Qual a função do medicamento sulfadiazina?

Perguntado por: Lara Melissa Alves Pinto  |  Última atualização: 25. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (67 avaliações)

Este medicamento trata de feridas principalmente aquelas com grande potencial de infecção e risco de evolução para infecção generalizada, como queimaduras, úlceras de perna, escaras de decúbito e feridas cirúrgicas.

Para que é indicado sulfadiazina?

Sulfadiazina, para o que é indicado e para o que serve? Sulfadiazina é eficiente no tratamento das infecções gonocócicas, estafilocócicas, estreptocócicas e meningocócicas.

Como a sulfadiazina age?

A atividade antimicrobiana da Sulfadiazina de Prata é mediada pela reação do íon prata com o DNA microbiano, o que impede a replicação bacteriana. Além disto, age sobre a membrana e parede celulares, promovendo o enfraquecimento destas, com consequente rompimento da célula por efeito da pressão osmótica2,3,4.

Quais os efeitos colaterais da sulfadiazina?

Cefaléia, vertigem, insônia, convulsões, depressão, reações psicóticas e meningite asséptica, hipotireoidismo, ataxia.

Como usar sulfadiazina de prata em feridas?

Pode ser aplicado duas vezes ao dia no caso de lesões muito exsudativas (úmidas) ou a critério médico. O excesso do produto pode ser retirado com uma compressa de gaze ou algodão. Utilizar sulfadiazina de prata até a cicatrização da ferida. Não deve ser aplicado na região dos olhos.

Você precisa saber isto sobre a sulfadiazina de prata!

41 questões relacionadas encontradas

Como devo usar sulfadiazina de prata?

Aplicar uma vez ao dia. Pode ser aplicado duas vezes ao dia no caso de lesões muito exsudativas (úmidas) ou a critério médico. O excesso do produto pode ser retirado com uma compressa de gaze ou algodão. Utilizar sulfadiazina de prata até a cicatrização da ferida.

Quando devo usar a pomada sulfadiazina de prata?

A sulfadiazina de prata é indicada em casos de infecções por bactérias, fungos e úlceras dérmicas em quadros de queimadura. Ainda é empregada na prevenção e tratamento de feridas com grande potencial de sepse: queimaduras, úlceras varicosas, escaras de decúbito e feridas cirúrgicas infectadas.

Quais os efeitos colaterais da sulfadiazina de prata?

Reações adversas / efeitos colaterais de SULFADIAZINA

Há relatos de argiria, descoloração da pele ou mucosas secundária a deposição do metal prata, após a utilização tópica de creme de sulfadiazina de prata por longos períodos.

Como age o sulfato de neomicina?

A pomada de sulfato de neomicina é um antibiótico que age destruindo as bactérias que podem causar infecções na pele como úlceras, feridas com pus, ou furúnculos, por exemplo.

Como age a colagenase?

Como o Kollagenase funciona? A Kollagenase contém em sua formulação a colagenase, uma enzima utilizada como agente desbridante em lesões superficiais, promovendo a limpeza enzimática das áreas lesadas, ou seja, retirando ou dissolvendo, enzimaticamente, tecidos necrosados e crostas.

Qual é a melhor pomada para escaras?

Pomadas para tratamento de escaras

Um bom remédio é o óleo Dersani, que pode ser comprado em qualquer farmácia. Basta aplicar o óleo nas regiões com escaras superfícies e nas regiões mais propensas ao seu desenvolvimento.

Para que serve a pomada de Mupirocina?

A pomada mupirocina é um medicamento indicado para o tratamento tópico de infecções de pele (como impetigo, foliculite e furunculose) causadas por microrganismos sensíveis à mupirocina.

Qual medicamento tem sulfadiazina?

