O que pode dar errado no tratamento de canal?
Perguntado por: Liliana Luísa Carvalho de Costa | Última atualização: 20. Februar 2025Pontuação: 4.8/5 (64 avaliações)
“Um tratamento de canal mal feito podem acarretar, desde queixas de desconforto na mastigação, até casos extremos que envolvem risco de vida como a endocardite bacteriana (quando as bactérias de uma inflamação não tratada na boca caem na corrente sanguínea e se instalam no coração)”, diz a especialista.
Como saber se o tratamento de canal deu errado?
Como saber se o canal não deu certo? Se você sente dor ao comer alimentos açucarados, pode ser um sinal de cárie extensa ou retração de sua gengiva . Um tratamento de canal é recomendado se a cárie atingir o tecido nervoso. Além disso, se houver inchaço sem dor, é possível que haja uma infecção seguida de um abcesso.
O que pode ocasionar um canal mal feito?
O que pode acontecer com um canal mal feito? “O insucesso do tratamento de canal ocorre basicamente por quatro motivos: profissional não capacitado, anatomia complexa, bactérias super resistentes e fratura da raiz”, diz Martinelli.
Quais são os riscos de um canal?
“Um tratamento endodôntico mal conduzido implicará em dor, infecção persistente, e até mesmo outras consequências mais graves como lesões em torno da raiz, comprometimento da região e disseminação da infecção para tecidos, ossos e órgãos”.
Quando não se pode mais fazer canal no dente?
Nem todos os dentes são candidatos a um canal. Quando existe algum problema que atinge a polpa do dente aí a única estratégia para o tratamento é um implante. Em alguns momentos, a polpa pode estar tão inflamada que fazer um canal já não é mais uma opção.
5 Sinais de que o Seu Tratamento de Canal deu MUITO ERRADO
Como saber se o dente com canal está inflamado ou infeccionado?
- Dor nos dentes.
- Dor no maxilar.
- Dor na região do pescoço.
É possível um dente com canal doer?
As dúvidas de pacientes depois de passar pelo tratamento de canal são inúmeras. E uma delas é sobre a dor ao mastigar. Este é um relato comum dos pacientes após o procedimento. Nesses casos, esta dor pode durar alguns dias, mas se ela persistir por muitos dias ou meses, é importante ficar atento.
O que acontece se um dente que fez canal ter bactéria?
Com um canal ainda infectado por bactérias, a restauração definitiva será perdida porque o dente precisará ser “aberto” novamente para fazer a limpeza. A única forma de acessar novamente os canais para descontaminá-los de forma correta é através da restauração.
É possível fazer tratamento de canal duas vezes no mesmo dente?
Sim, com certeza pode! A maior diferença é que, neste caso, por não ter mais nervo, não haverá dor, o que também pode ser um problema, pois pode se passar despercebido.
É normal o dente latejar depois do canal?
Caso a pessoa fique com dente latejando após canal, é de extrema necessidade ir ao dentista para que ele avalie a situação, recomende os remédios e cuidados ideais e analise se há alguma restauração mal feita.
Qual a pior parte do tratamento de canal?
“Um tratamento de canal mal feito podem acarretar, desde queixas de desconforto na mastigação, até casos extremos que envolvem risco de vida como a endocardite bacteriana (quando as bactérias de uma inflamação não tratada na boca caem na corrente sanguínea e se instalam no coração)”, diz a especialista.
O que é colocado no canal do dente?
A endodontia ou tratamento de canal é a remoção da polpa do dente, um pequeno tecido semelhante a um fio que fica no interior do dente. Depois que a polpa danificada, infeccionada ou morta é removida, o espaço restante é limpo, modelado e preenchido. Esse procedimento sela o canal radicular.
O que é melhor extrair o dente ou fazer canal?
Quando a infecção do canal ainda não é muito profunda e não prejudica a saúde da raiz, muito provavelmente o tratamento de canal é o mais indicado. Afinal, a preservação de cada dente é extremamente importante para a saúde bucal.
Como saber se o canal infiltrou?
Quais os sinais e sintomas diante de uma infiltração no dente? Sensibilidade a alimentos frios, quente ou ácidos é um sintoma comum associado aos dentes com infiltrações cariosas. O mau hálito também pode estar presente nesses quadros de infiltração dentária.
Quando o canal pode dar errado?
Quando algo dá errado
“O insucesso do tratamento de canal ocorre basicamente por quatro motivos: profissional não capacitado, anatomia complexa, bactérias super resistentes e fratura da raiz”, diz Martinelli.
Porque o dente dói mesmo depois do canal?
Além disso, é realizada toda a limpeza da parte interna da raiz. Assim, é um procedimento bastante delicado e que mexe com tecidos que muitas vezes, apresentam-se bastante inflamados. Por isso, uma dor leve, um incômodo cerca de 2 a 3 dias após a realização das etapas da endodontia é considerado normal.
É normal dente com canal doer depois de meses?
Não é esperado que após 4 meses depois de terminar o tratamento de canal o dente permanecer com dor. Algo deve estar errado e o aconselhável e que procure um profissional para fazer o diagnóstico.
É possível extrair um dente com canal?
Depende do dente. Avaliação radiografica se faz necessária para te responder adequadamente. O fato de o dente possuir tratamento endodôntico (de canal) prévio pode tornar o dente mais frágil e friável, e dificultar a sua extração.
Quanto tempo o dente dói depois do canal?
Não são todos os casos, mas isto pode acontecer por até alguns meses (normalmente 3, no máximo). Inclusive, o ideal é que a restauração só seja ser feita quando você estiver 100% sem dor. Verifique se este incômodo vai diminuindo com o tempo.
Quando a bactéria do dente vai para o coração?
Quando há cárie ou infecção na gengiva – gengivite ou periodontite – o agente infeccioso entra na corrente sanguínea através das bactérias dessas doenças bucais e é levado até o coração. Confira um caso de endocardite bacteriana decorrente de infecção dentária.
Qual a garantia de um canal dentário?
Sob a ótica do CDC, os tratamentos ou retratamentos endodônticos podem ser considerados serviços duráveis, com uma garantia mínima de 90 dias, contados desde a finalização efetiva dos serviços.
É normal canal doer com curativo?
O que pode ocorrer é um leve incômodo para a pessoa, porém esse incômodo não é devido ao curativo e sim outros problemas apresentados. Um problema que pode gerar essa dor é quando a estrutura dentária fica danificada e, consequentemente, ocorre maior sensibilidade na região bucal.
É normal o canal doer no frio?
O dente com tratamento endodontico realizado a contento deve permanecer totalmente assintomático. Se permanece com sensibilidade ao frio ou só quente, significa que alguma parte da sua polpa permanece viva e reage de acordo com a sua enfermidade, com mais dor aí frio ou só quente.
Como é o pino do canal?
Um pino no dente com canal é uma espécie de fundação necessária para construir uma nova parte do dente danificado. A dentista Giovanna Zanini Rodrigues explica que, no processo de reestruturação, o pino precisa ser colocado na raiz para segurar a parte nova do dente.
Qual é o remédio mais forte para dor de dente?
No caso de medicação farmacêutica, pode tomar analgésicos, sendo que o medicamento mais utilizado é o Paracetamol, habitualmente, em comprimidos. Para além do Paracetamol isolado, este pode também ser associado ao Tramadol que é já um opiáceo de ação central muito mais forte.
Como foi o ataque a Hiroshima e Nagasaki?
Como preencher uma procuração pessoa física?