Como pode ser definida a corrosão dos metais?

Perguntado por: Ana Mónica de Abreu  |  Última atualização: 15. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (17 avaliações)

A corrosão dos metais é um processo natural resultante, geralmente, de reações de oxirredução ou corrosão eletroquímica. Nesse processo, os metais sofrem desgastes por causa da ação de agentes naturais, como o gás oxigênio presente no ar.

Como pode ser definida a corrosão nos metais?

A corrosão metálica pode ser definida como um processo espontâneo que ocorre frequentemente na natureza por ação de muitos fatores. ... A corrosão está relacionada com a oxidação de um metal para a formação de um composto mais estável termodinamicamente nas condições a que está submetido.

O que causa a corrosão dos metais?

O processo de corrosão dos metais se dá em virtude das reações de oxidorredução entres esses e outros agentes naturais como o oxigênio presente no ar. O potencial de redução desses metais costuma ser menor do que o oxigênio e por isso eles cedem seus elétrons, oxidando-se.

Como podem ser classificados os processos de corrosão?

As classificações mais comuns
  • Corrosão uniforme. Também conhecida como generalizada, ela afeta a superfície como um todo, de maneira homogênea. ...
  • Corrosão localizada. Também chamada de corrosão por placas, afeta regiões isoladas do material. ...
  • Corrosão alveolar. ...
  • Corrosão por pites. ...
  • Corrosão seletiva.

Qual a definição de corrosão?

DEFINIÇÃO DE CORROSÃO. Processo inverso da Metalurgia Extrativa, em que o metal retorna ao seu estado original.

CORROSÃO | CONCEITO DE CORROSÃO | ELETROQUÍMICA

18 questões relacionadas encontradas

Qual a definição de corrosão química?

A corrosão química também é chamada de corrosão seca, pelo fato de ocorrer com contato direto entre o material e o agente corrosivo, sem a necessidade de solução aquosa. Ela acontece em temperaturas acima do ponto de orvalho, devido à reação com o oxigênio ou outros gases, formando uma fina camada de óxido.

Qual a definição de corrosão eletroquímica?

A corrosão é um processo de oxirredução, ou seja, um material (no caso, o metal) sofre oxidação (perde elétrons), e o outro, redução (ganha elétrons). Para sofrer oxidação, o metal deve apresentar um potencial de redução (Ered) menor que o material que entrou em contato com ele.

Como podem ser classificados os processos corrosivos baseados nos mecanismos de destruição do material?

Dependendo do tipo de ação do meio corrosivo sobre o material, os processos corrosivos podem ser classificados em dois grandes grupos, abrangendo todos os casos de deterioração por corrosão: Corrosão Eletroquímica e Corrosão Química.

Como são conhecidos os dois tipos de corrosivos?

Basicamente existem dois principais grupos de materiais que apresentam essa propriedade e são conhecidos por ácidos e bases.

O que é a corrosão por Pite?

A corrosão por pites, ou pite, é uma forma de corrosão extremamente localizada que leva à geração de pequenos furos no metal. A ruptura localizada da camada passiva e o ataque corrosivo restrito a um ou mais pontos pode levar à perfuração da superfície exposta do aço, e a isso denomina-se “corrosão por pites”.

Quais os fatores que causam a corrosão?

A corrosão, em geral, é provocada pelo oxigênio. Os metais têm uma capacidade de oxidação bem maior do que o oxigênio, sendo assim, tendem a perder elétrons para o oxigênio presente no ar atmosférico. Existem fatores que por si só não provocam corrosão, mas são capazes de acelerar o processo.

Porque o metal se oxida?

A oxidação de metais (ou oxirredução) é um processo caracterizado quando ocorre a perda de elétrons em um átomo durante uma reação química. Na oxidação, o átomo que perdeu elétrons também perde cargas negativas e isso faz com que aumente o seu Nox. O Nox é o número de cargas em uma reação.

O que oxida o metal?

A oxidação é o início do processo de degradação do metal e deve ser tratada logo que surge, para não dar origem à corrosão e à ferrugem. A oxidação em metais começa quando a superfície desprotegida (sem pintura, por exemplo, ou avariada por riscos ou impactos) entra em contato direto com o ar, vapor d'água ou água.

