Como saber a compatibilidade da memória RAM com a placa mãe?

Perguntado por: Joel Mário Loureiro  |  Última atualização: 23. Januar 2022
Pontuação: 5/5 (67 avaliações)

Para saber se a sua placa mãe é compatível com a memória RAM que pretende comprar, basta visitar o site oficial da fabricante da placa e procurar pelo modelo que está instalado no seu computador. Lá, as empresas disponibilizam uma lista com todos os tipos, tamanhos e frequências suportados.

Como saber se a memória RAM é compatível com o notebook?

Como analisar a compatibilidade com a Memória RAM

Slots DIMM da placa mãe – É necessário verificar quantos slots a placa-mãe do seu notebook possui. Por exemplo, uma placa-mãe que tem dois slots, você não conseguirá colocar 4 memórias de 4 GB, mas sim terá que optar por 2 de 8 GB.

Como saber a frequência suportada pela placa mãe?

Caso esteja pensando em adicionar mais memória em seu computador, não deixe de consultar o manual da sua placa mãe e verificar a quantidade de RAM e a máxima frequência suportada. Você também pode descobrir o modelo da sua placa mãe na guia “Mainboard” do CPU-Z e pesquisar por essas informações na Internet.

O que acontece se colocar uma memória RAM com frequência diferente da recomendada?

Porém, embora o uso de pentes de memória RAM de marcas e frequências diferentes seja possível, ele não é recomendável, pois pode gerar alguns prejuízos no desempenho da máquina e até mesmo crash de alguns processos.

Como saber se a placa mãe suporta memória ECC?

No caso dos módulos DIMM, é fácil identificar aqueles que são ECC, pois possuem 5, 9 ou 18 chips, ao invés dos habituais 4, 8 e 16. O número de bits adicionais diminui conforme o aumenta o tamanho do barramento da memória. Para utilizar memória RAM ECC, é preciso ter uma placa mãe compatível.

Como saber se a MEMORIA RAM é compatível com a PLACA-MÃE

30 questões relacionadas encontradas

Como saber se a memória é compatível?

Para saber se a sua placa mãe é compatível com a memória RAM que pretende comprar, basta visitar o site oficial da fabricante da placa e procurar pelo modelo que está instalado no seu computador. Lá, as empresas disponibilizam uma lista com todos os tipos, tamanhos e frequências suportados.

O que significa memória ECC?

Entre essas opções está a memória RAM ECC. A sigla ECC significa Error Correction Code, ou seja, ela possui uma tecnologia que permite a recuperação de dados corrompidos. Esse método pode verificar e corrigir falhas durante o processo de armazenagem de informações, realizando a recuperação e evitando a perda de dados.

Pode colocar memória RAM com frequência maior?

Se você colocar memórias com uma frequencia maior que o seu controlador consegue enviar elas vão funcionar abaixo da frequencia máxima que as memórias poderiam atinigir. Logo com uma frequencia inferior terão também um desempenho inferior ao máximo que poderiam atinigir .

É possível usar memórias com frequências diferentes?

Instalar memórias RAM que sejam de marcas diferentes não é motivo para grandes preocupações. O problema se dá ao utilizar módulos com configurações muito diferentes. É importante deixar bem claro que o computador não corre risco de estragar apenas ao instalar módulos diferentes.

Porque é mais vantajoso do ponto de visto de desempenho utilizar 2 memórias iguais de 4gb do que apenas 1 de 8gb?

Portanto, dois pentes iguais podem providenciar não apenas uma economia ao comprar apenas um pente adicional, mantendo o antigo, mas também duplica a velocidade de transferência do barramento, extraindo o máximo que o seu PC pode oferecer.

Como saber qual é a minha placa mãe?

Como saber o modelo da sua placa-mãe
  1. Aperte a tecla Windows + R para abrir o “Executar”;
  2. Digite “msinfo32” (sem aspas) e pressione “Enter”;
  3. Uma nova janela será aberta mostrando as informações do sistema. O modelo da placa-mãe estará ao lado de “Produto Baseboard” — você também pode conferir qual a versão e fabricante.

Como saber quanto de Internet meu PC suporta?

Abra a área de informação e configuração deste sistema. De seguida aceda à área “Rede e internet” e depois ao separador “Estado”. Aí, no topo, encontra a opção “Propriedades”. Os mesmos dados podem ser obtidos na opção “Ver propriedades de hardware e ligação”.

Como saber qual SSD é compatível com meu notebook?

SSD compatível com notebook

A melhor fonte de informação, com certeza, ainda é o manual do notebook. Para verificar se o SSD é compatível com o laptop, é preciso primeiro descobrir o tipo de interface do disco rígido do notebook. É difícil desmontar o aparelho, mas essa é a função dos manuais.

Como escolher a memória RAM para notebook?

Qual a melhor memória RAM?
  1. 3 GB de memória RAM: recomendada para tarefas básicas. A melhor memória RAM para notebooks básicos possui até 3 GB.
  2. 4 GB de memória: quantidade padrão. Entre as máquinas disponíveis no mercado, essa é a memória mais comum. ...
  3. 6 GB de memória: desempenho de tarefas mais pesadas.

Tem como aumentar a memória RAM de um notebook?

Um SO de 32 bits, por exemplo, não aguenta mais do que 3 GB; caso seu Windows seja 64 bits, o limite aumenta até incríveis 192 GB. Uma vez que você tenha se certificado desses detalhes, adquira os pentes de memória com a capacidade desejada e prepare-se para fazer a operação de upgrade.

Quanto mais MHz na memória RAM é melhor?

A freqüência de uma memória, medida em MHz, determina a sua velocidade máxima de transferência de dados para o processador. Em outras palavras, quanto maior a freqüência, maior será o desempenho obtido.

Qual a maior frequência de memória RAM DDR4?

Já em relação à frequência, a DDR3 funciona com uma taxa de 800 a 2.400 MHz, e a DDR4 trabalha com valores de 2.133 até 4.266 MHz.

Quem limita a frequência da memória RAM?

É o processador.. O controlador de memória fica nele..

Qual característica descreve a memória ECC?

A memória ECC usa os bits extras para armazenar um código criptografado ao gravar dados na memória, e o código ECC é armazenado ao mesmo tempo. Quando os dados são lidos, o código ECC armazenado é comparado ao código ECC gerado durante a leitura dos dados.

O que quer dizer memória não ECC?

ECC (Error Correction Code) e significa “Código de Correção de Erro” e non-ECC (not support ECC) quer dizer “não suporta ECC”. ECC é um método usado para detectar e corrigir erros introduzidos durante a armazenagem ou transmissão de dados.

Artigo anterior
Quais são os tipos de recursos naturais?
Artigo seguinte
Quais são os três tipos de tributos?