Como saber se é verbo transitivo direto?

Perguntado por: Renata Margarida Moreira Loureiro Marques  |  Última atualização: 24. Juni 2024
Pontuação: 4.2/5 (35 avaliações)

Verbo transitivo direto é aquele cujo complemento verbal não apresenta uma preposição, como: “beber”, “ler”, “usar” etc. Já o complemento do verbo transitivo indireto possui preposição. O verbo também pode ser bitransitivo, isto é, transitivo direto e indireto ao mesmo tempo, como “dar”, “oferecer” etc.

Como identificar um verbo transitivo direto?

Os verbos transitivos diretos exigem algum complemento para terem sentido completo. Esse complemento, por sua vez, não deve ser introduzido por nenhuma preposição. Os verbos transitivos diretos não são seguidos de preposição.

Como saber se o verbo é Vtd ou VTDI?

O verbo transitivo direto liga-se diretamente ao seu objeto. O verbo transitivo indireto liga-se ao objeto por meio de preposição. O verbo transitivo direto e indireto tem dois objetos: liga-se a um deles diretamente e ao outro por meio de preposição.

Como identificar verbo transitivo direto e indireto exemplos?

Assim, a classificação verbal deverá ser sempre feita mediante o contexto em que ocorre o verbo.
  1. Verbo pagar como transitivo direto: Eu paguei a conta.
  2. Verbo pagar como transitivo indireto: Eu paguei ao funcionário.
  3. Verbo pagar como transitivo direto e indireto: Eu paguei a conta ao funcionário.

Como identificar um verbo transitivo indireto?

O verbo é transitivo indireto quando o complemento está ligado ao verbo de forma indireta. Neste caso, o uso da preposição é obrigatória. São aqueles que necessitam de um objeto indireto para dar sentido a uma frase. Sem o objeto indireto ela fica incompleta.

📌Verbo transitivo direto [Prof. Alda]

33 questões relacionadas encontradas

Quando é que o verbo é intransitivo?

Verbos intransitivos são aqueles que não precisam de complemento, já que o significado da ação verbal é completo sozinho. O verbo intransitivo é, por si só, o próprio predicado da oração, já que não precisa de nenhum elemento ou complemento. Veja: Eu dormi.

Foi é verbo transitivo direto ou indireto?

O verbo ir, atuando como verbo transitivo indireto, necessita de um objeto indireto para completar o seu sentido.

O que é Regência exemplos?

Ela ocorre quando um verbo no enunciado tem complementos, que podem ou não ser ligados por meio de preposição. Observe este caso: “Eu preciso de ajuda.” A regência do verbo “precisar” pede o uso da preposição “de”: “precisar de”.

Qual é o objeto direto?

O objeto direto é um complemento verbal e na maioria das vezes ele não está acompanhado por preposição. Assim como o objeto indireto, o objeto direto é um termo integrante da oração que completa o sentido dos verbos transitivos, o qual sozinho não consegue transmitir uma mensagem com sentido completo.

Como se divide o verbo transitivo?

Classificação dos verbos transitivos

Os verbos transitivos podem ser classificados de acordo com o tipo de complemento verbal de que eles necessitam. Esse tipo de verbo pode ser classificado como transitivo direto ou como transitivo indireto.

Sou é um verbo intransitivo?

Os verbos ser e estar são sempre intransitivos. Para compreendermos esta intrasitividade, é preciso termos a noção do que é isso de verbo transitivo e de verbo intransitivo. Suponhamos a seguinte frase: O João deu o bolo à Maria.

O que é verbo intransitivo Cite 5 Exemplos?

Ouça este artigo: O verbo intransitivo é aquele que não necessita de nenhum complemento na oração para que seu sentido seja completo. São exemplos: morrer, acordar, nascer, nadar, cair, mergulhar, correr.

Qual é a regência do verbo casar?

Casar(-se) é verbo transitivo direto, transitivo direto pronominal, transitivo indireto ou intransitivo. um objeto sem preposição obrigatória (objeto direto ou objeto direto preposicionado). A demora ansiava o paciente.

Como saber se é OD ou OI?

Um se liga diretamente ao verbo (cartas), cumprindo função sintática de objeto direto (OD). O outro é regido por preposição (aos pais), assumindo o papel de objeto indireto (OI).

Como achar o objeto direto na frase?

Embora o objeto direto apareça na oração sem ser precedido por uma preposição, há algumas situações em que isso pode acontecer. O objeto direto pode vir precedido da preposição a quando o verbo expressa sentimentos e o objeto direto se refere: a um pronome oblíquo tônico: Ele ama a mim.

E é um verbo de ligação?

Verbo de ligação é o verbo que expressa um estado permanente, transitório ou aparente. Ele também pode apontar uma mudança ou continuação de estado. O termo que indica o estado ou a qualidade do sujeito é chamado de predicativo do sujeito.

Como identificar verbo intransitivo direto e indireto?

Portanto, de maneira resumida, o verbo transitivo direto exige um objeto direto, isto é, exige um completo não preposicionado. Já o verbo transitivo indireto demanda um objeto indireto, o que nos mostra que o seu complemento deve ser antecedido por uma preposição.

Qual é o verbo transitivo direto?

O verbo transitivo direto é aquele que precisa de complemento para ter sentido completo no enunciado, mas não pode ser ligado a esse complemento por preposição. Os verbos transitivos podem ser diretos, indiretos ou diretos e indiretos.

Qual frase apresenta um verbo transitivo indireto?

Diferentemente dos transitivos diretos, os transitivos indiretos exigem preposição. Esse complemento recebe o nome de objeto indireto. Exemplo: Acredito na sua boa vontade.

Artigo anterior
Quais são os principais derivados do petróleo?
Artigo seguinte
O que a urina do coelho transmite?