser calculada pela observação da diferença de volume de uma proveta com água quando esses sólidos são mergulhados nela. A densidade é uma grandeza que relaciona a massa e o volume de determinado material.

Como calcular a quantidade de litros de água de uma piscina irregular?

Como calcular
  1. Basicamente é só multiplicar o comprimento, a largura e a profundidade média (profundidade maior + profundidade menor ÷ 2). Veja:
  2. Comprimento: 3 metros. Largura: 7 metros. Profundidade : 1,40 metros. ...
  3. Diâmetro: 4 metros. Profundidade Média: 1,50 metros. Portanto: 4 x 4 x 1,50 x 0,785 = 18.84 m³ ou 18.840 Litros.

Como calcular é obter a densidade líquidos sólidos regulares é irregulares?

Para determinar a densidade de sólidos irregulares, tem que se descobrir o volume do material por meio do Princípio de Arquimedes. No texto Densidade, foi mostrado que essa grandeza é a relação entre a massa de um material e o volume por ele ocupado (densidade = massa/volume).

Artigo anterior
Qual a diferença do cartão virtual para o cartão físico?
Artigo seguinte
O que são placas azuis?