Como preencher uma procuração pessoa física?

Perguntado por: Beatriz Alice Batista Morais Araújo  |  Última atualização: 20. Februar 2025
Pontuação: 4.4/5 (26 avaliações)

MODELO DE PROCURAÇÃOPESSOA FÍSICA. Outorgante: (nome completo), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), portador(a) do CPF nº ______________________, RG nº_________________, expedido pelo (órgão), residente e domiciliado(a) a (rua, avenida, etc.)

Como preencher uma procuração passo a passo?

Sua estrutura deve conter, portanto:
  1. a identificação das partes envolvidas;
  2. o tipo e a extensão dos poderes conferidos: especifica-se, por exemplo, que o poder é da representação do outorgante frente a um órgão público determinado, até uma data também claramente estabelecida;
  3. local e data;
  4. assinatura do outorgante.

Como fazer uma procuração para outra pessoa assinar por mim?

Para fazer uma procuração de plenos poderes no cartório, as partes devem comparecer ao local com os documentos exigidos, como CPF e RG, certidão de nascimento ou casamento e comprovante de residência do procurador, e levar a procuração impressa e assinada.

O que deve conter em uma procuração particular?

O próprio interessado (outorgante) deverá redigir a procuração particular, na qual deverão constar os dados de qualificação civil do/s outorgante/s e do/s outorgado/s, bem como os poderes concedidos ao procurador, local e a data de emissão. Recomenda-se indicar uma data de validade da procuração.

Como fazer uma procuração PF?

A procuração para a Receita Federal

O outorgante deve acessar o site da Receita Federal na área de “Senhas e Procurações” e clicar no tipo de serviço que deseja para criar a procuração.

Cadastro de Procuração Pessoa Física com conta GOV.BR - Serviços da RFB- eCAC

30 questões relacionadas encontradas

É necessário reconhecimento de firma em procuração particular?

388 doCPCC , o reconhecimento de firma é dispensável no caso de procurações empregadas numa relação processual, independentemente da extensão e natureza dos poderes conferidos ao advogado, sejam especiais ou gerais.

Quem deve assinar uma procuração?

Somente o outorgante assina a procuração.

O que não pode faltar na procuração?

Outra dica importante: qualifique as pessoas do procurador e outorgante: nome, nacionalidade, estado civil, identidade, CPF, endereço e todos os demais dados capazes de identificar um e outro. Não é raro vermos casos onde pessoas outorgam (passam) procuração com poderes amplos, gerais e irrestritos.

O que não pode ter em uma procuração?

A procuração não pode ser usada nos casos que tenham a ver com os chamados "direitos personalíssimos": direitos que dizem respeito à própria pessoa e que não podem ser transferidos.

Qual a procuração mais segura?

Quais são os tipos de procuração? A procuração pode ser classificada em dois tipos distintos: Procuração pública: feita em cartório por um tabelionato de notas e válida juridicamente em todos os lugares. Por possuir um registro em um órgão competente, ela é considerada mais segura.

Precisa de advogado para fazer uma procuração?

Em alguns casos a lei exige que o procurador seja advogado, mas na maioria dos atos da vida cotidiana, basta ser civilmente capaz. Pode ser estabelecido um prazo de validade para o mandato, tanto por exigência de quem outorga a procuração quanto pela finalidade a que se destina.

Qual o valor para fazer uma procuração no cartório?

Quanto custa uma procuração pública (Valor)

De modo geral, tirando a procuração para fins previdenciários que, normalmente, é isento de valor, os outros casos variam entre R$ 80,00 e R$ 250,00.

Qual o risco de assinar uma procuração?

A procuração, quando bem redigida e analisada pelas duas partes, traz segurança e clareza na relação firmada. Entretanto, existem perigos impostos em uma procuração que não atenda às expectativas de quem está outorgando poderes ao outro. Situação que pode gerar dores de cabeça irreversíveis.

O que é preciso para fazer uma procuração simples?

Quais são os documentos necessários para fazer uma procuração em cartório? Pessoa Física: o interessado em nomear um procurador deverá apresentar seus documentos pessoais originais (RG, CPF e certidão de casamento).

Como fazer uma procuração para outra pessoa representar meu filho?

As exigências são:
  1. Comparecimento do procurador.
  2. Documentos Pessoais do procurador – originais.
  3. Documentos Pessoais da terceira pessoa que será nomeada (fotocópia)
  4. Qualificação da terceira pessoa que será nomeada (profissão, estado civil e endereço – por escrito)

Qual a diferença entre uma procuração pública e particular?

A procuração pública é assinada por Tabelião de Notas, e fica registrada no livro de notas do Cartório selecionado, possuindo fé pública e publicidade. Já uma procuração particular não é registrada em Cartório. Portanto, não possui publicidade, tampouco fé pública, servindo para os casos menos formais.

O que colocar na procuração de plenos poderes?

(inserir número), residente e domiciliado a (rua, número, bairro, cidade, Estado e CEP), (telefone) e (e-mail); OUTORGADO: (nome completo), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), portador(a) do CPF/MF nº. (inserir número), documento de identidade nº.

Quem não pode ser procurador de outra pessoa?

Quem pode ser procurador? Podem receber procuração todas as pessoas capazes. Também pode ser procurador a pessoa maior de dezesseis (16) anos e menor de dezoito (18) anos, mas, neste caso, o outorgante não tem, como regra, direito de ação contra eles em caso de má gestão.

O que acontece com a procuração quando a pessoa morre?

Fato 4 - A procuração tem validade após a morte, mas depende. Em regra, a morte do outorgante extingue a procuração. O procurador poderá concluir os negócios iniciados ou até mesmo realizar aqueles cujo cumprimento seja indispensável.

Qual o tempo de validade de uma procuração?

Com exceção de procurações cujo prazo de validade é determinado por lei, como, por exemplo, as para a realização de casamentos (em que o prazo é de 90 dias), em geral, as procurações têm validade por tempo indeterminado, salvo quando é explícito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

O que uma pessoa pode fazer com uma procuração?

Assinar contratos, comprar ou vender bens, se casar ou divorciar. Esses são alguns exemplos dos atos que uma pessoa pode fazer em nome de outra, por meio da procuração. O Código Civil permite que o documento seja utilizado em alguns casos, como esses, quando o responsável não puder comparecer ao ato.

O que é uma procuração simples?

Procuração simples: É a mais comum e permite ao procurador agir em nome do concedente em uma única transação ou questão específica. Procuração geral: Permite ao procurador agir em nome do concedente em várias transações ou questões, sem especificar cada uma delas.

Quando uma pessoa morre a procuração perde o valor?

Embora a regra geral seja a perda de efeitos da procuração feita por pessoa que morreu, há algumas exceções. Uma delas é referente à procuração “em causa própria”, prevista no artigo 685 do Código Civil. Trata-se, na verdade, de um instrumento por meio do qual ocorre a transferência de bens de uma pessoa para outra.

Quem preenche uma procuração?

A procuração é um gênero textual considerado um documento oficial. Para que tenha valor legal, é necessário que seja lavrado por um tabelião.

O que acontece se eu assinar uma procuração?

Ou seja, a procuração – no âmbito jurídico – é uma autorização que o cliente dá ao seu advogado para que ele possa praticar todos os atos necessários dentro do processo. É somente com a procuração assinada pelo cliente que o advogado pode iniciar e dar continuidade ao processo.

Artigo anterior
O que pode dar errado no tratamento de canal?
Artigo seguinte
O que mais gasta na conta de luz?