Quais os impactos da contaminação das águas subterrâneas por fertilizantes?

Perguntado por: Érika Miriam Ribeiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (65 avaliações)

O uso indevido de fertilizante também afeta as águas subterrâneas. Segundo o professor Aldo Rebouças, substâncias fosforadas e nitrogenadas, que provocam a doença azul em crianças, podem acessar os sistemas aqüíferos, com a desvantagem de que são de difícil remoção.

Quais são os principais impactos sobre as águas subterrâneas?

Os principais impactos sobre as águas subterrâneas são: contaminação, mineração, perfuração indiscriminada e bombeamento intensivo. A contaminação das águas subterrâneas tem como principais causas o aumento da produção industrial, o crescimento populacional, o aumento no consumo de bens e descartes relacionados.

Quais os principais problemas com água relacionado com uso de fertilizantes?

Na agricultura, os fertilizantes, os pesticidas, herbicidas e inseticidas usados no combate as pragas, quando usados de forma indevida, acabam sendo arrastados para os rios com as chuvas. Os contatos desses poluentes com o solo ou com a água podem contaminar os lençóis freáticos.

Como os fertilizantes poluem a água?

O fenômeno de Eutrofização é causado pelo excesso de nutrientes (compostos químicos ricos em fósforo ou nitrogênio) num corpo de água. O excesso de algas logo entra em decomposição, aumentando o número de micro-organismos decompositores e diminuindo a quantidade de oxigênio dissolvido (OD) da água.

Como ocorre a contaminação da água subterrânea por agrotóxicos?

A lixiviação dos agrotóxicos através do perfil do solo tende a resultar em contaminação das águas subterrâneas, e, nesse caso, as substâncias químicas são carreadas em solução juntamente com a água que alimenta os aquíferos (SPADOTTO et al., 2004).

Águas subterrâneas e aquíferos: uso, desperdício e poluição​ - Geografia - Ensino Médio

28 questões relacionadas encontradas

Como acontece a contaminação da água?

A contaminação da água pode ocorrer de várias maneiras, destacando-se a poluição por esgoto, metais pesados, agrotóxicos e fertilizantes.

Como ocorre a contaminação agrícola da água?

Essa contaminação ocorre com o despejo de produtos químicos, matéria orgânica, sedimentos, nitratos, patógenos e outras substâncias, afirma o relatório divulgado neste domingo (27/08).

O que o fertilizante causa no meio ambiente?

O problema dos fertilizantes está nos seus impactos, tais como a degradação da qualidade do solo, a poluição das fontes de água e da atmosfera e o aumento da resistência de insetos considerados pragas para as plantações.

Como os fertilizantes contribuem para o fenômeno de chuva ácida *?

O enxofre é liberado, principalmente, por indústrias de veículos e usinas termoelétricas movidas a carvão e a óleo; os óxidos de nitrogênio, por automóveis e fertilizantes. Ambos reagem com o vapor de água, originando, respectivamente, os ácidos sulfuroso, sulfídrico e sulfúrico, e o ácido nítrico.

Como ocorre a poluição dos solos e da água em virtude dos insumos agrícolas?

Isso ocorre porque eles alcançam os recursos hídricos ao serem aplicados sobre superfícies inclinadas, pois, quando chove, as águas arrastam as partículas dos compostos dos agrotóxicos contidos nos solos tratados, poluindo rios, lagos e mares.

Quais os problemas encontrados com o uso de fertilizantes?

Nas indústrias de fertilizantes vários impactos ambientais são descritos, entre eles os riscos inerentes à saúde do trabalhador, à perda de qualidade do ar, contaminação da água e do solo.

Quais são os problemas relacionados ao uso da água na agropecuária?

Mas essa técnica tem um risco: se a água não for bem tratada, pode contaminar a plantação com parasitas. "Em geral, temos feito pouco uso controlado de esgoto tratado (para fins agrícolas) e de forma não planejada", afirma Hespanhol.

Quais são os principais fatores que causam a poluição das águas por nitrato?

