Como retirar arrolamento de bens?

Perguntado por: Isabel Sousa de Rodrigues  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (42 avaliações)

Art. 9º O órgão de registro público onde os bens e direitos estiverem arrolados poderá cancelar a averbação do arrolamento, mediante solicitação do contribuinte, acompanhada da cópia do protocolo da comunicação prevista no caput do art.

O que significa contribuinte possui arrolamento de bens conforme Lei nº 9532 1997?

– O arrolamento administrativo de bens e direitos, previsto no artigo 64 da Lei n.º 9.532/97, tem natureza cautelar, meramente declaratória, que busca assegurar à fazenda pública o recebimento do crédito tributário devido na hipótese em que o seu valor supere 30% (trinta por cento) do patrimônio conhecido do devedor.

O que é arrolamento de imóvel?

O arrolamento de bens e direitos é uma medida executada pela Receita Federal do Brasil para garantir a liquidação do crédito tributário de contribuintes devedores. O arrolamento foi estabelecido pelo Decreto 4.523/2002 e atualmente é normatizado pela Instrução Normativa RFB 1.565/2015.

O que é arrolamento de bens Receita Federal?

A Lei nº 9.532/1997 instituiu o arrolamento administrativo de bens e direitos, que consiste, basicamente, em um meio de controle da Administração Tributária, permitindo que esta acompanhe a movimentação patrimonial do contribuinte devedor.

O que é arrolamento administrativo?

Arrolamento Administrativo-Fiscal de bens e direitos, instituído pela Lei nº 9.532/97, é um instrumento de controle pela Administração Tributária, cuja função é permitir a verificação da movimentação do patrimônio do sujeito passivo, possibilitando a propositura da medida cautelar fiscal.

envestimento 20,R$ reais na bolsa de valor #sobral #investimento #bolsadevalores #ganhardinheiro

35 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre inventário e arrolamento?

Diferente do que ocorre no inventário, no arrolamento o inventariante não precisará prestar compromisso. Ele apresentará suas declarações, as quais consistirão na atribuição de valor aos bens do espólio e na apresentação do plano de partilha.

O que significa arrolar no direito?

Arrolar - Novo CPC (Lei nº 13.105/15)

Significa colocar em rol ou inventário. Alistar. O verbo também pode ser conceituado como a descrição dos bens em inventário. No Direito, tal verbo é muito usado para a indicação das testemunhas de um processo.

Onde é feito o arrolamento de bens?

Por sua vez, o inventário extrajudicial pode ser considerado uma espécie de arrolamento. Além disso, ele só é possível quando há consenso entre as partes. Ademais, é mais simples e ágil que o inventário judicial, uma vez que pode ser feito mediante escritura pública, em cartório.

O que significa arrolamento de bens no Detran?

O arrolamento é procedimento administrativo destinado à garantia do débito do contribuinte, de natureza cautelar, não implicando a indisponibilidade dos bens e, consequentemente, obstáculo ao exercício das prerrogativas inerentes ao direito de propriedade.

O que é declaração de arrolamento?

Declaração de Arrolamento – Esse documento contém, dentre outras, as informações relativas ao “de cujus”, inventariante, procurador, herdeiros e bens.

Como fazer arrolamento de bens em cartório?

Veja a seguir os principais passos da realização dessa modalidade de inventário.
  1. Escolha do cartório e contratação do advogado. ...
  2. Nomeação do inventariante. ...
  3. Levantamento das dívidas e dos bens. ...
  4. Pagamento do imposto. ...
  5. Divisão dos bens. ...
  6. Encaminhamento da minuta. ...
  7. Lavratura da Escritura. ...
  8. Registro dos bens nos nomes dos herdeiros.

Quanto tempo demora um arrolamento sumário?

De acordo com o artigo 611 do CPC o prazo para abertura do arrolamento é de 60 dias, a contar da abertura da sucessão.

O que é arrolamento de bens no divórcio?

Em que consiste o arrolamento de bens? É um instrumento judicial que possibilita a busca e o bloqueio bens, objetivando a preservação do patrimônio para uma finalidade futura.

O que significa a palavra arrolamento na Bíblia?

Significado de Arrolamento

Quaisquer tipos de listas; listagem de pessoas, de bens, de objetos etc.

Quais bens podem ser arrolados?

Poderão ser arrolados os bens imóveis e demais bens e direitos passíveis de registro que estiverem registrados em nome do sujeito passivo nos respectivos órgãos de registro público, mesmo que não declarados à RFB ou escriturados na contabilidade.

O que quer dizer arrolamento sumário?

Trata-se de uma forma simplificada de inventário adotada quando todos os herdeiros forem maiores e capazes, e estiverem de acordo.

Quem é o arrolado?

Significado de Arrolado

Posto num inventário ou catalogado; inventariado.

O que é uma medida cautelar fiscal?

Instrumento processual que pode ser utilizado pela Fazenda Pública como modo de coação aos seus devedores fiscais.

Quanto tempo demora um arrolamento de bens?

Na primeira hipótese, o tempo entre a abertura e o encerramento do processo é de três a seis meses, enquanto o inventário judicial oscila entre um a três anos, devido à divergência entre os herdeiros no que se refere a partilha, avaliação dos bens e pagamento de impostos.

O que é arrolar as testemunhas?

Arrolar tem como significado alistar, colocar em rol, ou inventário. Transmite a ideia de passar a pertencer, adicionar pessoas ou coisas ao tema em questão. No direito costuma ser usado para indicação de testemunhas que participarão de um processo ou na descrição de bens que compõem um inventário.

Como arrolar testemunhas em um processo?

As testemunhas devem ser arroladas pelas partes. Para que o juiz defira a produção de prova testemunhal não é necessário que as testemunhas já estejam arroladas e qualificadas, basta que ele julgue pertinente.

O que significa arrolar no dicionário?

Significado de Arrolar

verbo transitivo direto Pôr em rol; colocar numa lista; inventariar: arrolar mercadorias.

O que é inventariados?

"O inventariado é aquele que dá nascimento, após o seu falecimento, a um processo de inventário" (De uma petição judicial, na 4ª Vara Cível de Uberaba - MG).

O que pode substituir o inventário?

A partilha, por sua vez, é a etapa para a qual um inventário evolui – ou que o substitui, dependendo do caso – que consiste em atribuir, a cada herdeiro, a parte que lhe é de direito.

Artigo anterior
Quantos kg de peixe por m3?
Artigo seguinte
Quanto custa um quilo de carne de avestruz?