Como provar uma ameaça?

Perguntado por: Manuel Neto Castro  |  Última atualização: 1. Mai 2025
Pontuação: 4.5/5 (38 avaliações)

Em um crime de ameaça, a ausência da materialidade delitiva e autoria delitiva, podem ser comprovadas por prova testemunhal, imagens, perícia, cópia de mensagem, cartas e inúmeras outras.

Quando a ameaça não é crime?

Por exemplo, não configura crime de ameaça o fato de alguém dizer que irá pleitear seus direitos na justiça ou registrar ocorrência policial contra outrem. Além disso, o mal deverá ser “grave”.

O que é crime de ameaça e como provar?

O crime de ameaça é previsto no artigo 147 do Código Penal e consiste no ato de ameaçar alguém, por palavras, gestos ou outros meios, de lhe causar mal injusto e grave e, como punição, a lei determina detenção de um a seis meses ou multa.

O que fazer quando se recebe uma ameaça?

Nesse caso, é necessário procurar a unidade policial mais próxima ou, em caso de urgência, discar 190 (Polícia Militar) ou 197 (Polícia Civil).

É possível processar alguém por ameaça?

Para que se configure crime de ameaça, deve haver um mal injusto no conteúdo da ameaça, e essa é a chame para responder se o “vou te processar” é crime ou não. Todo cidadão tem o direito de ação, o direito de demandar em juízo ou de levar às autoridades um fato concreto que entenda ser lesão a um direito.

O que configura o CRIME de AMEAÇA?

24 questões relacionadas encontradas

Qual o valor da multa para o crime de ameaça?

O crime de ameaça é previsto no artigo 147 do Código Penal e consiste no ato de ameaçar alguém, por palavras, gestos ou outros meios, de lhe causar mal injusto e grave e, como punição, a lei determina detenção de um a seis meses ou multa.

O que acontece quando uma pessoa é processada por ameaça?

O crime de ameaça está previsto no artigo 147 do Código Penal e consiste quando uma pessoa executa o ato de ameaçar alguém, por palavras, gestos ou outros meios, com o intuito de causar mal a terceiros. O delito é considerado injusto e grave e, como punição, a lei determina detenção de um a seis meses ou multa.

É crime ameaça por Whatsapp?

Ameaças: enviar mensagens que ameaçam a integridade física ou psicológica de outra pessoa pode ser considerado um crime. Difamação e Calúnia: enviar mensagens que desonram a reputação de outra pessoa, sem que haja a comprovação de veracidade, também pode ser considerado um crime.

Qual o prazo para se fazer um Boletim de Ocorrência de ameaça?

Consoante o artigo 103 do Código Penal e artigo 38 do Código de Processo Penal, o prazo decadencial para que a vítima exponha essa sua vontade é de 6 (seis) meses, contados da data em que foi realizado o crime ou da data em que o ofendido veio a saber quem é o autor do crime.

O que pode ser considerado uma ameaça?

O estado de ira, paixão ou forte emoção precede ou é concomitante à prática do delito. E não afasta a tipicidade da conduta (art. 28, I do CP). 2 - A conduta do agente de ameaçar matar a vítima e as pessoas que ela ama, causando-lhe temor e tirando sua tranquilidade, caracteriza o crime de ameaça."

Como denunciar uma pessoa que te ameaça?

(Dirija-se a uma Delegacia de Polícia do seu Estado para registro e posterior encaminhamento da ocorrência para a PCDF); Quando a infração penal necessitar de atendimento imediato em razão de estar ocorrendo (flagrante).

Quando se faz um Boletim de Ocorrência a pessoa fica sabendo?

Quando se faz um boletim de ocorrência a pessoa fica sabendo? O Boletim de Ocorrência é um documento policial sujeito ao sigilo e discrição, de uso interno, destinado ao registro de notícias criminis e informações para conhecimento da Autoridade policial.

O que fazer em caso de ameaça pelo Whatsapp?

Você pode registrar um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia.

Qual a diferença de um aviso para uma ameaça?

