Como passar o imóvel para o nome de outra pessoa?

Perguntado por: Isabel Raquel Figueiredo Pires Freitas  |  Última atualização: 11. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (48 avaliações)

A propriedade só passa definitivamente para o nome do novo proprietário após a escritura ser registrada no Registro Geral de Imóveis (RGI). De acordo com os termos do parágrafo 1º do artigo 1245 do Código Civil, a transferência de imóvel só acontece após o registro da escritura do imóvel.

Quanto custa para passar um imóvel para o nome de outra pessoa?

O valor total gasto com a transferência de um imóvel fica em torno de 4.5% do preço total do bem. Ou seja, se o preço do imóvel é de R$ 250 mil, você desembolsará um total de R$ 11.250 mil.

O que é preciso para transferir um imóvel para outra pessoa?

A transferência é feita por meio da escritura pública, documento que precisa ser lavrado no Cartório de Notas, assinado pelas partes e registrado no Cartório de Registro de Imóveis da região onde está localizado.

Quanto custa uma escritura de doação de imóvel?

Para isso é preciso que a doação seja feita por meio de registro em cartório com alteração da escritura. Esse processo pode ter valores variando em torno dos R$3.000,00.

É possível comprar um imóvel e colocar no nome de outra pessoa?

Sim, pode vai até o cartório e faz o transferência do imóvel para o novo comprador.

Quais documentos preciso para transferir um imóvel ?

39 questões relacionadas encontradas

O que é um contrato de gaveta?

Veja: um contrato de gaveta é um “compartimento” (instrumento jurídico) onde podem ser guardados, protegidos e escondidos diversos objetos (compra e venda de imóvel financiado), os quais não se pretende deixar expostos aos olhos de qualquer pessoa (contrato particular e informal, não havendo registro no cartório ...

Como fazer escritura no nome de duas pessoas?

Sem problemas. A Escritura permite quantas pessoas forem necessárias.

Como é feita a escritura de doação?

Como é feita? A escritura de doação deve ser agendada com o tabelião ou com um de seus escreventes, sendo recomendável que a parte faça o agendamento pessoalmente para entregar a documentação que possui e ser orientada sobre a necessidade de reunir outros documentos.

É melhor doar ou vender um imóvel?

Se já estiver definida a transmissão (gratuita ou onerosa), a resposta já está também definida, oras. Se for onerosa (mediante pagamento) é compra e venda; e se for gratuita (“de graça”) é doação! Simples assim. Ocorre que o imposto da doação é maior do que o que da compra e venda.

Como fazer escritura de doação?

Para solicitar a Escritura de Doação de Bens, o interessado deve atender aos requisitos exigidos por lei e comparecer em qualquer Tabelionato de Notas com a documentação necessária para o ato, além do comprovante de pagamento do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis (ITCMD).

Quanto tempo demora para passar um imóvel para o nome de outra pessoa?

DIRETO AO PONTO: COM TODA A DOCUMENTAÇÃO APRESENTADA AO CARTÓRIO SEM FALTA OU RECUSA, O PROCESSO SEGUE ENTRE 15 À 30 DIAS PODENDO VARIAR PARA MENOS OU MAIS DEPENDENDO DA DEMANDA. MAS EXISTEM CASOS MAIS RÁPIDOS INCLUSIVE EM IMÓVEIS NOVOS.

Qual o valor da taxa de registro de imóvel no cartório?

Em média, o documento custa 1% do valor venal do imóvel, portanto, se a propriedade valer R$ 200 mil, por exemplo, você pagará em torno de R$ 2 mil para a taxa de registro.

Quanto custa para mudar o nome na escritura?

Ao todo, reunindo a escritura, seu registro e o Imposto sobre a transmissão de bens imóveis (ITBI), o custo total com a transferência de imóvel fica em torno de 5% do valor do imóvel.

Qual a forma mais barata de transferir um imóvel?

A forma mais acessível para a transferência de um imóvel é você transferir esse imóvel pelo valor venal, valor este fornecido através de seu carne de iptu, onde você poderá utilizar ,para realizar essa transferência.

Quem paga a taxa de transferência do imóvel?

Quem paga a transferência de imóvel é quem compra a propriedade. O comprador vai ter despesas de ITBI, escritura e registro.

Qual a diferença entre doação e compra e venda?

Gratuidade: Existe uma diferença entre doação e compra e venda, que na primeira a transferência de uma coisa para outra pessoa é de forma gratuita, enquanto na compra e venda existe o pagamento do preço pela coisa como contraprestação. ... Na doação de imóveis é necessário a autorização do cônjuge do doador.

Quando a doação pode ser revogada?

O Código Civil (CC/02) traz, no entanto, a possibilidade de o doador revogar a doação por ingratidão do donatário (em relação a qualquer bem doado, não apenas imóveis). Trata-se de medida extrema, cabível apenas em casos excepcionais, em que reste comprovada a prática de atos graves pelo donatário em face do doador.

Pode vender imóvel doado?

A doação de imóveis pode ser feita com cláusula de usufruto, que garante ao doador o direito vitalício sobre o uso do imóvel e seus rendimentos. ... Outrossim, o donatário não pode vender o imóvel sem o consentimento do doador usufrutuário.

Precisa de advogado para fazer escritura de doação?

Não há necessidade de contratar um advogado para realizar uma doação de imóvel em vida, portanto, os gastos que se tem com honorários advocatícios nas outras duas modalidades, tornam a doação em vida o meio mais barato para transferir um patrimônio.

Como fazer um documento de doação em vida?

Para fazer uma doação em vida é necessário comparecer em um cartório de notas munido da documentação do proprietário e dos documentos do imóvel. Ao realizar o processo de doação incidirão alguns custos do próprio cartório e o ITCMD (Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação).

Como fazer termo de doação simples?

Pelo presente instrumento particular de DOAÇÃO, de um lado.................... (nome, nacionalidade, estado civil, profissão, identidade, CPF, endereço) e, de outro lado,.................... (nome, nacionalidade, estado civil, profissão, identidade, CPF, endereço), têm entre si, como justo e acertado o que segue: 1.

É possível registrar um imóvel em nome de duas pessoas?

Cada um terá a proporção de 50% do imóvel salvo se na escritura vcs determinarem diferente ou seja pode ser determinado que um tenha 70% e outro somente 30% ou meio a meio. No cartório você pode colocar no nome de quantas pessoas quiser, basta o dono assinar!

O que é escritura conjunta?

Uma compra conjunta de imóvel acontece quando duas pessoas se unem para comprar uma casa, apartamento, terreno ou outro tipo de imóvel. Esse modelo de transação é uma solução para aqueles que não têm condições de arcar com a compra individualmente e precisam envolver mais alguém na negociação.

Como colocar o imóvel no nome do casal?

O ideal é que o imóvel comprado pelo casal antes do casamento ou de uma união estável fique no nome dos dois. Se isto não for possível, deve ser feito um contrato por escritura pública, registrado no cartório, para evitar problemas em caso de separação.

Quais são os risco de fazer um contrato de gaveta?

Qual o risco do contrato de gaveta?
  • O vendedor pode agir de má fé e vender duas vezes o mesmo imóvel;
  • O verdadeiro proprietário do imóvel ser outra pessoa, e não o vendedor com quem você fechou o contrato de gaveta;
  • O vendedor pode deixar dívidas atreladas ao imóvel, como IPTU e condomínio em atraso;

Artigo anterior
Que forma de comunicação escrita utilizamos na atualidade?
Artigo seguinte
O que é IC50 Farmacologia?