Qual a constituição da matriz extracelular do tecido cartilaginoso?

Perguntado por: Tatiana Carvalho  |  Última atualização: 10. Februar 2022
Pontuação: 4.8/5 (28 avaliações)

A matriz do tecido cartilaginoso é relativamente rígida e é formada por colágeno ou por colágeno com elastina, além de glicoproteínas, proteoglicanas e ácido hialurônico.

Qual a constituição histológica do tecido cartilaginoso?

É constituída de fibrilas de colágeno tipo II, de fibras elásticas e de substância fundamental (proteoglicanas, glicosaminoglicanas e glicoproteínas de adesão- condronectina). As principais funções são: sustentação e flexibilidade. A cartilagem elástica apresenta pericôndrio e cresce principalmente por aposição.

Quais são os constituintes da matriz extracelular do tecido cartilaginoso?

A matriz extracelular do tecido cartilaginoso é composta por fibrilas colágenas (colágeno do tipo II), fibras elásticas e/ou colágenas (colágeno do tipo I), agregados de proteoglicanos (proteínas + glicosaminoglicanos), ácido hialurônico e glicoproteínas de adesão.

Como é formado o tecido cartilaginoso?

O tecido cartilaginoso é um tecido conjuntivo especial, cujas células derivam da célula mesenquimal indiferenciada. É um tecido avascular, formado por células denominadas condroblastos e os condrócitos que estão envolvidos por uma matriz extracelular abundante.

Quem produz matriz cartilaginosa?

pericôndrio, são eles que produzem a matriz cartilaginosa. A medida que esses condroblastos vão produzindo matriz extracelular da cartilagem, ficam presos nessa própria matriz e passam a ser denominados condrócitos.

Tecido Cartilaginoso - Histologia - Aula | Biologia com Samuel Cunha

33 questões relacionadas encontradas

Qual a composição da matriz cartilaginosa?

A matriz do tecido cartilaginoso é relativamente rígida e é formada por colágeno ou por colágeno com elastina, além de glicoproteínas, proteoglicanas e ácido hialurônico.

Onde se origina o tecido cartilaginoso?

Eles se originam a partir de células mesenquimáticas que se diferenciam, passando a secretar a matriz cartilaginosa. Quando essas células encontram-se circundadas pela matriz, eles passam a ser chamados de condrócitos.

Como se forma a cartilagem?

A cartilagem é formada a partir de células mesenquimais (indiferenciadas), que originam as células jovens, os condroblastos. Elas depois crescem e se transformam em células maduras, os condrócitos.

Quais as células do tecido cartilaginoso?

Esse tecido apresenta as seguintes células: condroblasto, condrócito, fibroblasto e células condrogênicas. A matriz é feita de colágeno (ou colágeno com elastina), que fornece flexibilidade, associado com proteoglicanos, ácido hialurônico, glicoproteínas e água de solvatação que dão força.

Como é a rigidez do tecido cartilaginoso?

Tecido Cartilaginoso. O tecido cartilaginoso possui consistência rígida (ligações eletrostáticas entre glicosaminoglicanos sulfatados, o colágeno e a água de solvatação) e reveste superfícies articulares facilitando no deslizamento, além de absorver choques e dar suporte a tecidos moles.

Qual a diferença da matriz extracelular do tecido conjuntivo e do tecido cartilaginoso?

O tecido cartilaginoso é um tipo de tecido conjuntivo constituído por células denominadas condrócitos e por grande quantidade de matriz extracelular. A matriz do tecido cartilaginoso tem consistência mais rígida que a do tecido conjuntivo propriamente dito.

Qual a composição da matriz extracelular do tecido ósseo?

A matriz extracelular é constituída por uma porção orgânica e uma inorgânica. A porção orgânica da matriz extracelular é constituída principalmente por fibras colágenas, as quais apresentam em sua constituição colágeno tipo I, proteoglicanos e glicoproteínas.

Como é organizada a matriz cartilaginosa na cartilagem hialina?

A matriz da cartilagem hialina é vítrea, homogênea e amorfa. Na matriz da cartilagem há espaços, denominados lacunas, os quais são ocupados por condrócitos. Fibrilas de colágenos (principalmente tipo II), relativamente delgadas, e substância fundamental formam a matriz extracelular.

