Como os fungos parasitam as plantas?

Perguntado por: Lisandro Simão Moreira  |  Última atualização: 21. August 2024
Pontuação: 4.4/5 (46 avaliações)

Fungos em plantas são, basicamente, microrganismos que se desenvolvem em ambientes propícios e podem até matar a planta. O principal aliado para o aparecimento desses fungos, são os ambientes úmidos. Além disso, esses parasitas podem se desenvolver em ambientes com pouca ventilação e luminosidade.

Como os fungos atacam as plantas?

Plantas doentes apresentam uma podridão mole e aquosa, principalmente nas folhas, hastes e frutos, que ficam em contato direto com o solo (Figura 9). Em condições de alta umidade, há um crescimento micelial muito vigoroso, de cor branca, semelhante a fios de algodão, na superfície dos tecidos afetados.

O que os fungos parasitas causam?

No entanto, alguns fungos são parasitas e vivem às custas de outros seres vivos, como plantas, animais e homem, e podem causar doenças. No homem e animais, os fungos podem causar micoses, que são doenças que podem ocorrer na pele, pelo, unhas ou cascos, mas também doenças mais profundas e às vezes disseminadas.

Como os fungos se disseminam?

Pode ser disseminado por partículas de solo infestado aderidas aos implementos agrícolas e a sementes, pela água de chuva e de irrigação e pelos restos da cultura.

Como os fungos se propagam pelo meio ambiente?

Os esporos consistem em um método bastante eficaz de propagação, pois podem ser carregados pelo vento, água e animais a grandes distâncias. Quando eles caem em um local propício, com água e nutrientes, desenvolvem-se. Essa facilidade de propagação ajuda a explicar a ampla distribuição de muitas espécies.

PLANTAS com "FUNGOS" nos TRONCOS - Não se PREOCUPE - Saiba o que são LIQUENS e o que fazer!

21 questões relacionadas encontradas

Como é o processo de reprodução dos fungos?

A reprodução assexuada no Reino Fungi acontece através de esporos que são as células haploides. Esse processo é chamado de esporulação e ocorre quando o fungo libera os esporos (quando estão em condições favoráveis) e essas germinam e formam um novo micélio.

Quais são as formas de reprodução dos fungos?

Nos fungos, assim como nas algas e em vários outros organis- mos, ocorrem dois tipos de reprodução: a reprodução assexuada (envolvendo apenas a mitose) e a sexuada (resultado da plasmo- gamia, cariogamia e meiose).

Como os fungos podem se espalhar?

A reprodução dos fungos ocorre, em sua grande maioria, por meio da formação de esporos, os quais podem ser produzidos de maneira assexuada ou sexuada. Esses esporos ajudam os fungos a espalharem-se pelo ambiente, uma vez que muitos são secos e pequenos, o que os permite ficar suspensos no ar.

O que os fungos se alimentam?

Como dissemos anteriormente, os fungos são organismos heterótrofos e se alimentam de moléculas orgânicas retiradas da matéria orgânica. Essa matéria orgânica da qual eles retiram essas moléculas é proveniente de cadáveres e restos de plantas e animais.

Como é o ciclo de vida de um fungo?

No ciclo de vida dos fungos geralmente há duas fases que se alternam, distinguindo-se uma fase assexual (envolve apenas mitose) e uma fase sexual (envolve meiose), em ambas há a formação de células especializadas, os esporos.

Quais são os fungos parasitas?

Alguns fungos são parasitas e podem causar doenças, que genericamente são chamadas de micoses. Entre as principais micoses, podemos citar a pitiríase versicolor, pé de atleta e a candidíase.

Qual é o fungo mais perigoso?

Candida auris é um fungo emergente que representa uma séria ameaça à saúde pública devido à capacidade do microrganismo de resistir aos principais medicamentos antifúngicos. As infecções por C. auris têm surgido em todo o mundo, muitas vezes com alta morbidade e mortalidade associadas.

Qual o pior fungo para o ser humano?

Candida Auris

Este fungo é responsável por infecções sanguíneas que podem ser fatais. Ele habita principalmente o ambiente hospitalar, onde tem potencial de se espalhar rapidamente e provocar surtos com altas taxas de mortalidade, podendo chegar a 60%, segundo a OMS.

Como os fungos ajudam as plantas?

De acordo com Andreote, nas raízes, os fungos conseguem proteção e acesso fácil ao carbono necessário à sua sobrevivência. Em troca, eles ajudam as plantas na obtenção de nutrientes.

O que é fungos em plantas?

Fungos em plantas são, basicamente, microrganismos que se desenvolvem em ambientes propícios e podem até matar a planta. O principal aliado para o aparecimento desses fungos, são os ambientes úmidos. Além disso, esses parasitas podem se desenvolver em ambientes com pouca ventilação e luminosidade.

O que são fungos das plantas?

Os fungos são organismos heterótrofos, ou seja, não produzem o próprio alimento, dependem da ingestão de matéria orgânica, viva ou morta, para sobreviver. As espécies que se alimentam de matéria orgânica morta possuem um papel importante na decomposição de animais e vegetais e são chamadas de saprófagas.

Quais são os 3 tipos de fungos?

Geralmente, eles são classificados em quatro grupos:

Zygomycota (bolores de pão e mofo); Ascomycota (leveduras); Basidiomycota (cogumelos comestíveis, como o champignon, e decompositores como os orelhas-de-pau).

Como é a nutrição de um fungo?

Tipos de Nutrição Fúngica

Saprófitos: São fungos que se alimentam de matéria orgânica morta. Eles desempenham um papel crucial no ciclo de nutrientes, decompondo a matéria orgânica em nutrientes que podem ser usados por outros organismos.

Qual é o habitat do fungo?

Os fungos tem como habitat, os mais diferentes substratos. A grande maioria dos fungos vive no solo fazendo parte da reciclagem dos materiais na natureza. São encontrados também nos vegetais, na água, nos animais, etc.

Qual é o maior fungo da terra?

Trata-se mais precisamente de um tipo específico do fungo Armillaria que fica em Blue Mountains, no Estado americano do Oregon, que mede 3,8 km de comprimento e é considerado o maior ser vivo da Terra. Há diversas espécies de fungos do gênero Armillaria, também conhecido como "cogumelo do mel".

Qual o maior fungo da terra?

O fungo Armillaria ostoyae, apelidado de "Humongous fungus" (algo como "fungo gigante", em tradução livre), é o dono do posto e ocupa uma área de cerca de 9 km² na Floresta Nacional Malheur, que fica na região das Blue Mountains, no estado norte-americano do Oregon.

Qual é o fungo mais raro do mundo?

O fungo Blastomyces cresce em solo úmido e matéria em decomposição, como madeira e folhas, e pode se espalhar pelo ar se for perturbado. As infecções pelo agente, chamadas de blastomicose, porém, são extremamente raras.

O que o fungo não gosta?

3. Fungo não gosta de meio acidifico – preserve o pH natural da pele (que é ácido): lave seu pé com sabonete com pH acidificado; deixe seu pé de molho na água com vinagre por uns minutinhos; coloque algodão com vinagre 5% sobre as unhas por 10 minutos.

Quantos graus o fungo morre?

Observou-se que, para a maioria dos fungos estudados, em temperaturas mais altas, a partir de 60°C, curtos periodos de tempos (de 10 a 30 segundos) são letais.

Quanto tempo um fungo morre?

Os fungos mais temidos do mundo

É resistente a remédios e pode matar em menos de três meses.

Artigo anterior
Qual a importância da fraternidade na sociedade?
Artigo seguinte
Quantos Reis ainda existem no mundo?