Como funciona uma bobina de alto falante?

Perguntado por: Benedita Pinto Amaral  |  Última atualização: 25. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (1 avaliações)

Quando aplicamos uma corrente elétrica variável na bobina, esta é repelida ou atraída pelo campo magnético do ímã permanente. Desta forma, o conjunto bobina-cone é movido para frente e para trás, empurrando o ar em sua volta, criando uma onda de compressão e rarefação no ar, ou seja, uma onda sonora.

Como funciona o sistema de um alto falante?

O alto falante transforma a energia elétrica em energia mecânica. Com movimentos para frente e para trás, o cone (diafragma) do alto falante movimenta as moléculas de ar. A nossa audição detecta esses movimentos, e nosso cérebro interpreta como som.

Qual a função da bobina no alto falante?

Junto com o cone, movimenta o ar na sua frente, portanto ele também influenciará a resposta do falante. BOBINA: É ONDE APLICAMOS A TENSÃO ELÉTRICA. ... CENTRAGEM E BORDA: SÃO AS MOLAS DO ALTO-FALANTE, CENTRALIZAM A BOBINA NO GAP. CONE: MOVIMENTA O AR NA SUA FRENTE, FORMANDO AS ONDAS SONORAS.

O que queima a bobina do alto falante?

Bobina do alto falante toda queimada

Este problema acontece quando se ultrapassa o nível de potência do amplificador (Clipando), gerando onda quadrada. Nessas condições a bobina gera muito calor e não tem excursionamento coerente à dissipação de calor da bobina, carbonizando a mesma.

Como um alto-falante produz som?

Quando aplicamos uma corrente elétrica variável na bobina, esta é repelida ou atraída pelo campo magnético do ímã permanente. Desta forma, o conjunto bobina-cone é movido para frente e para trás, empurrando o ar em sua volta, criando uma onda de compressão e rarefação no ar, ou seja, uma onda sonora.

Como Fabricar Bobina Para Alto Falante!!!

23 questões relacionadas encontradas

Como saber se a bobina do alto-falante está ruim?

A bobina deve apresentar uma resistência muito menor para qualquer alto-falante. O teste elétrico de um alto-falante se resume na verificação da continuidade da bobina. A bobina deve apresentar uma resistência muito baixa (menor que a impedância) se o alto-falante estiver bom.

O que estraga alto-falante?

Aplicar uma intensidade de sinal superior a que o alto-falante é capaz de reproduzir certamente poderá danificá-lo. O caso mais comum é a ruptura do material que constitui o diafragma, mas também pode acontecer dos componentes eletrônicos queimarem.

Porque o alto-falante cheira queimado?

O cheiro de “queimado” característica de produtos novos é resultante do aquecimento deste verniz em suas primeiras horas de uso até que o mesmo, uma vez que atinja a temperatura nominal de trabalho (quando o alto-falante estiver na potência nominal) permaneça operando nestas condições por cerca de duas horas.

O que é bobina de som?

Bobina Dupla e Simples (em Alto Falantes / Subwoofers)

Esta bobina é responsável por gerar um campo magnético ao passar por ela, a corrente/sinal do som, fazendo com que ela vibre (movimente para fora e para dentro do “núcleo”). Esta vibração é transmitida para o “cone”, que por sua vez faz soar/reproduzir o som.

Qual a diferença do Alto-falante com bobina dupla e bobina simples?

A diferença está na grossura do fio da bobina e quantidade de voltas desse fio na bobina.

Quais são as três partes principais do alto-falante?

Conheça os principais modelos de Alto-falantes e seu uso
  • Parte eletromagnética: formada pelo ímã e pela bobina móvel.
  • Parte mecânica: formada pelo cone e pela sua suspensão.
  • Parte acústica: transmite a energia sonora desenvolvida pelo cone.

Como funciona o Alto-falante de celular?

Dentro do alto-falante, o eletroímã está situado ao lado de um ímã permanente cuja posição é fixa. Quando a eletricidade passa através do eletroímã; ela é puxada e afastada do imã permanente à medida que a direção do campo magnético muda. Isso causa uma vibração para frente e para trás.

Quais os componentes de um alto-falante?

Os alto-falantes são compostos pelos seguintes itens: borne, carcaça, centragem, cone, conjunto magnético e cordoalha.

Como estragar um alto falante?

Expor à poeira

Detritos que se acumulam nas entranhas do alto-falante podem impedir o movimento adequado dos cones e, com o tempo, prejudicar a emissão de som. Por isso, é importante evitar guardá-la em ambientes empoeirados ou expostos à areia.

Qual o tempo de vida de um Auto-falante?

Mas voltando à pergunta, já podemos responder que um equipamento de sonorização tem que durar em média 5 anos.

Como saber se um alto falante está queimado?

Alto Falante Queimado

Retire-o da caixa e verifique se há um cheiro estranho principalmente perto do conj. Magnético. Quando a bobina do alto falante queima, ela exala um cheiro, que pode ou não ser sentido, dependendo do estrago de queima, parcial ou inteira por distorção de som, ou por alta temperatura.

Qual a diferença entre Alto-falante e microfone?

Investigaremos agora o microfone e o alto-falante, que são os dois extremos do sistema de comunicação sonora. O microfone transforma vibração mecânica do ar - o som - em corrente elétrica e o alto-falante ou o fone, realiza esta transformação em sentido inverso.

Porque que todo Alto-falante tem ímã?

Grande parte dos componentes eletrônicos os utiliza, desde os pequenos alto-falantes até os mais poderosos discos rígidos. Ímãs são necessários para estabilizar campos eletromagnéticos e, por isso, somente placas e alguns outros dispositivos deixam esses componentes de fora.

O que acontece com os alto falantes?

O alto-falante E emite ondas sonoras com frequências ligeiramente diferentes do alto-falante D provocando o fenômeno de batimento. ... O alto-falante E emite ondas sonoras que apresentam um lapso de tempo em relação às emitidas pelo alto-falante D provocando o fenômeno de reverberação.

Artigo anterior
Faz mal não comer de manhã?
Artigo seguinte
Quais são as rimas do poema?