Um aviso significa que as condições do tempo configuram uma ameaça a vida ou propriedade. As pessoas no caminho de tempestades, por exemplo, precisam tomar ações de preparação e/ou proteção.

Quem julga o crime de ameaça?

1. Conforme o enunciado da Súmula nº 147 /STJ, "compete à Justiça Federal processar e julgar os crimes praticados contra funcionário público federal, quando relacionados com o exercício da função".

Como se defender de uma denúncia falsa de ameaça?

Como se defender de uma acusação falsa?
  1. Acusação falsa e a importância da Defesa Imediata. ...
  2. Coletando Provas para provar sua inocência diante de uma acusação falsa. ...
  3. Evite Autoincriminação. ...
  4. A Armadilha da Cooperação Excessiva. ...
  5. Busque Representação Legal. ...
  6. Perguntas Frequentes. ...
  7. Um exemplo de Acusação Falsa. ...
  8. Conclusão.

Quais são os tipos de ameaça?

Direta: quando o mal anunciado se refere à pessoa ou patrimônio da vítima; Indireta: quando se ameaça alguém que tenha relação de afeto com o sujeito passivo (pessoa que sofre a ameaça); Explícita: quando a ameaça é feita diretamente, de maneira clara.; Implícita: quando a ameaça é feita de forma sutil, disfarçada.

O que pode ser considerado grave ameaça?

Já para Luiz Regis Prado13, a grave ameaça é a violência moral, promessa de fazer mal à vítima, intimidando-a, atemorizando-a, viciando sua vontade, devendo ser grave, de modo a evitar a reação contra o criminoso.

Tem uma pessoa me ameaçando pelo celular?

Dirija-se a delegacia mais próxima, (em algumas cidades existem delegacias especializadas em crimes virtuais), em porte de toda a documentação que conseguiu juntar, e faça um Boletim de Ocorrência. O delegado confirmará a existência (ou não) do crime.

Como provar ameaça por telefone?

Apenas o juiz poderá autorizar a utilização da interceptação telefônica como meio de prova. Isso poderá ser feito de ofício ou a requerimento da autoridade policial, na investigação criminal; ou do Ministério Público, na investigação criminal e na instrução processual penal.

É crime expor uma pessoa?

136-A. Intimidar, ameaçar, constranger, ofender, castigar, submeter, ridicularizar, difamar, injuriar, caluniar ou expor pessoa a constrangimento físico ou moral, de forma reiterada. Pena – reclusão de 2 (dois) a 4 (quatro) anos e multa. §1.º Se o crime ocorre em ambiente escolar, a pena é aumentada da metade.

Em quais casos pode pedir medida protetiva?

Você também pode requerer as medidas protetivas caso esteja sendo ameaçada, violentada psicologicamente, sexualmente, patrimonialmente (o agressor esteja roubando ou destruindo os seus pertences) e moralmente (o agressor esteja difamando, caluniando e injuriando a sua imagem).

Como comprovar a consumação do crime de ameaça?

4. O crime de ameaça é formal, consumando-se com o resultado da ameaça, ou seja, com a intimidação sofrida pelo sujeito passivo ou simplesmente com a idoneidade intimidativa da ação, sendo desnecessário o efetivo temor de concretização.

O que acontece quando a gente faz um Boletim de Ocorrência contra uma pessoa?

Ao fazer o registro, a vítima ou testemunha torna oficial o ocorrido, possibilitando que as autoridades tenham conhecimento do evento e tomem as medidas adequadas para resolver o caso. Além disso, o BO é uma ferramenta indispensável para a vítima resguardar seus direitos.

É crime xingar alguém pelo WhatsApp?

Quem manda mensagens abusivas pelo app pode cometer de difamação a discriminação e ter de responder na esfera cível e criminal. Longe de ser uma terra sem lei, no WhatsApp, o que você disser pode ser usado contra você.

Artigo anterior
O que causa corrente harmônica?
Artigo seguinte
Como acontece a propagação via estaquia?