O que é o concurso material benéfico?

Perguntado por: Beatriz Kelly Fonseca Pereira  |  Última atualização: 24. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (61 avaliações)

O denominado concurso material benéfico é uma solução para as situações em que a aplicação da pena no concurso formal próprio se revela prejudicial ao agente. ... Se aplicada a regra da exasperação, a pena do crime mais grave (homicídio, reclusão de 6 a 20 anos) será aumentada de 1/6 até a metade.

Em que consiste o concurso material benéfico de um exemplo de sua aplicação?

70, parágrafo único, do CP, denomina-se concurso material benéfico (ou cúmulo material benéfico). Exemplo: se o agente comete em concurso formal próprio um homicídio qualificado (CP, art. 121, §2º) e uma lesão corporal culposa (CP, art. 129, §6º), as penas deverão ser somadas.

Qual a diferença de concurso formal e material?

Quantidade de ações praticadas

Assim, se a pessoa praticou mais de uma ação e essas ações resultaram em mais de um crime, estamos diante do concurso material (art. 69, CP). Se, de outro modo, ele praticou uma só ação e dessa única ação resultou em mais de um crime, o concurso será formal (art. 70, CP).

Qual a diferença entre crime continuado e concurso material?

Portanto, identificando que houve a prática reiterada, as mesmas condições de tempo, ação e lugar, aplica-se a pena de um só crime se idêntico ou a mais grave se diferentes, aumentada a pena. O crime continuado nada mais é do que um concurso material de crimes, porém com regra de apelamento de concurso formal.

Como calcular concurso material?

De acordo com o artigo 69 do Código Penal, nos casos de concurso material, as penas de cada um dos crimes serão somadas. Para tanto, será realizada a dosimetria de cada um dos crimes, isoladamente (artigo 68 do Código Penal), e, após o sistema trifásico de cada uma das infrações penais, as penas serão somadas.

Concurso material benéfico

35 questões relacionadas encontradas

Como somar às penas em concurso material?

No Concurso Material, o agente deve ser punido pela soma das penas privativas de liberdade. É imprescindível que o juiz, ao somar as penas, individualize cada pena antes da soma. Exemplo: Três tentativas de homicídio em Concurso Material.

Como calcular concurso de crimes?

O cálculo deve ser feito da mesma forma como vimos no concurso formal próprio, ou seja, quanto mais crimes praticados, maior o aumento. Se o agente pratica duas infrações penais, aumenta-se em 1/6 (um sexto). Se pratica três, 1/5 (um quinto), e assim sucessivamente.

O que é o concurso material?

Ocorre o concurso material de crimes quando o agente pratica dois ou mais crimes distintos, mediante mais de uma ação, com fundamento no art. 69, do CP, razão pela qual as penas devem ser somadas."

O que é crime continuado exemplo?

No crime continuado, há diversas condutas que, separadas, constituem crimes autônomos, mas que são reunidas por uma ficção jurídica dentro dos parâmetros do art. ... No crime permanente há apenas uma conduta, que se prolonga no tempo. Exemplo: sequestro ou cárcere privado (art. 148 do CP).

O que é o cúmulo material?

(a) Sistema do cúmulo material: é a simples soma aritmética das penas dos respectivos crimes. O Juiz aplica a pena de cada uma das infrações isoladamente e então as soma, totalizando-se a pena final. Esse sistema é utilizado, no ordenamento jurídico brasileiro, para o concurso material (art.

Qual é a pena para concurso formal?

Segundo o concurso formal, a pena aplicada será a do crime de homicídio, aumentada de 1/6 (um sexto), o que totalizará uma sanção final de 07 (sete) anos. Todavia, se fosse aplicada a regra do concurso material (artigo 69do Código Penal), a pena total a ser aplicada seria de 06 (seis) anos e 03 (três) meses.

Qual a diferença entre Concurso formal próprio e concurso formal impróprio?

O concurso formal também poderá ser classificado como próprio (perfeito) ou impróprio (imperfeito). No formal próprio, aplica-se a pena de um dos crimes, aumentada de um 1/6 a 1/2. Já no formal impróprio, as penas serão aplicadas cumulativamente (serão somadas), assim como no concurso material.

Qual das situações abaixo se refere a um concurso material?