Qual a estrutura do tecido osseo?

O tecido ósseo é um tipo especializado de tecido conjuntivo formado por células, e material extracelular calcificado, a matriz óssea. A matriz apresenta 50% de parte orgânica e 50% de material mineral.

Quais são os principais componentes e as características do tecido cartilaginoso?

O tecido cartilaginoso, também chamado de cartilagem, apresenta células distribuídas na matriz cartilaginosa. Essa matriz é rica em glicoproteínas e contém fibras elásticas e colágenas. ... Como já dito, o tecido cartilaginoso não possui vasos sanguíneos e, portanto, não recebe nutrientes por essa via.

Onde se localizam os Condrocitos?

Em biologia, condrócitos são células presentes no tecido cartilaginoso. ... Estão isolados em pequenas cavidades no tecido, denominadas lacunas. No entanto, essas lacunas podem estar extremamente próximas, separadas por apenas uma fina porção da matriz.

Como é a oxigenação e obtenção de energia pela glicose dos condrócitos?

Oxigenação dos condrócitos deficiente; obtêm energia da glicose principalmente por anaerobiose; funcionamento dos condrócitos depende de um balanço hormonal adequado. ... As cavidades da matriz, ocupadas pelos condrócitos, são chamadas lacunas. Estrutura da matriz: constituída por colágeno ou colágeno mais elastina.

Qual é a função da cartilagem articular?

As cartilagens possuem função essencial nas articulações, pois garantem a estas equilíbrio, estabilidade, proteção e sustentação. Elas revestem as extremidades dos ossos, impedindo que estes se choquem uns com os outros durante os movimentos.

Quais os 3 tipos de cartilagens e onde podem ser encontradas?

Existem três tipos de cartilagem, são elas: a cartilagem hialina, a cartilagem elástica e a cartilagem fibrosa. A cartilagem hialina é encontrada em nossa traqueia, brônquios, pontas de nossos ossos. É esse tipo de cartilagem que forma os embriões dos vertebrados, como já vimos no segundo parágrafo.

O que é uma cartilagem?

A cartilagem é um tecido amortecedor que reveste a superfície do osso ao nível das articulações, protegendo-as. Tem uma enorme capacidade de resistência à carga e permite o amortecimento e o fácil deslizamento, sem contacto das superfícies ósseas.

Onde se localizam os Condroblastos?

Condroblastos são as células que formam a matriz da cartilagem. A palavra deriva do grego chondros (cartilagem) e blastos (célula jovem). Os condroblastos estão presentes no tecido conjuntivo que circunda e nutre a cartilagem, que se chama pericôndrio.

O que são grupos Isógenos como são formados?

Os grupos isógenos são grupos de até 32 células,que são originadas de um único condrócito. Encontra-se mais profundamente,em relação ao pericôndrio. ... Esses grupos de condrócitos são formados como consequência de várias divisões sucessivas durante a última fase de desenvolvimento.

Qual a importância da cartilagem hialina articular na nutrição do líquido sinovial?

A matriz extracelular da cartilagem hialina tem a função de amortecer os impactos sofridos pelo corpo e fornece lubrificação para as articulações móveis, produzida pelo revestimento sinovial da cápsula de articulação.

O que é uma cartilagem elástica?

Cartilagem elástica – possui alto teor de fibras elásticas (elastina) em sua matriz, mas também pouca quantidade de colágeno. Esse tipo é encontrado no aparelho auditivo, formando o pavilhão externo da orelha, na laringe e na válvula epiglote.

Qual a diferença entre cartilagem hialina e elástica?

Cartilagem hialina → possui uma concentração moderada de fibras colágenas, sendo a mais comum estrutura cartilaginosa encontrada no corpo. ... Cartilagem fibrosa → Possui grande quantidade de fibras colágenas, ocupando quase que a totalidade dos espaços intercelulares, assemelhando-se ao tecido conjuntivo denso.

Artigo anterior
Quais foram os primeiros celulares?
Artigo seguinte
Quanto tempo demora para fechar o furo da orelha?