Sulfadiazina
  • Sulfadiazina (Oral) (substância ativa)
  • Referência: Suladrin (Catarinense)
  • Genérico: não.
  • Uso oral.
  • Comprimido 500 mg: Suladrin.
  • Gastrintestinal: diarreia; náusea; vômito.
  • Dermatológico: erupção cutânea generalizada.
  • Triglobe – antibacteriano – comprimido (Sulfadiazina 410 mg + trimetoprima 90 mg). AstraZeneca.

Como tomar sulfassalazina?

doses em termos de Sulfasalazina. pode ser tomado imediatamente após refeição. dose inicial: 3 a 4 g por dia, divididos em 4 doses. dose de manutenção: 1,5 a 2 g por dia, divididos em 4 doses.

Como tomar Sulfazina?

Posologia do Sulfazina

A dose diária recomendada é de 4g ou 8 comprimidos. A dose diária prescrita deve ser fracionada em 4 tomadas. A dose de manutenção deve ser administrada ininterruptamente durante 3 a 5 dias.

Qual a melhor pomada para alergia de pele?

Algumas pomadas mais indicadas pelos médicos para aliviar a coceira na pele são:
  • Pomadas com calamina. ...
  • Pomadas com anti-histamínicos. ...
  • Pomadas com corticóides. ...
  • Cremes hidratantes, nutritivos e calmantes.

Quais são as pomadas cicatrizantes?

As principais pomadas cicatrizantes incluem:
  1. Sulfato de neomicina + bacitracina zíncica. ...
  2. Gel de silicone. ...
  3. Sulfato de cobre e zinco. ...
  4. Colagenase. ...
  5. Dexpantenol. ...
  6. Fibrinolisina. ...
  7. Sulfadiazina de prata. ...
  8. Desoximetasona.

Qual pomada pode substituir sulfadiazina de prata?

O Atrauman-Ag® foi utilizado em 15 dos 29 pacientes e, apesar da escassez de estudos de sua aplicaçao em queimaduras, mostrouse uma alternativa interessante como substituto do creme de sulfadiazina de prata, com trocas entre 4 a 7 dias, principalmente em crianças.

Quando devo usar mupirocina?

MUPIROCINA – Indicações

Este medicamento é indicado para o tratamento de infecções bacterianas de pele como: impetigo, foliculite e furunculose.

Onde posso passar mupirocina?

A mupirocina pomada deve ser aplicada na região afetada, que pode ser coberta com um curativo que permita a passagem de ar ou não, conforme orientação de seu médico.

Onde devo usar mupirocina?

A Mupirocina é uma pomada indicada para o tratamento tópico de infecções na pele, como impetigo, foliculite e furunculose, causadas por microorganismos sensíveis à substância ativa. Também pode ser indicado para prevenção de infecção em ferimentos e queimaduras leves, a critério do médico.

Qual é a melhor pomada cicatrizante?

Pomadas cicatrizantes mais conhecidas
  1. 1 – Hipoglós. As pomadas que contêm zinco são excelentes pomadas cicatrizantes para ferimentos como cortes e escoriações, além de serem ótimas para assaduras e irritações na pele. ...
  2. 2 – Neosporin. ...
  3. 3 – Aloe vera. ...
  4. 4 – Cortisona. ...
  5. 5 – Fibrase. ...
  6. 6 – Colagenase. ...
  7. 7 – Nebacetin. ...
  8. 8 – Bepantol.

O que é bom para escara em idoso?

O tratamento de escaras em idosos possui duas formas:
  • Procedimento a laser. Usar um aparelho a laser, de baixa intensidade, pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea do local e acelerar a cicatrização. ...
  • Usar pomada. ...
  • Alívio de pressão. ...
  • Prevenção.

Qual o melhor antibiótico para escaras?

Ocorre devido a alguma lesão da pele, que pode ser um ferimento, ou mesmo uma cirurgia. O tratamento se baseia em antibióticos, com destaque para a penicilina.

Artigo anterior
Porque não pode beber depois da endoscopia?
Artigo seguinte
Qual o maior tamanho de uma TV?