Como ocorre o alívio térmico de tensões?

Perguntado por: Isabel Sara Miranda Faria Melo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (62 avaliações)

O tratamento térmico de alívio de tensões consiste no aquecimento uniforme e controlado de um aço, soldado ou submetido a qualquer processo que gere tensões residuais, a uma temperatura adequada (inferior à temperatura crítica) por um tempo suficiente, seguido por resfriamento, também uniforme e controlado, de modo a ...

Como é feito o alívio de tensão?

O alívio de tensões consiste em um procedimento que tem como principal função a obtenção de uma espécie de “rearranjo” em discrepâncias causadas por processos em que o aço tenha sido utilizado anteriormente.

O que é um alívio de tensão?

O tratamento térmico de alívio de tensões visa reduzir o nível de tensões residuais, principalmente após uma usinagem com grande remoção de material, soldagem ou processo de usinagem através de processo de eletroerosão.

Como fazer alívio de tensão em solda?

Para realizar o Alívio de tensão em solda de forma mais eficiente, é sempre recomendado contar com ambientes que possuam uma atmosfera controlada, o que proporciona uma menor chance de interferências externas no processo térmico utilizado para a realização desse processo.

Quando fazer alívio de tensão em solda?

O método do alívio de tensão pós-soldagem localizado pode ser aplicado quando: – A estrutura soldada for maior que o forno de recozimento existente; – A peça é inviável para transporte até o local da obra ou montagem.

Tratamento Térmico - Alívio de tensões, normalização e recozimento

17 questões relacionadas encontradas

Quando é recomendável o tratamento térmico de alívio de tensão em peças de ligas ferrosas?

Recomenda-se, assim, que as peças sejam resfriadas no forno de aquecimento até a temperatura atingir 290°C , quando, então, podem ser resfriadas ao ar. Com peças de forma complexa, é recomendável que o resfriamento no interior do forno seja feito até a temperatura atingir 90°C (322).

Quais são os principais tratamentos de alívio de tensão usados em peças usinadas ou soldadas?

Os principais Tratamentos Térmicos, ilustrado na Figura 1.1, associados às operações de soldagem são: - Recozimento; - Normalização; - Têmpera; - Revenimento; - Solubilização; - Alivio de Tensões; - pré-aquecimento; - Pós-aquecimento.

Como evitar tensões residuais?

3. Como se reduz o nível de ten- sões residuais na soldagem ? Principalmente através da aplicação de pré-aquecimen- to, que reduz a velocidade de resfriamento e facilita a acomodação das tensões.

O que são tensões residuais na solda?

Tensões residuais são aquelas presentes num material ou componente estrutural, na ausência de cargas externas ou variações de temperatura. Tensões residuais são introduzidas no material como resultado de processos como soldagem que podem produzir deformação nas proximidades da superfície do material.

Como tratamentos mecânicos podem reduzir o nível das tensões residuais?

Existem métodos mecânicos e térmicos para reduzir ou aliviar as tensões residuais. Os processos mecânicos mais usuais são o martelamento e vibração. Já os térmicos são o alívios de tensões, o recozimento a altas temperaturas e o alívio de tensões a baixas temperaturas, conhecido como envelhecimento.

Qual a importância do alívio de tensões?

Conhecendo os benefícios do procedimento

E, com o tratamento térmico para alívio de tensão, há um outro benefício, que além de tornar a peça mais maleável, ainda é possível aumentar sua resistência à fadiga e à corrosão. E, outro ponto que vale destaque é que reduz significativamente as possibilidades de empenar.

Como você pode aliviar as tensões internas?

Resumidamente, um procedimento de alívio de tensões prevê:
  1. Aquecimento uniforme e lento da peça à temperatura apropriada;
  2. Manutenção nesta temperatura por um determinado tempo (denominado tempo de patamar ou de encharque);
  3. Resfriamento uniforme (e lento) de modo a impedir a introdução de novas tensões.