Os fertilizantes nitrogenados minerais e os estercos manejados inadequadamente são apontados como as maiores fontes difusas de contaminação da água por nitrato em áreas agrícolas.

Por que as águas subterrâneas são tão importantes?

Elas são extremamente importantes para a segurança hídrica, pois 97% das águas doces e líquidas do planeta se encontram na forma de aquíferos. ... O fluxo das águas subterrâneas impede o ingresso da água salgada marinha no continente e consequentemente, a não salinização de aquíferos costeiros.

Quais são as três principais fontes de poluição da água?

As 5 principais fontes poluidoras da água
  • Efluentes e fertilizantes. Efluentes e fertilizantes podem não representar um risco tão grande como outros poluentes, mas mesmo assim eles ainda apresentam os seus perigos. ...
  • Chuva Ácida. ...
  • Fontes difusas. ...
  • Indústria Petrolífera. ...
  • Calor.

O que são águas subterrâneas Brainly?

As águas subterrâneas são aquelas que se acumulam abaixo da superfície, geralmente nos poros existentes na composição das rochas.

O que contribui para a chuva ácida?

A chuva ácida é uma das consequências da poluição atmosférica. Os gases provenientes da queima de combustíveis reagem com o oxigênio do ar e o vapor de água, transformando-se em ácidos que são depositados na superfície terrestre através das precipitações.

Quais são os fatores que contribuem para a chuva ácida?

Os principais geradores naturais de chuva ácida são os vulcões, que emitem à atmosfera gases, partículas, compostos de enxofre e poeira; e os processos biológicos ocorridos nos solos, pântanos e oceanos, além da respiração animal e vegetal.

Quais são as causas das chuvas ácidas?

A chuva ácida é consequência da poluição atmosférica com óxidos ácidos que reagem com a água da chuva, produzindo ácidos fortes. A emissão de gases poluentes na atmosfera, como óxidos ácidos e gases de efeito estufa, tem causado graves problemas ambientais, sendo que um deles é a chuva ácida.

Quais são os problemas ambientais oriundos da adubação?

Adubação mineral X Meio ambiente: os impactos dos fertilizantes químicos
  • Contaminação do solo. ...
  • Contaminação da água. ...
  • Contaminação do ar. ...
  • Extração de recursos naturais.

Quais são as causas do uso em excesso de fertilizante nas plantações?

salinização do solo, que pode levar ao estresse hídrico das plantas; deficiência nutricional pela dificuldade de absorção dos demais nutrientes; contaminação ambiental em função da lixiviação, escoamento superficial e/ou volatilização dos fertilizantes; elevação dos custos de produção.

Qual a importância ambiental da redução do uso de fertilizantes nas plantações?

Sem a adubação do solo com fertilizantes, haveria sua degradação do solo e redução da oferta de alimentos. Outro aspecto relevante é que a maioria dos solos brasileiros possuem pH ácido (< que 6), sendo desfavorável às plantas absorverem os nutrientes do solo.

Quais os principais responsáveis pela contaminação da água?

Os principais responsáveis pela contaminação da água de nosso planeta são: - a falta de saneamento básico e o lançamento de esgoto doméstico in natura; - a descarga de dejetos industriais sem o devido tratamento; - a contaminação por produtos químicos provenientes de atividades agrícolas.

O que é poluição agrícola?

Os resíduos oriundos das práticas agrícolas são um tipo de poluição próprio que resulta na contaminação do solo e da água, degradando os ecossistemas naturais do entorno das plantações e pondo em risco vidas humanas e a sobrevivência da fauna e flora.

Quais são as principais fontes de contaminação da água nas áreas rurais?

As principais fontes potenciais de contaminação das águas subterrâneas na zona rural são as fossas sépticas, pesticidas e fertilizantes, criatórios de animais em estábulos (STRUJAK, 2007).

Artigo anterior
Quais são as políticas de crédito?
Artigo seguinte
Para que serve protetores de calcinha?