Como ocorre o processo de prófase?

Perguntado por: Gustavo Alexandre Gomes Gonçalves Nascimento  |  Última atualização: 7. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (59 avaliações)

Prófase: inicia-se logo após a interfase, uma longa etapa na qual ocorrem aumento da célula, produção de organelas e a duplicação dos cromossomos. Na prófase, os cromossomos aumentam sua condensação, e o nucléolo, local onde os ribossomos são formados, desaparece.

Quais são as fases da prófase?

A Prófase meiótica I é subdividida em cinco (5) fases – Leptóteno, Zigóteno, Paquíteno, Diplóteno e Diacinese.

Quais as principais características da prófase?

Na mitose, a prófase caracteriza-se pela individualização dos cromossomos duplicados no interior do núcleo, pelo aparecimento do fuso mitótico e pela decomposição da membrana nuclear (carioteca) e é o início da mitose. Acontece duplicação dos centríolos e formação dos fusos e áster. É a etapa mais longa da mitose.

O que acontece na prófase 1?

→ Prófase I

A meiose I inicia-se com a prófase I, fase marcada pela condensação progressiva dos cromossomos, troca de material genético entre cromátides não irmãs, formação do fuso (feixe de microtúbulos), quebra do envoltório nuclear e início da migração dos cromossomos homólogos em direção à placa metafásica.

O que acontece durante a prófase da mitose?

Prófase: Nessa etapa, que é a mais longa da mitose, observa-se a condensação do DNA que foi duplicado no período da interfase. A membrana que envolve o núcleo desorganiza-se e forma vesículas que ficam no citoplasma até o final da mitose, momento em que o envoltório nuclear é reconstruído.

Mitose (resumo) - aprenda fácil as etapas da mitose

39 questões relacionadas encontradas

Em qual fase da prófase 1 ocorre o crossing over?

A chamada permutação cromossômica ou fenômeno crossing over diz respeito a uma troca entre as cromátides homólogas que ocorre de forma natural e recíproca. Esse tipo de translocação se dá durante a meiose I da divisão celular, na fase de prófase I, mais especificamente na subfase paquíteno.

Quais são as principais características da metáfase?

Fase da mitose que ocorre entre a prófase e a anáfase, com uma duração mais curta que a prófase. Os cromossomas atingem o máximo encurtamento no decorrer da metáfase. Forma-se o fuso mitótico, com algumas fibras que vão de polo a polo e outras que se ligam aos cromossomas pelos centrómeros.

Qual a principal característica da anáfase?

A anáfase é a fase na qual as cromátides irmãs dos cromossomos duplicados são separadas, puxadas através do encurtamento dos microtúbulos que estão ligados aos cinetócoros e da degradação das moléculas de tubulina que mantém as cromátides irmãs juntas.

Qual a sequência da subfase da prófase 1?

Questão 1. (Acafe-SC) A sequência das subfases da prófase I é: a) Leptóteno, diplóteno, paquíteno, zigóteno, diacinese.

O que é a prófase 2?

As células-filhas iniciam a primeira etapa, a prófase II. Nesse momento, os cromossomos se condensam e é formado o fuso. Os nucléolos e a membrana nuclear fragmentam-se novamente. Inicia-se a metáfase II, os cromossomos atingem seu maior grau de condensação.

Quais são as 4 etapas da mitose?

Durante essa etapa, a célula tem seu DNA duplicado e ocorre a produção de proteínas. Após a interfase, inicia-se a divisão celular. Didaticamente, costuma-se dividir a mitose em quatro fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase. Veja a seguir os principais eventos que ocorrem em cada fase.

O que acontece no zigóteno?

Zigóteno: os cromossomos homólogos se emparelham, alinhando-se em um fenômeno chamado sinapse cromossômica. Nesse processo, ocorre a formação de uma estrutura chamada complexo sinaptonêmico, que une intimamente os cromossomos neste emparelhamento.

Qual etapa da meiose é dividida didaticamente em Leptóteno zigóteno paquíteno Diploteno e diacinese a prófase IB prófase II c metáfase ID metáfase I IE telófase I?