O que é tensão no aço?

Quando uma barra de aço é submetida a um esforço axial de tração (N), ela fica sujeita a uma tensão (σ), que é a razão entre a força (N) e a área da seção transversal da peça.

Quais são os tipos de tratamento térmico?

Dentre os principais tipos de tratamentos térmicos em metais, temos os seguintes:
  • Recozimento.
  • Alívio de Tensões.
  • Normalização.
  • Têmpera e Revenimento.
  • Cementação.
  • Nitretação.

O que é tratamento térmico de normalização?

O tratamento térmico normalização consiste em um processo de tratamento térmico que tem como objetivo homogeneizar e refinar a granulação da microestrutura do aço.

O que é recozimento Subcritico?

RECOZIMENTO SUBCRÍTICO

É usado para recuperar a ductilidade do aço trabalhado a frio (encruado). O recozimento subcrítico é realizado antes de novas deformações nos produtos que sofreram deformação a frio. Normalmente, o aquecimento do aço carbono na faixa de 595 a 675°C, seguido de resfriamento ao ar, é suficiente.

Por que há a formação de tensões residuais em peças fundidas?

No processo de fundição, a superfície, por ser a região de resfiiamento mais rápido, ficará com tensões compressivas enquanto que o núcleo, de resfriamento mais lento, com tensões residuais trativas.

O que são as tensões internas?

As tensões internas da estrutura do aço decorrem de várias causas. Durante o processo de solidificação, a região da superfície do aço se resfria com velocidade diferente da região do núcleo. Essa diferença dá origem a grãos com formas também diferentes entre si, o que provoca tensões na estrutura do aço.

Como é feita a normalização?

O processo de Normalização é feito em duas partes, o aquecimento que o tempo depende da espessura da peça em atmosfera controlada e resfriamento ao ar. É feito o aquecimento (austenização) a mais ou menos 900°C e o resfriamento é até 600°C.

O que são tensões superficiais residuais?

Por definição, tensões residuais são as tensões elásticas existentes em um corpo sem a existência de carregamentos externos ou gradientes de temperatura. Todo sistema de tensões residuais está em equilíbrio e o somatório das forças resultantes e dos momentos produzidos é zero.

O que são tensões superficiais residuais como elas se originam e quais as principais técnicas para identificar a presença de tensões residuais?

Sob o ponto de vista do comportamento mecânico dos materiais pode-se dizer que “as tensões residuais aparecem como uma resposta elástica do material a uma distribuição não homogênea de deformações não elásticas, tais como deformações plásticas, precipitações, transformação de fase, deformação devido à expansão térmica, ...

O que é soldabilidade?

Qualidade do que é soldável ou se pode soldar (ex.: este aço tem boa soldabilidade).

Quais os tipos de tratamento térmico em junta soldada?

Tratamento Térmico em Juntas Soldadas
  • Recozimento;
  • Normalização;
  • Têmpera;
  • Revenimento;
  • Solubilização;
  • Alivio de Tensões;
  • Pré-aquecimento;
  • Pós-aquecimento.

Qual tipo de tratamento térmico adequado para obter um alívio das tensões internas geradas pelo processo de fabricação de um aço justifique?

O revenido é o tratamento térmico que normalmente sempre acompanha a têmpera, pois elimina a maioria dos inconvenientes produzidos por esta; além de aliviar o remover as tensões internas, corrige as excessivas dureza e fragilidade do material, aumentando sua ductibilidade e resistência ao choque.

O que é o tratamento térmico de recozimento?

O recozimento tratamento térmico é um processo que, como os demais tratamentos tem por objetivo alterar propriedades físicas de um material. O recozimento tratamento térmico elimina todas as características obtidas por uma peça em outros procedimentos, o que proporciona mais capacidade de usinagem e conformabilidade.

Artigo anterior
Qual a origem do rio Amazonas?
Artigo seguinte
Quais as causas de anomalias congênitas da cabeça?