Ocorre quando o autor da infração pratica duas ou mais condutas, comissivas ou omissivas, resultando no cometimento de dois ou mais crimes. Pode ser homogêneo, quando se trata de crimes idênticos, ou heterogêneo, caso ocorram delitos diferentes.

Como funciona o concurso formal?

Já de acordo com o artigo 70 do Código Penal, o concurso formal ocorre: Quando o agente, mediante uma só ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes, idênticos ou não, aplica-se-lhe a mais grave das penas cabíveis ou, se iguais, somente uma delas, mas aumentada, em qualquer caso, de um sexto até metade.

Quais são os tipos de participação no concurso de crimes?

A participação em crimes pode se apresentar de várias maneiras como: induzimento, instigação, organização, cumplicidade, etc. O atual Código Penal não tem estabelecido quais são as espécies de participação, porém a doutrina de um modo geral tem considerado duas espécies de participação: a instigação e cumplicidade.

O que é crime formal e material?

Crime material: é aquele que prevê um resultado naturalístico como necessário para sua consumação. São exemplos o delito de aborto e o crime de dano. Há quem o chame de crime de resultado. Crime formal: é aquele que descreve um resultado naturalístico, cuja ocorrência é prescindível para a consumação do delito.

Quais as espécies de crime continuado?

Há duas espécies de crimes continuados: os comuns (art. 71 do Código Penal) e os específicos (o parágrafo único daquele artigo). Os comuns são aqueles que não envolvem violência ou grave ameaça. ... Já os crimes continuados específicos são aqueles que envolvem violência ou grave ameaça.

Quais são os requisitos do crime continuado?

71 do Código Penal, há o crime continuado “quando o agente, mediante mais de uma ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes da mesma espécie e, pelas condições de tempo, lugar, maneira de execução e outras semelhantes, devem os subsequentes ser havidos como continuação do primeiro”.

Quais são os crimes permanentes e continuados?

O crime permanente é aquele cuja consumação se protrai (ou prolonga) no tempo. Já o crime continuado, repita-se, são vários delitos, porém ligados um ao outro devido a condições de tempo, lugar, maneira de execução e outras semelhantes, de forma que os subseqüentes devem ser havidos como continuação do primeiro.

O que é um crime preterdoloso?

"O crime preterdoloso ou preterintencional é aquele no qual coexistem os dois elementos subjetivos: dolo na conduta antecedente e culpa na conduta consequente. Existe um crime inicial doloso e um resultado final culposo. Na conduta antecedente, o elemento subjetivo é o dolo, uma vez que o agente quis o resultado.

O que é o aberratio criminis?

"O resultado diverso do pretendido, conhecido como aberratio criminis ou aberratio delicti, espécie de crime aberrante, também ocorre no mecanismo de ação, na fase de execução do delito, quando o agente, pretendendo atingir um bem jurídico, atinge outro diverso.

Como se classifica o concurso de agentes?

Na doutrina, tem-se definido o concurso de agentes como a reunião de duas ou mais pessoas, de forma consciente e voluntária, concorrendo ou colaborando para o cometimento de certa infração penal.

Quanto ao concurso de crimes no concurso real?

Ocorre concurso de crimes quando o agente com uma ou mais condutas comete mais de um crime. O concurso materialou real de crimes possui como requisitos a pluralidade de condutas e a pluralidade de crimes (pluralidade de ofensas a bens jurídicos). Há duas espécies de concurso material de crimes.

Como se faz o cálculo da pena?

1º) Fase da PENA BASE: Definição da PENA INICIAL (Qualificadoras/Privilégios) + Circunstâncias Judiciais. 2º) Fase da PENA PROVISÓRIA: PENA BASE + Análise de Atenuantes + Agravantes. 3º) Fase da PENA DEFINITIVA: PENA PROVISÓRIA + Causas de Aumento de Pena + Diminuição da Pena.

Quando as penas são somadas?

Quando houver condenação por mais de um crime, no mesmo processo ou em processos distintos, a determinação do regime de cumprimento será feita pelo resultado da soma ou unificação das penas, observada, quando for o caso, a detração ou remição. ... Nesses casos, como é evidente, as penas são somadas.

Artigo anterior
Quais os fatores repulsivos do êxodo rural?
Artigo seguinte
O que é peculato de uso?