Como acontece a propagação via estaquia?

Perguntado por: Francisco Miguel de Brito  |  Última atualização: 1. Mai 2025
Pontuação: 4.2/5 (1 avaliações)

O método de estaquia consiste em escolher um bom galho e colocá-lo no solo, com boa umidade. Desse galho irão surgir raízes e folhas, e logo se originará uma planta idêntica à “planta mãe”. A prática de propagação vegetativa das plantas por estaquia pode ser utilizada nas culturas de tomate e eucalipto.

Como se faz a propagação por estaquia?

Estaquia: consiste em retirar da planta original um ramo, uma folha ou raiz e colocá-la em um meio adequado. O sistema radicular e a parte aérea se desenvolvem, originando assim uma nova planta. Essa técnica é bastante utilizada para propagar figueira, amora e videira.

Como é feita a reprodução por estaquia?

A estaquia é uma técnica que consiste em promover o enraizamento de partes da planta, podendo ser ramos, raízes, folhas e até mesmo fascículos, no caso de Pinus spp. Ainda é a técnica de maior viabilidade econômica para o estabelecimento de plantios clonais de Eucalyptus spp.

Como fazer o processo de estaquia?

Como fazer estacas: Passo a passo
  1. Saiba qual é a planta. ...
  2. Selecione e corte uma parte da planta. ...
  3. Trate as estacas e retire as folhas inferiores. ...
  4. Prepare o recipiente de enraizamento. ...
  5. Regue as estacas para obter a humidade correta. ...
  6. Transplante as estacas para o vaso.

Como é feita a propagação de mudas?

As plantas podem ser propagadas por meio de sementes (propaga- ção sexuada) ou por partes vegetativas (propagação assexuada), em ambientes abertos ou totalmente protegidos.

ESTAQUIA, ENXERTIA, ALPORQUIA e MERGULHIA - Reprodução ASSEXUADA em ANGIOSPERMAS

27 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de estaquia?

Tipos de estacas
  • Estacaria de ponteiro.
  • Estacas semilenhosas.
  • Estacas lenhosas.
  • Estacas de raiz.
  • Estacas de folhas.

Como ocorre o processo de propagação vegetativa?

Resumo: A propagação vegetativa consiste em multiplicar assexuadamente partes de plantas (células, tecidos, órgãos ou propágulos), originando indivíduos geralmente idênticos à planta-mãe.

Qual a vantagem do processo de estaquia?

Em escala comercial, o método de propagação que tende a ser o mais utilizado é a estaquia (fig. 1), pois tem proporcionado maior precocidade na produção e a garantia na manutenção das características genéticas da planta matriz (CASTRO; KLUGE, 2003).

O que é enraizamento de estacas?

Enraizamento por estaquias é técnica de propagação vegetativa amplamente empregada em espécies de valor comercial e pode ser viável para propagar espécies nativas de Matas de Galeria do Bioma Cerrado.

Quanto tempo leva para uma estaquia enraizar?

O tempo total de produção de mudas pela estaquia direta em recipientes é de, aproximadamente, 120 dias. Este tempo é necessário, principalmente, para que o sistema radicular atinja um porte adequado, e poderá ser reduzido, talvez até para 100 dias, pelo aperfeiçoamento das práticas, como a seleção de novos substratos.

Quanto tempo demora a estaquia?

Considerando-se que o tempo médio para a obtenção da muda pronta pelo método de estaquia está ao redor de seis meses (em oposição a 18 a 22 meses, por enxertia) e que não há necessidade do emprego de reguladores de crescimento o método pode ser economicamente viável para a propagação da lima ácida `Tahiti'.

Qual a melhor época para fazer mudas de estaquia?

A estaquia é feita no período correspondente aos meses de junho a agosto. Nessa época, os ramos de um ano, provenientes da poda hibernai das figueiras, são cortados em estacas de cerca de 30 cm e plantadas em viveiro, enterrando-se cerca de 3/4 do seu comprimento.

Qual a diferença entre enxertia e estaquia?

