Onde é aonde é advérbio ou pronome relativo?

Perguntado por: Mafalda Renata Nascimento  |  Última atualização: 12. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (40 avaliações)

Diferença entre onde e aonde
Onde pode ser pronome relativo, quando começa uma oração subordinada adjetiva ou advérbio interrogativo. Nos dois casos indica localização. Porém, quando for pronome relativo, poderá ser trocado por “em que”, o que não ocorre quando é um advérbio.

Qual o advérbio de onde?

“Onde” é um advérbio de lugar e também pode exercer a função de pronome relativo (quando se refere a um lugar mencionado anteriormente na frase).

Onde é advérbio ou pronome?

Como dito anteriormente, onde costuma ser utilizado como advérbio de lugar ou como pronome relativo. Essa palavra possui noção de lugar, mas sempre no sentido estático, permanente, isto é, sem movimento.

Onde é um pronome relativo?

A palavra onde, como pronome relativo, somente pode ser utilizada para substituir um substantivo que exprima a idéia de lugar. Para a substituição de outros substantivos, utilize as formas "em que", "na qual" ou "no qual" em vez de "onde".

Onde é ou aonde é?

O mais adequado é: “Esta é a rua ONDE fica o nosso depósito.” ONDE significa “no lugar” (=o depósito fica NA RUA). AONDE significa “ao lugar”.

Pronomes relativos [Prof. Noslen]

44 questões relacionadas encontradas

Quando se usa onde e aonde?

“Onde” ou “aonde” são exemplos de palavras que podem facilmente ser substituídos por outros termos:
  1. “onde" pode ser substituído por “em que”
  2. “aonde” pode ser substituído por “a que” ou “ao qual”. Perceba que a preposição “a” se mantém, aí fica mais fácil você lembrar a substituição.

Como usar onde?

Onde: Indica o lugar em que algo ou alguém está. Emprega-se “onde” com verbos que indicam permanência, ou seja, ausência de movimento. Por exemplo: “Conheço o lugar onde você o encontrou”.

Qual a classe gramatical de onde?

A palavra onde pode assumir três categorias gramaticais:
  1. Advérbio interrogativo. Ocorre em frases interrogativas directas ou indirectas e significa «em que lugar»: ...
  2. Pronome relativo. Ocorre em orações relativas e significa «no/na qual». ...
  3. Advérbio de lugar. Ocorre em frases declarativas e significa «no lugar (em) que».

Quais são os advérbios de lugar?

Alguns advérbios de lugar são “perto”, “longe”, “dentro”, “fora”, “aqui”, “ali”, “lá” e “atrás”.

O que é um advérbio de tempo?

→ Advérbio de tempo

Dá ideia de tempo e período dos verbos a que se referem. São palavras como “ontem”, “hoje”, “amanhã”, “antes”, “depois”, “cedo”, “tarde”, “sempre”, “nunca”, entre outras.

O que é um advérbio de modo?

Advérbio de Modo: como o próprio nome diz, são as palavras que definem o modo da ação, ou seja, como ela ocorreu. Advérbio de Intensidade: são as palavras que conferem a intensidade da ação. Advérbio de Afirmação: são os advérbios que têm a função de afirmar.

Que classe gramatical?

As palavras "que" e "se" podem exercer inúmeros papéis em uma frase, como conjunção, pronome, partícula expletiva ou de realce etc. Que e Se podem exercer inúmeros papéis em uma frase! A palavra que em português pode ser: Interjeição: exprime espanto, admiração, surpresa.

São classe gramatical?

Significado de São

adjetivo Que se encontra em perfeito estado de saúde; sadio: homem são.

Qual é a classe gramatical da letra A?

Preposição. As preposições têm como função estabelecer relações de sentido entre os termos de uma oração. São exemplos dessa classe gramatical: “a”, “após”, “como”, “acima de” e inúmeras outras.

O que são pronomes relativos e exemplos?

Pronome relativo é uma classe de pronomes que substituem um termo da oração anterior e estabelece relação entre duas orações. Nós conhecemos o professor. O professor morreu. Nós conhecemos o professor que morreu.

Como saber qual é o pronome relativo?

Quando QUE é pronome relativo?
  1. substitui um substantivo, evitando a sua repetição;
  2. estabelece uma relação com o substantivo que substitui;
  3. aparece após o substantivo que substitui;
  4. pode ser substituído por o qual, a qual, os quais ou as quais.

O que é relativo exemplos?

O que é Relativo:

A palavra relativo ainda pode ser utilizada para transmitir a ideia de algo que não tem caráter único ou absoluto, ou seja, que possui uma relação de dependência com outra coisa. Exemplo: "Os cálculos devem ser feitos com base na velocidade relativa".

Quando não usar onde?

Assim, é inadequado usar a expressão onde para indicar algo que não seja um lugar, como uma ideia, uma situação, uma decisão, uma entrevista, um filme, uma época,… Nessas situações, onde deverá ser substituído por: em que, no qual, na qual, nas quais ou nos quais.

Como usar onde na redação?

O pronome relativo onde, segundo a norma culta, só pode ser usado quando se refere a lugares físicos, olhe o exemplo: A escola onde estudo será reformada. Ele é chamado de pronome porque é a palavra que se usa em lugar do nome, ou seja, nesse caso, o onde retoma seu antecedente, escola.

Como não usar onde?

Quando não usar “onde”

Substitua “onde” por em que/lugar em que e veja que não dá mais certo. Portanto, seu uso é errado. - Fez vários discursos, onde fica evidente sua vontade de se candidatar; - Quais são as disciplinas onde sua escola tirou nota dez?

Onde ou aonde você vai morar?

Utilizamos onde com verbos de permanência e aonde com verbos de movimento; estes exigem a preposição a, enquanto aqueles, a preposição em. De acordo com a regra, os verbos morar e estar indicam permanência. Portanto, as expressões corretas seriam "Onde você mora" e "Onde está você?"

Faz três dias ou fazem três dias?

Porém, quando o verbo “fazer” indica tempo decorrido ou temperatura, ele se torna invariável ou impessoal. Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular. Desse modo, o correto é dizer ou escrever “Faz cinco dias que não como carboidrato”, e não “Fazem cinco dias que não como carboidrato”.

Artigo anterior
Quem venceu o primeiro campeonato mundial dedicado exclusivamente a computadores?
Artigo seguinte
Quantos dias tem o mês de fevereiro?