Quais os tipos de corrosão é como elas se caracterizam?

Existem três tipos de corrosão, a corrosão eletrolítica, a corrosão química e a corrosão eletroquímica. “Corrosão” é um termo químico bastante empregado no cotidiano para se referir ao processo de destruição total, parcial, superficial ou estrutural de determinado material causado pela ação do meio.

Como identificar uma corrosão?

A corrosão pode ser caracterizada como a deterioração de um material, usualmente metálico, por meio de uma ação química ou eletroquímica. A partir disso, essa peça sofre alterações desfavoráveis e prejudiciais, como por exemplo, alterações físicas que podem a tornar inadequadas para o uso.

Pode-se definir corrosão como a deterioração de um material?

Pode-se definir corrosão como a deterioração de um material, geralmente metálico, por ação química ou eletroquímica do meio ambiente aliada ou não a esforços mecânicos. A primeira também conhecida por corrosão seca ou oxidação é causada por uma reação gás metal, com formação de uma película de óxido.

Quais são as substâncias corrosivas?

As substâncias corrosivas mais comuns são os ácidos fortes e as bases fortes e as soluções concentradas de certos ácidos fracos e bases fracas. A sua acção sobre os tecidos vivos resulta em geral da catálise ácido-base da hidrólise de ésteres e amidas.

Como podem ser as substâncias corrosivas?

Substâncias corrosivas são aquelas que podem causar severas queimaduras quando em contato com tecidos vivos. Podem existir no estado sólido ou líquido. Também causam corrosão ao aço. Basicamente, existem dois principais grupos de materiais que apresentam essas propriedades, e são conhecidos por ácidos e bases.

Qual a diferença entre corrosão eletroquímica é eletrolítica?

A principal diferença entre elas é a ocorrência do deslocamento de elétrons que só ocorre na corrosão eletroquímica.

Quais técnicas podem ser usadas para avaliação da corrosão em materiais?

Destes, os mais conhecidos e provavelmente os mais aceitos pela indústria são os ensaios de exposição à névoa salina e por imersão. A resistência à corrosão e a velocidade ou taxa de corrosão de um material metálico são os parâmetros mais importantes a serem determinados.

Quais os fatores corrosivos do meio aquoso?

1.4- MEIOS CORROSIVOS:

Outros constituintes como poeira e poluentes diversos, podem acelerar o processo corrosivo. Águas naturais (rios, lagos ou subsolos): estas águas podem conter sais minerais, eventualmente ácidos ou bases, resíduos industriais, poluentes diversos e gases dissolvidos.

Quais os métodos usuais de proteção contra corrosão de metais?

A proteção contra a corrosão do ferro pode ser feita por utilização de ferro inoxidável no lugar do ferro metálico, por pinturas protetoras, como a de zarcão ou de estanho, e por meio de metais de sacrifício, que é a técnica utilizada na galvanoplastia, em que há proteção catódica.

Qual o mecanismo da corrosão eletroquímica?

A Corrosão Eletroquímica ocorre devido ao fluxo de elétrons entre dois materiais, o ânodo (que sofre oxidação) e perde elétrons, cedendo-os ao cátodo (que, por sua vez, sofre redução), e também pela diferença de potenciais de oxidação e redução, respectivamente, entre eles.

Quais são os principais meios corrosivos da corrosão eletroquímica?

Os meios corrosivos mais frequentemente encontrados são os seguintes: atmosfera, águas naturais, água do mar, solo, produtos químicos, alimentos, substâncias fundidas.

Como evitar a corrosão química?

Por fim, umas das maneiras mais comuns de se proteger uma superfície metálica da corrosão eletroquímica é o revestimento da mesma. Este pode ser feito utilizando diferentes materiais, incluindo materiais metálicos, não metálicos orgânicos e não metálicos inorgânicos.

Artigo anterior
Quanto tempo leva para ser fluente em coreano?
Artigo seguinte
Como identificar a Disortografia?