O enxerto é a planta responsável pela realização da fotossíntese para se manter. A técnica denominada estaquia consiste em retirar um caule, ramo ou folha de uma determinada planta que se quer propagar, cortando a haste em diagonal e fixando o ramo no solo.

Quais plantas dá pra fazer estaquia?

Pode ser usada para macieira, jabuticabeira, goiabeira, caquizeiro, e outras. Por fim, as estacas de folhas são usadas para algumas plantas ornamentais como violeta africana, espada de São Jorge, begônia e fortuna. Neste tipo de estaca, há necessidade de regeneração de caule e raízes.

O que é estaquia biologia?

A técnica da estaquia é muito empregada na agricultura e é utilizada principalmente para as dicotiledôneas. Essa técnica consiste em retirar uma parte do vegetal que contenha as gemas e introduzi-la no solo úmido.

Qual é a vantagem da estaquia para o agricultor?

Resposta verificada por especialistas

Ao se usar a estaquia, a vantagem consiste na produção de mudara com a mesma idade cronológica que a planta mãe, pois vai se trata de uma propagação assexuada realizada por parte vegetativa que vai proporcionar ao agricultor uma uniformidade de pomar se for uma frutífera.

O que a planta precisa para enraizar?

O substrato para germinação e enraizamento da Favorita Substratos possui grande importância e influência no êxito da germinação de sementes e no enraizamento de estacas, sendo fundamental o uso de uma composição adequada que promova boa nutrição, boa drenagem, capacidade de retenção de água e que seja leve e ofereça ...

Quais os hormônios mais utilizados no enraizamento de estacas?

Dentre os fitorreguladores mais conhecidos e utilizados no enraizamento de estacas têm-se o ácido indolacético (AIA), o ácido indolbutírico (AIB) e o ácido naftaleno acético (ANA) (BLAZICH, 1994).

Como acelerar o enraizamento de estacas?

Para acelerar e promover o enraizamento de estacas, habitualmente são empregados reguladores de crescimento do grupo das auxinas, os quais levam à maior porcentagem de formação de raízes, melhor qualidade das mesmas e uniformidade no enraizamento (ONO & RODRIGUES, 1996).

Quais são as desvantagens da estaquia?

Apesar das vantagens, a estaquia também apresenta algumas desvantagens. Uma delas é a dificuldade de enraizamento de algumas espécies, que podem ser mais sensíveis ou exigir condições específicas para o sucesso da propagação.

Quais as desvantagens da utilização da estaquia?

Além disso, a propagação de plantas por estaquia repetidamente faz com que o material genético sofra alterações ao longo do tempo devido ao envelhecimento genético, levando a perda de características, como a resistência a certas condições ambientais.

O que se pode fazer para ajudar plantas que têm dificuldade de pegar por estaquia?

Para ajudar plantas que têm dificuldade de pegar por estaquia:
  1. Utilizar hormônios de enraizamento para estimular o desenvolvimento das raízes.
  2. Manter as estacas em condições ideais de umidade e temperatura.
  3. Usar substrato adequado que favoreça a aeração e retenha umidade.

Como funciona a propagação por estaquia e quais plantas são mais adequadas para esse método?

O método de estaquia consiste em escolher um bom galho e colocá-lo no solo, com boa umidade. Desse galho irão surgir raízes e folhas, e logo se originará uma planta idêntica à “planta mãe”. A prática de propagação vegetativa das plantas por estaquia pode ser utilizada nas culturas de tomate e eucalipto.

O que é estaquia Embrapa?

das G. C. de; QUISEN, R. C. Resumo: A estaquia é um dos processos mais importantes de propagação vegetativa que se destaca dada a sua aplicabilidade técnica, operacional e custo de produção, competitivo às demais técnicas de propagação assexuada.

Qual é a parte da planta que fixa a planta ao solo?

RAIZ: nas plantas terrestres, a raiz é responsável por fixá-las ao solo. Ela também retira do solo a água, os sais minerais e outras substâncias necessárias para o desenvolvimento da planta.

Artigo anterior
Como provar uma ameaça?
Artigo seguinte
Como fazer uma libriana correr atrás?