Como o surdo aprende a escrever?

Perguntado por: Mafalda Neto de Amaral  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (66 avaliações)

Sua leitura de mundo é feita através de experiências visuais e concretizadas em sua língua natural. No aprendizado da leitura e escrita é necessário ir do mundo para o texto, dos conhecimentos concretizados na língua de sinais e que deverão ser traduzidos para o português.

Como os deficientes auditivos escrevem?

O texto do surdo

Sua primeira língua é a Língua Brasileira de Sinais – Libras, uma língua que acontece no espaço e no seu campo visual, que ainda não tem grafia amplamente reconhecida e cuja estrutura frasal em muito diverge do português.

Como ensinar um aluno surdo a ler e escrever?

Se o aluno surdo ainda não for capaz de escrever um texto, faça com que ele contribua para as atividades escrevendo listas ou frases sobre o tema abordado. Produções coletivas ou em pequenos grupos também ajudam o aluno a se expressar melhor pela escrita.

Como o aluno surdo aprende?

A criança surda aprende através da percepção visual, a visão lhes proporciona a aprendizagem, já o ouvinte escuta e reproduz através da fala. Nesse contexto, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Lei n.

Como deve ser a alfabetização de surdos?

A criança surda precisa aprender duas línguas para se alfabetizar, primeiramente, precisa aprender sua língua natural: língua de sinais, e aprender a língua portuguesa na modalidade escrita, para poder interagir e se incluir no mundo letrado.

Alfabetização de surdos

33 questões relacionadas encontradas

Como é feita a alfabetização em Libras?

O método para se alfabetizar em libras é a memorização. A alfabetização através da memorização ocorre porque a professora capacitada mostra a figura e mostra o sinal, dessa forma o aluno irá aprendendo através da memorização todos os sinais.

Qual é a estratégia pedagógica adequada para o desenvolvimento do aluno como surdo?

A educação bilíngue seria um modelo de ensino, que mais se aproximaria do respeito ao sujeito surdo em sua identidade e cultura, além de proporcionar um aprendizado real e significativo para este público, quanto para pessoas ouvintes que desejassem conhecer e aprender a LIBRAS.

Quais as dificuldades dos surdos na educação?

Atualmente percebe-se um grande impasse por parte da criança surda ao ingressar na escola, principalmente no processo inicial decorrente de diversos fatores como: limitações pessoais, o conhecimento parcial da língua pela qual se comunica (LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais), o preparo não adequado dos professores e ...

Como leem os surdos?

Sua leitura de mundo é feita através de experiências visuais e concretizadas em sua língua natural. No aprendizado da leitura e escrita é necessário ir do mundo para o texto, dos conhecimentos concretizados na língua de sinais e que deverão ser traduzidos para o português.

Como atender a um aluno surdo na sala de aula?

- Ao chamar atenção do aluno, utilizar gestos convencionais; - Colocar o aluno surdo nas primeiras carteiras, longe de janelas e portas, para não se distrair; - Utilizar todos os recursos que facilitem sua compreensão (dramatização, mímicas e materiais visuais);

Quem é surdo sabe escrever?

Ao menos para grande parte dos surdos. Apesar de não ser de conhecimento geral, pessoas com deficiência auditiva não sabem, necessariamente, ler e escrever na Língua Portuguesa. Idiomas oficiais do Brasil, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e o Português são duas línguas diferentes.

Como é que os surdos pensam?

Depende do grau de surdez. Quem apresenta algum nível de audição e estabeleceu a língua portuguesa como seu código de comunicação vai pensar em português. Já quem nasceu 100% surdo, mas foi educado com a língua de sinais, irá pensar com os gestos feitos para emitir cada mensagem.

Quem é mudo ouve?

A maioria das pessoas supõe que os surdos também são mudos (surdo-mudo) pelo fato de não ouvirem. De fato, aprendemos a falar ouvindo as palavras ao nosso redor, porém, a expressão “mudo” tem outro sentido.

Quais os desafios para educação de surdos no Brasil?

Na perspectiva dos sujeitos entrevistados, os principais desafios para a formação educacional de pessoas surdas no Brasil são: a inclusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como disciplina curricular obrigatória na educação básica; a formação docente; a inclusão social e laboral dos surdos e o despreparo ...

Quais as principais dificuldades dos surdos?

Na maioria dos estudos analisados, evidenciou-se que as dificuldades enfrentadas pelas pessoas surdas quando buscam atendimento em saúde são ligadas à comunicação, bem como desconhecimento de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) por grande parte dos profissionais de saúde.

Quais são as maiores dificuldades enfrentadas pelo docente em relação à educação do aluno surdo?

Os docentes foram indagados sobre quais são os maiores desafios ao receberem um aluno surdo em sala de aula: A inclusão de um modo geral. Fazer com que ele se sinta acolhido (DOC1). Compreender as particularidades e ser empático para atender e preocupar- se de forma igualitária com suas necessidades.

Quais práticas pedagógicas e sociais são importantes para a inclusão e Desenvolvimento do surdo?

Para promover a inclusão na escola, no caso da deficiência auditiva, a primeira atitude é solicitar um intérprete de LIBRAS, e materiais necessários para que o surdo possa desenvolver habilidades de leitura e escrita, pois qualquer escola que tiver alunos com deficiência auditiva nas classes regulares tem o direito a ...

Que ações podem ser desenvolvidas pela escola para atender de forma integral os alunos surdos?

– solicitar ajuda da escola especial, sempre que for necessário; – procurar obter informações atualizadas sobre educação de surdos; – utilizar, se for necessário, os serviços de intérpretes; – e, principalmente, acreditar de fato nas potencialidade do aluno, observando seu crescimento.

O que é a pedagogia do surdo?

A pedagogia surda é baseada no ensino pedagógico-didático em que no desenvolvimento da educação inclusiva dos discentes surdos. A pedagogia, além de esta no processo de pesquisa, também contribui na construção de uma identidade coletiva no ambiente educacional.

O que é alfabetização de surdos?

Sem desenvolver o conhecimento da língua materna, os gestos realizados pelo intérprete não passam de mais códigos sem sentido para a criança surda, assim como são as palavras e os números. Além disso, o método de alfabetização adotado em muitas escolas é o fônico, apoiado nos sons das letras.

Qual a importância da Libras no processo da inclusão e alfabetização do aluno surdo?

No processo de alfabetização do surdo, é fundamental que a Libras seja inserida paralela ao ato de escrever, pois, quanto mais precoce for o aprendizado da Libras, maior será sua contribuição no processo de construção da escrita, que seria sua segunda língua.

É possível ser mudo e não ser surdo?

Pessoa Muda é aquela que não faz uso do seu aparelho fonador (conjunto de órgãos e estruturas que produzem os sons de nossa fala) para fala ou qualquer outra manifestação vocal. O ponto é que a “Mudez" não está relacionada com a "surdez". São minoria os surdos que também são Mudos.

É errado falar mudo?

Mudo: Se refere à pessoa que não fala ou perdeu a capacidade de falar, que não emite sons. Mudinho: Diminutivo da palavra “mudo”, mas soa pejorativa, não acha? Surdo: Se refere à pessoa que não ouve ou ouve pouco. Surdo-Mudo: São duas deficiências distintas.

Como se comunicam os mudos?

As pessoas que apresentam essa deficiência geralmente se comunicam através de gestos, numa linguagem própria, feita através de sinais. Essa linguagem recebe a nomenclatura de Língua Brasileira de Sinais, mais conhecida como LIBRAS.

Artigo anterior
Onde dói cólica intestinal?
Artigo seguinte
Quais são todas as abordagens da psicologia?