Quando tiver ou quando estiver?

Perguntado por: Eduarda Soraia Araújo Matias Vieira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (59 avaliações)

Referem-se, contudo, a verbos diferentes. Tiver é uma forma conjugada do verbo ter. Estiver é uma forma conjugada do verbo estar. O futuro do subjuntivo se refere a um fato que poderá ocorrer no futuro.

O que significa a palavra tiver?

Significado de Tiver

substantivo deverbal Ação do verbo ter; ação de receber ou de passar a possuir alguma coisa: quem tiver uma grande ideia receberá o prêmio; o pai lhe ajudará quando tiver dinheiro. Não confundir com: estiver. Etimologia (origem da palavra tiver). Forma Der. de ter.

O que significa a palavra estiver?

Significado de Estiver

substantivo deverbal Ação do verbo estar; ato de possuir ou de expressar certo estado temporário; permanecer em determinada circunstância por certo tempo: se eu estiver cansado, não me acorde; quando ela estiver pronta, sairemos. Não confundir com: tiver. Etimologia (origem da palavra estiver).

Onde estiver Está certo?

Alternativa “b”. Nesse período, o verbo “estar” não exige preposição. Portanto, o correto, segundo a norma-padrão, é “onde você estiver”, ou seja, o lugar em que “você estiver”.

Como usar onde?

Onde: Indica o lugar em que algo ou alguém está. Emprega-se “onde” com verbos que indicam permanência, ou seja, ausência de movimento. Por exemplo: “Conheço o lugar onde você o encontrou”.

Dica 127: Tiver e Estiver

33 questões relacionadas encontradas

É mau ou mal?

“Mau” é sempre um adjetivo usado para descrever algo ou alguém de forma negativa. “Mal”, por sua vez, pode ser um advérbio de modo, um substantivo ou uma conjunção. Como advérbio, a palavra indica que algo não foi bem feito. Na forma de substantivo, refere-se à doença, tristeza ou problemas.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Quem poder ou quem puder?

As duas formas são corretas. Puder é a forma do futuro do conjuntivo do verbo irregular poder e pronuncia-se com e aberto: - Irei de férias quando puder.

Como substituir a palavra tiver?

1 possuir, houver, dispuser, reunir, gozar, contar, usufruir, desfrutar, fruir.

Tem sinônimo de possuir?

2 guardar, deter, reter, conservar, trazer, portar, manter. Exemplo: Possuir as chaves dos escritórios é uma tarefa de grande responsabilidade. Ter em si: 3 conter, compreender, encerrar, apresentar, contar com, abranger, englobar.

Tiveram filhos sinônimo?

Geraram: 3 geraram, conceberam, procriaram, pariram, originaram, produziram, criaram. Contraíram: 4 contraíram, pegaram, apanharam, ficaram, contagiaram-se, contaminaram-se, adquiriram.

Quando usar estivermos?

Estivermos vem do verbo estar. O mesmo que: existirmos, permanecermos, ficarmos, supusermos, houvermos, habitarmos, residirmos, condissermos, custarmos.

É certo falar tive?

Tive vem do verbo ter. O mesmo que: experienciei, efetuei, defini, trouxe, ocupei, apresentei, houve, julguei, conservei.

Pode de poder?

Pode está conjugado no presente: Agora ele pode sair. Pôde está conjugado no passado: Ontem ele pôde sair. Poder significa ter capacidade, direito, autoridade, sendo sinônimo de conseguir, controlar, aguentar, suportar e tolerar, entre outros.

Quem puder ajudar frase?

Deus abençoe.

Como se escreve poder?

Poder é a forma do verbo no infinitivo impessoal: eu não vou poder; ele não vai poder; para poder.
...
Poder ou puder
  1. quando eu puder;
  2. se você puder;
  3. quem puder;
  4. assim que puder.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Qual é a diferença de porque é por quê?

No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.

Como usar o porquê?

Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.

Como não confundir mau e mal?

Dica: Mal x Mau

Para não confundir os dois vocábulos, a dica é trocar pelo termo contrário (antônimo): Mal é o contrário de “bem” – Ex.: Ana estava passando mal./Ana estava passando bem. Mau é o contrário de “bom” – Ex.: O vilão do filme era mau./O herói do filme era bom. A maior sala de aula direto da sua casa!

Não seria nada mau ou mal?

As duas frases estão correctas e têm um sentido muito próximo. A maneira de as distinguir, já que mal e mau se pronunciam da mesma maneira no Brasil, é a seguinte: enquanto mal é advérbio e tem por antónimo bem, mau é adjectivo e antónimo de bom.

É correto usar a palavra tive?

"Tive" encontra-se no pretérito perfeito simples do indicativo (terceira pessoa do singular, voz activa) e exprime uma acção que se localiza em certo momento do passado; "tinha" encontra-se no pretérito imperfeito do indicativo (terceira pessoa do singular, voz activa) e refere-se a um facto passado, mas não concluído, ...

Qual palavra posso substituir por Tive?

2 trouxe, levei, portei, carreguei, acompanhei-me. Exemplo: Eu tive sempre linha e agulha na bolsa quando era costureira. Contive ou fui composto por: 3 contive, abrangi, compreendi, apresentei, compus-me, constituí-me, comportei, encerrei, constei.

Qual a diferença entre teve e tinha?

Com de, além da obrigação (moral ou não), teve aponta para um estudo realizado, e tinha dá na mesma as duas possibilidades (ter estudado ou não, sem qualquer indicação do quê, com ambas as formas verbais).

Qual o certo estivemos ou tivemos?

As duas formas – tivemos e estivemos – existem na Língua Portuguesa. Ou seja, ambas as flexões estão corretas, devendo, no entanto, ser usadas em diferentes situações. Tivemos é referente ao verbo ter – primeira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo do verbo. Tivemos de juntar muito dinheiro.

Artigo anterior
Como usar calcita ótica?
Artigo seguinte
É possível emagrecer com funcional?