Alternativa “d”. Leptóteno, zigoteno, paquiteno, diploteno e diacinese são fases da prófase I, ou seja, ocorrem apenas na meiose.

Qual etapa da meiose é dividida didaticamente em Leptóteno zigóteno paquíteno Diploteno e diacinese * 1 ponto?

A prófase I da meiose apresenta uma série de fenômenos que a torna bem diferente da prófase da mitose. Essa fase é subdividida em cinco etapas: leptóteno, zigóteno, paquíteno, diplóteno e diacinese, respectivamente.

O que caracteriza a anáfase?

A anáfase consiste na separação dos centrômeros, separando duas cromátides de cada cromossomo sendo, assim, denominados cromossomos-irmãos. Estes vão para os pólos opostos da célula, com a ajuda das fibras do fuso, uma vez que seus microtúbulos se encurtam.

Qual alternativa apresenta a principal característica da anáfase 2?

Alternativa “c”. Na anáfase II, as cromátides separam-se e migram em direção aos polos opostos da célula.

O que acontece na fase da anáfase?

Anáfase: as cromátides-irmãs migram para os pólos opostos das células devido ao encurtamento das fibras do fuso. 4. Telófase: termina a divisão do núcleo (cariocinese) e do citoplasma (citocinese). Os cromossomos voltam a se desespiralizar, a carioteca e os nucléolos reaparecem.

Qual é a função da metáfase?

Fase da divisão celular ideal para o estudo dos cromossomos pois, é a fase em que atingem o grau máximo de espiralização e estão alinhados na placa equatorial (região central da célula), prontos para se dividirem.

O que marca a metáfase?

A Metáfase (do grego μετά =depois e φάσις= estágio) é a fase mitótica em que os centrômeros dos cromossomas estão ligados às fibras ornitocóricas que provêm dos centríolos que se ligam aos microtúbulos do fuso mitótico. Os cromossomos atingem seu máximo encurtamento - os cromatídios tornam-se bem visíveis.

O que acontece na metáfase 1?

Metáfase I – decorre o pareamento dos cromossomos homólogos, organizando-se no plano equatorial da célula. Os centrômeros dos cromossomos homólogos se ligam às fibras que emergem de centríolos opostos, deste modo cada componente do par é puxado para direções opostas.

O que é crossing over em que fase ele ocorre?

O crossing-over ocorre durante a prófase I da meiose. Este processo se inicia com o pareamento dos cromossomos homólogos, seguido pela duplicação das cromátides. ... É importante ressaltar que o crossing-over ocorre apenas em uma das cromátides-irmãs que compõe cada cromossomo.

Como é o leptóteno da prófase I da meiose?

Como a prófase I é longa, há uma sequência de eventos que, para efeito de estudo, pode ser dividida nas seguintes etapas: Inicia-se a espiralação cromossômica. É a fase de leptóteno (leptós = fino), em que os filamentos cromossômicos são finos, pouco visíveis e já constituídos cada um por duas cromátides.

Quando ocorre a diacinese?

Diacinese (diá = através; kineses = movimento). Essa é a fase final, nela ocorre a finalização do afastamento das cromátides, os quiasmas parecem "escorregar" para as extremidades e a espiralização dos cromossomos aumenta.

O que acontece na fase da metáfase?

Metáfase. Os cromossomos se alinham na placa metafásica, sob a tensão do fuso mitótico. As duas cromátides irmãs de cada cromossomo são capturadas por microtúbulos de pólos oposto do fuso. Na metáfase, o fuso já capturou todos os cromossomos e os alinhou no meio da célula, que está pronta para a divisão.

Quais são as fases da mitose e suas características?

As etapas da mitose são prófase, prometáfase, metáfase, anáfase e telófase. Ao fim da telófase, observa-se a ocorrência da citocinese, ou seja, a divisão do citoplasma da célula, gerando duas células-filhas. Vale destacar que essas etapas variam de um autor para outro.

Artigo anterior
Quantos bem casados para 200 convidados?
Artigo seguinte
Quantos celulares podem trazer dos EUA?